sexta-feira, 25 de maio de 2012

SEIS CHAVES PARA VITÓRIA.



E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre.
Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra  e não negaste o meu nome (Ap.3.7,8).

Todos nós queremos a vitória, a palavra derrota, não soa bem aos nossos ouvidos. Vivemos em um mundo de competição; e neste mundo ninguém quer perder, todos desejam ganhar, todos querem  subir ao pódio, e isto é normal, é natural do ser humano. Porém os maiores vencedores são aqueles que estão em Cristo. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos ele diz: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... E mais: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Rm.8.1,35-37). Os vencedores são aqueles que estão do lado daquele que nunca perdeu.

AS   CHAVES  PARA  NOSSA  VITÓRIA.

A palavra chave na bíblia significa autoridade, domínio, poder. Quando a bíblia diz que JESUS tem as chaves da morte e do inferno; isto significa dizer, que ele tem o domínio sobre a morte e poder  sobre o inferno, (Ap.1.18). E diz mais: Aquele que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha,  e fecha, e ninguém abre (Ap.3.7). Só Ele  tem a chave para nossa vitória.

1. A  FÉ.

Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé (1Jo. 5.4). Sem fé é impossível agradar a Deus ( Hb.11.6). A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem (Hb.11.1). A fé é o combustível espiritual na vida do crente. Há uma poesia de um hino que diz: Se você perdeu tudo nesta vida, menos a fé; você não perdeu nada. A fé, podemos dizer: É a chave que abre todas as portas. E preciso acreditar e ir à luta, confiando sempre em JESUS; que o autor e consumador da nossa fé (Hb.12.2). Não desista, insista, persista, e Deus vai honrar a sua fé e coroar a sua vida com a vitória.

2. A  PALAVRA DE  DEUS.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb.4.12).
A palavra de Deus é uma arma poderosa para nos proporcionar conquistas e vitórias; com esta palavra nós estaremos certos, que as correntes e os grilhões serão quebrados, as portas fechadas se abrirão, e a vitória será estabelecida. Sem a palavra de Deus, nós estaremos desprovidos de munição para a batalha. A bíblia diz, que ela é a espada que o Espírito Santo usa para nos conceder a vitória. Diz o texto sagrado: Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef.6.17). JESUS nos deu o exemplo quando enfrentou o diabo, e venceu; pela palavra de Deus (Mt.4.1-11).
O apóstolo Paulo recomendou a Timóteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2Tm.2.15). Manejar bem a palavra da verdade, é uma virtude de quem ler, de quem busca o conhecimento, de quem deseja ardentemente a palavra de Deus e procura vivê-la. Essa chave tem poder para abrir todas as portas e nos trazer a vitória, em nome de JESUS.

3. A  ORAÇÃO.

Orando em todo tempo, com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos (Ef.6.18).
A oração e a palavra de Deus, é alimento para nos fortalecer.
Assim como o nosso corpo precisa do alimento cotidiano, para se fortalecer e se manter de pé; o nosso espírito também precisa do alimento espiritual, para se fortalecer. O apóstolo Pedro recomenda: Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo (2Pe.3.18).
Orar nunca é demais, oração é sinônimo de vitória. Um certo escritor disse: A oração é a respiração da alma. É impossível o crente que tem comunhão com Deus, viver sem orar. JESUS venceu através da oração; os grandes homens de Deus também venceram através da oração.
A oração é como uma arma poderosa para vencer toda a força do mal. Nos relata a história, que a rainha da Inglaterra declarou: Eu tenho mais temor de um crente de joelhos, do que os misses da União Soviética e dos Estados Unidos apontados para Inglaterra. Se o poder da oração não resolver, nada mais resolve. A bíblia diz: A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg.5.16a). Essa é mais uma chave para nossa vitória.

4. O  ESPÍRITO  SANTO.

A palavra de Deus nos diz: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc.4.6b).
O Espírito Santo é a força espiritual da igreja; a igreja é o único exército que marcha triunfante sem depender de nenhum armamento bélico, nem do poder econômico, nem político ou da força física. Desde a sua inauguração, no dia de pentecostes, a igreja  vem triunfante e vencedora, e continua até os dias atuais. Nada, nem ninguém conseguirá parar ou destruir a igreja de JESUS. A palavra de Deus nos ensina, que devemos: Viver no Espírito, andar no Espírito, orar no Espírito, cantar no Espírito, pregar no Espírito, se fortalecer no Espírito, se alegrar no Espírito, tomar  a espada do Espírito e vencer pelo poder de Deus. A grande dádiva que JESUS deu à igreja  foi o poder do Espírito Santo. Ele disse: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me -eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra (At.1.8). Portanto, o nosso Consolador, o Espírito Santo; é a chave da nossa vitória.

5. O  SANGUE  DE  JESUS.

E eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à  morte (Ap.12.11).
O sangue de JESUS é a nossa cobertura espiritual. O sangue de JESUS é o selo de segurança dos que pertencem a Deus. O sangue de JESUS é o preço incalculável que garante a nossa entrada no céu. Satanás não respeita o nome de nenhuma denominação evangélica; não teme a nenhum grande pregador, nem se intimida com os  nossos  status: Religioso, teológico, financeiro ou social. Mas, o sangue de JESUS em nossas vidas, causa-lhe desespero e aflição. A palavra de Deus nos diz: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (1Pe.1.18,19).
O sangue de JESUS é o passaporte que nos assegura o acesso ao trono da graça. O escritor aos Hebreus diz: Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de JESUS, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou. pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote na casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu (Hb.10.19-23). Pelo poder do sangue de JESUS nós somos vitoriosos.

6. O  NOME  DE  JESUS.

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1Co.15.57).
Este nome está acima de todo o nome. Ele é o princípio da criação de Deus, o primogênito dos mortos, a fiel testemunha, o príncipe dos reis da terra, a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã, o desejado de todas as nações, o leão da tribo de Judá, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Este nome é o nosso abrigo seguro, é o refúgio e fortaleza da nossa vida; é o nosso escudo, é a nossa paz. Nele está ancorada a nossa esperança, nele está depositada a nossa fé e confiança, na certeza que ele não falha. Ele é o nosso campeão; ele venceu o diabo, venceu o inferno, venceu a morte e ressuscitou triunfante, para reinar acima de todos.
Ele também nos deu autoridade para vencê-los, o apóstolo Paulo declarou: Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e isto que mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.  Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1Co.15.53-57).

CONCLUSÃO:
A igreja é a única organização que está autorizada a usar o nome de JESUS; para realizar milagres, curar os enfermos, expulsar os demônios, declarar salvação e libertação, e confrontar todas as forças do mal. Por isto podemos proclamar em voz alta: A vitória é nossa, em nome de JESUS! Amém!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

QUE TIPO DE VASO É VOCÊ?

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel (Jr.18.1-6).

Jeremias, foi chamado por Deus para ser profeta em Judá (o reino do sul). Ele confrontou os líderes e o povo por causa do pecado, numa época em que a nação estava vivendo uma grande decadência espiritual e prestes a ser levada para o cativeiro na Babilônia. Deus para ensinar a Jeremias e mostrar a sua misericórdia para com a nação de Israel, ordenou que ele descesse à casa do oleiro. Na olaria, lugar onde o oleiro fabrica os vasos, eram usadas duas rodas pelo oleiro enquanto fazia seus vasos. A que ficava embaixo era trabalhada com os pés para dar movimento à que ficava acima, que era um disco ou prato, plano de madeira no qual ele colocava o barro para ser moldado com seus dedos enquanto a roda girava rapidamente. Quando um vaso quebrava, ele não era jogado fora; o barro era amassado e voltava para roda, e a obra era novamente iniciada. Ele repetia este processo, até que o barro toma-se a forma de um vaso perfeito. É isso que Deus declara ter poder para fazer com Israel. Deus quis dizer à Jeremias, que, assim como o oleiro tem poder de decidir fazer outro vaso, Deus também tem o poder de moldar o seu povo, para fazer com que estejam em conformidade com os seus propósitos.

TIPOS DE VASOS.

Existem muitos tipos de vasos, cada um é feito de materiais variados e com utilidades diferentes. Há vasos para decoração de ambientes, há vasos para adornar festas, há vasos para cozimentos, há vasos para guardar tesouros, enfim há vasos para os mais variados tipos de utilidades. Espiritualmente falando, só existem dois tipos de vasos: Vasos de honra, vasos de desonra. Leiamos o que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: Ora, numa grande casa não há somente vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra (II Timóteo, 2.20,21).

VASO ESCOLHIDO.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel (Atos, 9.15).

Deus não escolhe o melhor, ele escolhe o pior para transformar no melhor. Um homem de Tarso chamado Saulo, perseguidor dos cristãos, causava terror por onde passava. Ele que consentiu na morte de Estevão, e respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor; diz a bíblia que ele pediu cartas ao sumo sacerdote para ir a Damasco, a fim de espancar e prender homens e mulheres que fossem discípulos de Jesus. Mas Jesus teve um encontro com ele no caminho de Damasco, e ele ficou cego. O Senhor disse numa visão a um discípulo chamado Ananias: Levanta-te, e vai à rua direita e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que está orando. E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. Você é um vaso escolhido? então glorifica a Deus, porque ele disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça (Jo.15.16).

VASO QUEBRADO.

Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado (Salmos, 31.12).

Nesta ocasião o salmista Davi, estava passando por um momento de angústia na sua vida. Ele chegou a um ponto de dizer pra Deus: Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo. Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado (Sl.31.9,12). Quando estamos como Davi estava, como um vaso quebrado; o SENHOR vem ao nosso encontro e  tomar os pedaços do nosso ser. Se você é este vaso quebrado, clame a Deus, e ele vai lhe tirar desta luta e tornar tudo novo pra você.

VASO PURO.

... Como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à Casa do SENHOR (Is.66.20).

Vasos puros (limpos) na casa do SENHOR, e o que devemos ser; pois muitos  foram contaminados e influenciados e perderam a pureza e a simplicidade do evangelho de Jesus. Pureza fala de santidade, estamos vivendo uma época, em que não se prega mais nos púlpitos de muitas igrejas sobre este tema. Mas, a palavra de Deus continua dizendo: segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb.12.14). Não devemos brincar de ser crente, um dia a capa da hipocrisia vai cai, Deus vai mostrar a falsa santidade de muitos. A bíblia diz: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa  maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Santidade convém a igreja, Deus quer vasos puros na sua casa.

VASOS DA MISERICÓRDIA.

Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou (Romanos, 9.23).

Benditos são aqueles que são alcançados pela misericórdia do Senhor. A palavra de Deus nos diz: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lm.3.22,23). Na carta de Paulo aos romanos, ele nos diz que, Deus deu a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou. Tem gente pensando que é o bom na casa de Deus, achando que pelos seus méritos alcançou o favor de Deus. É  engano, tudo que temos ou que somos é pela infinita misericórdia do SENHOR. Nós somos vasos da misericórdia de Deus; glória a ele por isso. Aleluia!

VASO DE HONRA.

Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Romanos, 9.21).

Deus honra aqueles que lhe honra, porém a sua palavra nos diz: Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade (Pv.18.12). Para ser um vaso de honra é preciso ser quebrantado, é preciso aparta-se da iniquidade e procurar apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. disse Paulo ainda: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra (II Timóteo, 2.15,19,21).

VASO DE DESONRA.

Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra (II Timóteo, 2.20).

O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo ele disse: Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém para desonra. Ser vaso de desonra é uma tristeza, infelizmente na casa de Deus há este tipo de vaso. Existem pessoas que dizem ser de Cristo, participa ativamente nos trabalhos da igreja, mas o seu testemunho é uma vergonha para o evangelho. E por incrível que pareça, estes vasos estão se multiplicando na casa de Deus, são pessoas que entraram  no evangelho, mas o evangelho não entrou nelas. Que o Senhor tenha misericórdia destes e lhes dê uma oportunidade para eles mudarem de atitude e se transformarem em  vasos de honra.

VASO DE BARRO.

Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (II Coríntios, 4.6,7).

Geralmente os grandes tesouros estão guardados em fortalezas e fechados a sete chaves; por ter um valor muito alto não se deixa em lugar de fácil acesso, para que o ladrão não venha  roubar. Porém Deus decidiu fazer o contrario, ele escolheu o homem (vaso de barro), e colocou dentro dele o Espírito Santo, para que a excelência do poder nunca seja do homem (vaso de barro), mas de Deus.
Nós como vasos de barro somos frágeis e dependemos de Deus. Nós como vasos de barro devemos tributar à DEUS toda honra e glória, para que Aquele que está dentro do vaso apareça e todos vejam a sua glória em nós. A palavra de Deus nos diz: Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap.3.11).

CONCLUSÃO:
Há vários tipos de vasos. Vaso bom é aquele passa na olaria de JEOVÁ, tem muita gente que se diz vaso de Deus, mas na hora da provação, se vende e se deixa levar pelo engano. Seja um vaso de honra para glória de Deus e deixa Ele te quebrar, para depois te refazer e usar. Deus quer fazer obras extraordinária através da sua vida. Você é um vaso de honra nas mãos de Deus. Amém!