quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MORTE NA PANELA.

E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faz um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquintidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam. Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela (II Reis, 4.38-41).

No tempo da prosperidade tudo flui muito bem. Mas na adversidade, a escassez bate a porta. A região de Gilgal estava atravessando um momento de crise; a falta de alimentos assolava por todas as partes, e a fome dominava. Havia em Gilgal uma escola dos profetas, e Eliseu era o seu lider, e sempre que havia alguma dificuldade eles recorriam a Eliseu. Quando Eliseu deu a ordem para eles colherem ervas e fazer um caldo; parecia que tudo ia dá certo, mas não deu; todos os planos foram frustrados. Mas Deus muda a situação, pois ele não permite que o mal prevaleça. A palavra de Deus na boca do profeta Eliseu, removeu o mal e trouxe a bênção.

SEIS SITUAÇÕES EM GILGAL.

1. FOME.

E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença. Vers.38a. Eliseu quando chegou em Gilgal, encontrou fome e tristeza, e os filhos dos profetas se assentaram diante dele para ouvir alguma orientação da sua parte. A fome é algo difícil de se vencer, quando chega a necessidade é preciso ir em busca de alimento para não desfalecer e chegar a morrer. Eliseu foi um referencial para os moços dos profetas buscarem a solução para saciarem a sua fome. Hoje a igreja do Senhor, tem esse papel fundamental de saciar a fome espiritual do mundo, oferecendo-lhes Jesus, o pão da vida (Jo.6.35).

2. VISÃO DA PROSPERIDADE.

E disse ao seu moço: Põe a panela grande no fogo e faz um caldo de ervas para os filhos dos profetas (Vers.38b). Apesar da situação difícil que estavam enfrentando, Eliseu não adequou a sua fé aquela situação; antes ele ordenou ao moço: Põe a panela GRANDE no fogo. Ele teve uma visão de grandeza, de abundância, e de prosperidade. Assim como Eliseu, é preciso que tenhamos uma visão de prosperidade mesmo atravessando um tempo de crise. É preciso acreditar, que Deus provê alimento no deserto e transforma a escassez em prosperidade e abundância. Porque para Deus nada é impossível (Lc.1.37).

3. ERVA VENENOSA É POSTA NA PANELA.

Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam (Vers.39).
É contraditório colocar algo que é tóxico dentro de uma panela de comida saudável. Essa panela pode significar a igreja. Infelizmente tem lideres que não estão vigiando e o mal está se instalando dentro da igreja; há igrejas que suas doutrinas estão contaminadas com parra bravas; e isso tem prejudicado a saúde espiritual da igreja. Essa erva venenosa pode atrofiar a vida de comunhão com Deus, dos crentes, e até mesmo levar a morte espiritual. O apóstolo Paulo orientando ao pastor Timóteo disse: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto,  te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (I Timóteo, 4.16).

4. A FALTA DE CONHECIMENTO.

E veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam (Vers.39b).
Os que colheram as ervas venenosas e colocaram na panela, não fizeram por maldade; e sim por falta de conhecimento. A falta de conhecimento tem levado muitos à destruição. A palavra de Deus diz: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Os.4.6). Por falta do verdadeiro conhecimento da palavra de Deus, muitos que se dizem lideres espirituais, tem levado as pessoas ao erro e ao engano, vivendo em um mundo de fantasias e cheio de uma falsa prosperidade. Mas a palavra de Deus nos recomenda: Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR (Os.6.3).

5. O GRITO.

 Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer (Vers.40).
Quem tem o conhecimento e discernimento das coisas, percebe logo o mal, e dá o grito de alerta. Aqueles homens quando perceberam que havia morte na panela, gritaram avisando a Eliseu, para que não comessem. É necessário que haja homens e mulheres de Deus, para discernir onde está o mal, e dá o grito de alerta. Infelizmente estamos vendo muitas coisas contraditórias na igreja, que chegam até a distorcer as doutrinas ortodoxa da fé cristã. É preciso que os profetas de Deus clamem, gritem e denunciem o mal, antes que o prejuízo seja devastador. Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios, para exterminar das ruas as crianças e os jovens das praças (Jr.9.21).

6. A PROVIDÊNCIA.

Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela (Vers.41).
A panela estava contaminada com o tóxico da parra brava, mas nem por isso o profeta ordenou que jogassem fora o caldo. Ele colocou farinha na panela e o mal foi desfeito. A farinha representa Jesus e a sua palavra, é preciso disposição e coragem para desfazer o mal. O Espírito Santo está procurando homens e mulheres de Deus, que tenham coragem de colocar farinha (a palavra de Deus) na panela contaminada.  A palavra de Deus nos diz: O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o SENHOR. Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a penha? (Jr.23.28,29).

CONCLUSÃO:
A parra brava que contaminou o caldo que havia na panela é uma realidade que acontece em nossos dias. Infelizmente o inimigo tem conseguido misturar um veneno letal no meio do povo de Deus, trazendo inovações, modismo, mundanismo e heresias camufladas de verdade. Antigamente se dizia que o inimigo vinha de sapatinhos de lã para não ser percebido; hoje ele está entrando de tamancos em muitas igrejas e muitos não estão percebendo. O povo de Deus está precisando de discernimento e visão espiritual para perceber o mal, e não deixar que ele prevaleça.

domingo, 11 de novembro de 2012

SETE PRATICAS. SEIS O SENHOR ABORRECE, E A SÉTIMA ELE ABOMINA.

Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:  Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos (Pv.6.16-19).
   
O mal que está dentro do homem, se torna agressivo e prejudicial quando posto em pratica. Existem pessoas que são maldosas por natureza, e que dentro delas não há luz, as trevas predominam. Jesus em uma certa ocasião, quando estava ensinando para um grupo de pessoas religiosas ele disse: A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas. Mt.6.22,23. Jesus quando falou essas palavras, ele não se referia a um defeito nos olhos, e sim de uma deformidade de caráter; é preciso ter um caráter perfeito, equilibrado, ou transformado; para ter luz e transmitir luz. O sábio Salomão escrevendo um dos seus provérbios disse: A alma do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre (Pv.20.27). Infelizmente existem pessoas na igreja, que se diz povo de Deus, mas tem atitudes ímpias.

1. OLHOS  ALTIVOS.

A altivez é um sentimento de superioridade em relação a outras pessoas. Há pessoas que são orgulhosas, arrogantes e soberbas. Olhos altivos, significa: Olhar de exaltação, sentindo-se superior os outros, é olhar os outros com desprezo e se auto valorizar. Esse sentimento pode levar as pessoas ao fracasso. A bíblia diz: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). Aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei (Salmos, 101.5b). Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes (Tiago, 4.6).

2. LÍNGUA  MENTIROSA.

A língua mentirosa é uma desgraça na vida de uma pessoa. Existem pessoas que são viciadas em mentiras, e sentem a maior facilidade em mentir, são profissional, contam uma mentira que aparenta ser uma grande verdade. Porém a bíblia diz: O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Salmos, 101.7).

3. MÃOS  QUE  DERRAMAM  SANGUE  INOCENTE.

Derramar sangue inocente, é uma atitude de gente cruel que age sem piedade. Há pessoas que agem com falsidade, e chegam ao ponto de caluniar e difamar o seu próximo, muitas vezes na intenção de matar os seus sentimentos, frustra os seus planos, e deixa-lo um vivo morto. Mas, esse tipo de gente, não tem lugar no reino dos céus. O salmista Daví, inspirado por Deus, descreve as qualidades do verdadeiro cidadão dos céus. Ele escreve: SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda. Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado (Salmos, 15.1-5).

4. CORAÇÃO  QUE  MAQUINA  PROJETOS  INÍQUOS.

Há pessoas que perdem o sono, pensando e projetando em fazer o mal a outras. Toda a maldade tem origem no coração das pessoas. Jesus quando foi censurado pelos escribas e fariseus, acerca da tradição dos anciãos, de comer sem lavar as mãos, ele disse: Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mt.15.19). O sábio Salomão nos aconselha dizendo: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Pv.4.23). E diz mais: Engano há no coração dos que maquinam mal, mas alegria têm os que aconselham a paz (Pv.12.20).

5. PÉS  QUE  SE  APRESSAM  A  CORRER  PARA  O  MAL.

Uma boa notícia muitos não se apressam em divulgar, mas uma má notícia, sempre tem pessoas dispostas a comentar, criticar e espalhar. Infelizmente, para fazer o mal, tem muita gente. Tem pessoas que correm para prejudicar, e ver a desgraça das outras. Essa atitude ímpia está registrada no livro do profeta Isaías, que diz: Os seus pés correm para o mal e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas (Isaías, 59.7).

6. TESTEMUNHA  FALSA  QUE  PROFERE  MENTIRAS.

Existem pessoas que em troca de vantagens, e favores pessoais, vão a juízo servir de falsa testemunha, e falam mentiras, para beneficiar uma pessoa, em detrimento de outra. O nono mandamento desaprova esse tipo de atitude. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êxodo, 20.16). A palavra de Deus diz mais: Não admitirás falso rumor e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa (Êxodo, 23.1).

7. O  QUE  SEMEIA  CONTENDAS  ENTRE  IRMÃOS.

O semeador de contendas entre irmãos, é tido como abominável diante de Deus. Esta palavra abominável, tem um significado muito forte, tais como: detestável, odioso, insuportável, condenável, deplorável e etc. Infelizmente, tem pessoas que se alimentam em ver outras metidas em contendas. É gente que gosta do disse me disse, gosta de multiplicar a conversa, e aumentar um ponto, pra ter o prazer de ver a confusão. A bíblia diz: Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR (Lv.19.16).

CONCLUSÃO:
Infelizmente, há muitos crentes que vivem na pratica de atitudes ímpias dentro da casa de Deus, são pessoas que precisam se converter e nascer de novo. O diabo não está querendo que essas pessoas saiam da igreja, ele prefere que elas continuem no meio do povo de Deus, para perturbar, tirar a paz, e até mesmo esfriar a fé de alguns.    

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

É JÁ A ÚLTIMA HORA.

Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora (I João, 2.18).

No primeiro século, no começo da era cristã, no ano 90 d.C. o apóstolo João escreve sua primeira epístola universal e nela ele mostra como se manifestam o Espírito da verdade e o espírito do erro. Naquela época havia uma falsa doutrina que era ensinada pelos gnósticos, chamada de conhecimento superior. O gnosticismo tem origem em várias seitas religiosas anteriores ao cristianismo, mas nos primeiros séculos da era cristã, chega a mistura-se com o próprio cristianismo. Posteriormente veio a ser declarado como pensamento herético. Havia cristãos que aceitavam os seus ensinamentos e disseminava-os entre os irmãos. Eis a razão do apóstolo João dizer: Como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele  fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis (I João, 2.18-20,26,27). Os seguidores do gnosticismo são chamados de anticristos pelo fato deles serem contrários a Cristo, negando a divindade de Cristo e seus ensinamentos; isto João alertou como sinal da última hora.

TRÊS RAZÕES PORQUE JÁ ESTAMOS NA ÚLTIMA HORA:

* JESUS AVISOU: Venho sem demora.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap.3.11).
Vinte séculos se passaram, desde quando estas palavras foram escritas no livro de apocalipse. O koiros de Deus (tempo de Deus) está chegando para humanidade, e o chronos do homem (tempo dos homens) está chegando ao fim. A bíblia diz que mil anos pra Deus é como um dia e que um dia, é como mil anos. O apóstolo Pedro escreveu dizendo: Mas, amados não ignoreis uma coisa; que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as suas obras que nela há se queimarão (II Pedro, 3.8-10). Enquanto a humanidade sem Deus caminha para o caos, o povo de Deus caminha em direção ao céu; na certeza de que Jesus está voltando.

* JESUS ADVERTIU: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.

Os capítulos 24 e 25 do evangelho de Mateus, são escatológicos, porque tratam de assuntos referentes as últimas coisas. Diz o texto sagrado, que quando Jesus ia saindo do templo, os seus discípulos se aproximaram dele para lhe mostrarem a estrutura do templo. E Jesus lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. E, Jesus estando assentado no monte das oliveiras, os seus discípulos chegaram-se a ele em particular, dizendo: Diz-nos quando serão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerra e de rumores de guerra; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mt.24.1-14). Todos estes sinais que Jesus falou, nós temos vistos se cumprirem em nossos dias, e estão se multiplicando a cada vez mais. O homem na sua arrogância ele não reconhece e nem percebe que tudo que está acontecendo, são sinais da volta de Jesus e que os dias da humanidade estão chegando ao fim.

* JESUS ALERTOU: Olhai para a figueira e para todas as árvores.

E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as árvores. Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar (Lucas, 21.29-33). Israel é o relógio de Deus para igreja. O cumprimento das profecias e os fatos que estão acontecendo, indicam que o relógio de Deus está quase cruzando os ponteiros para igreja. Jesus disse: Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabei que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas (Mateus, 24.32,33). Os grandes eruditos e estudiosos da bíblia, concordam que a figueira é a nação de Israel. Quando por ocasião da crucificação de Jesus, Pilatos apresentou Jesus e Barrabás ao povo e perguntou: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás. Disse-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado! O governador, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam dizendo: Seja crucificado! Então, Pilatos vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo, considerai isso. E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos (Mateus, 27.21-25). A parti dessa declaração, os judeus pagaram um preço muito alto, até os dias de hoje eles sofrem. No ano 70 d.C. o general Tito e todo o seu exército, cercou Jerusalém, e fez o maior massacre; matando milhares de judeus, incendiando o templo e destruindo toda a cidade. A nação de Israel, ficou dispersa por muito tempo, e perdeu a sua identidade como nação. Na segunda guerra mundial, Adolf Hitler, dominado pelo ódio, ordenou a morte de seis milhões de judeus. Mas a promessa que Deus havia feito a Israel através dos seus profetas, haveria de se cumprir. A palavra de Deus começou a se cumprir. No dia 16 de setembro de 1947, na primeira sessão especial da assembleia geral da ONU, o estadista e diplomata brasileiro, Osvaldo Aranha, decidiu por um voto de desempate a favor de Israel, dando o direito de Israel ser reconhecido como estado. Foi no dia 14 de maio, de 1948, que o estado de Israel foi oficialmente reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), como nação. Foi a parti dai que Israel como figueira começou a brotar, já brotou tanto, que já está fazendo sombra aos países vizinhos. Hoje Israel é considerado uma super potência. Jesus disse: Quando virdes estas coisas acontecerem, sabei que ele está próximo, às portas.

CONCLUSÃO:
Se no começo da era cristã, o apóstolo João já escrevia para os irmãos e dizia: É já a última hora. Imagine hoje, depois de dois mil anos passados, o que havemos de dizer, diante de tudo que estamos vendo se cumprir. É já os últimos minutos. Jesus está voltando. Maranata!