Então, disse
o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de
Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu
estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela
sairão águas, e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos
anciãos de Israel (Êxodo, 17.5,6).
E o SENHOR
falou a Moisés, dizendo: Toma a vara e ajunta a congregação, tu e Arão, teu
irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, e dará a sua água; assim, lhes
tirarás água da rocha e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então,
Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. E Moisés e
Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora,
rebeldes: Porventura, tiraremos água desta rocha para vós? Então, Moisés
levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas
águas; e bebeu a congregação e os seus animais. E o SENHOR disse a Moisés e a
Arão: Porquanto não me crestes a mim, para mim santificar diante dos filhos de
Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado
(Números, 20.7-12).
Este
episódio da falta de água e do milagre de águas saindo da rocha, aconteceu por
duas vezes. Em Êxodo 17, relata que os Israelitas atravessaram o deserto de Sim
e acamparam-se em Refidim. Neste lugar não havia água, e o povo se revoltou
contra Moisés e se pôs a reclamar pela falta de água. O povo reclama, mas
Moisés clama a Deus e Ele manda Moisés tomar o seu bordão e ferir a rocha em
Horebe. Horebe era uma região montanhosa, onde havia muitas rochas. Moisés
obedece, feri a rocha, águas saem e sacia o povo e os animais.
No segundo
episódio, o povo estava congregado no deserto de Cades; onde Miriã morreu e foi
sepultada. Em Números 20, registra que o povo mais uma vez passa a reclamar e a
contender contra Moisés e Arão, por causa da falta de água. Moisés e
Arão apresentaram a queixa do povo a Deus, que instrui Moisés a tomar mais uma
vez o seu bordão, reunir a congregação e falar à rocha para dela sair águas.
Moisés, porém, se exaltou e desobedeceu a ordem de Deus.
Primeiro,
Moisés falou aos israelitas: Ouvi, agora, rebeldes: Porventura faremos sair
água desta rocha para vós? Moisés dirigiu-se ao povo com raiva, chamando-os de
"rebeldes". Importante observar que, a raiva de Moisés o levou a
assumir o lugar de Deus ao perguntar: "Porventura faremos sair água desta
rocha para vós?" Ao proceder deste modo, Moisés e Arão estavam se
colocando no lugar do Deus que opera milagres e direcionando a glória para si,
ou seja, não glorificaram a Deus.
Segundo,
Moisés desobedeceu a ordem de Deus, que disse: Falai à rocha. Ele não obedeceu
a palavra de Deus, tomou o seu bordão e feriu a rocha duas vezes. Em Horebe,
Deus mandou Moisés ferir a rocha; mas desta vez, em Cades-Barneia, Deus ordenou
que ele falasse à rocha. Falar é totalmente diferente de ferir. Moisés
desobedeceu e feriu a rocha duas vezes. O apóstolo Paulo, numa de suas
epístolas, recorda esse episódio no deserto, ele revela que a rocha
representava Cristo.
Paulo diz: E
beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual
que os seguia; e a pedra era Cristo (I Coríntios, 10.4). É importante
observar que, a rocha ferida representava Cristo, que foi ferido e morto na
cruz pelos nossos pecados. Observe que Moisés feriu a rocha três vezes, uma em
Horebe e duas em no deserto de Cades. A rocha simbolizava Cristo, e Cristo não
pode ser ferido três vezes. Cristo foi ferido uma única vez, e se tornou uma
fonte inesgotável de águas para humanidade, que jorram para a vida
eterna.
A água que
saiu da rocha serviu para saciar o povo por um tempo; mas a água que sai da
Rocha que é Cristo, sacia todas as nossas necessidades espirituais e jorra para
eternidade. Jesus disse à Mulher Samaritana: Qualquer que beber desta água
tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá
sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para
a vida eterna (João, 4.13,14).
Qualidades
de Cristo como uma Rocha:
Rocha
Perfeita.
Ele é a
Rocha cuja obra é perfeita ... (Deut.32.4).
Rocha Incomparável.
Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso (Deut.32.31).
Rocha Incomparável.
Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso (Deut.32.31).
Rocha
Singular.
... Rocha
alguma há como o nosso Deus (I Samuel, 2.2).
Rocha
Salvadora.
Vinde,
cantemos ao SENHOR! Cantemos com júbilo à Rocha da nossa salvação! (Sl.95.1).
Rocha
Eterna.
Confia no
SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é um Rocha eterna (Is.26.4).
Conclusão:
Jesus Cristo é a nossa Rocha inabalável, é Ele quem sacia nossa sede. Ele é a Fonte real que satisfaz todas as nossas necessidades. Não busque outras fontes, pois elas não irão lhe saciar; busque a Fonte Real que é Cristo, só Ele pode saciar a sua sede. Amém!
Jesus Cristo é a nossa Rocha inabalável, é Ele quem sacia nossa sede. Ele é a Fonte real que satisfaz todas as nossas necessidades. Não busque outras fontes, pois elas não irão lhe saciar; busque a Fonte Real que é Cristo, só Ele pode saciar a sua sede. Amém!
muito bom esclarecimento oSenhor abencoe vosso ministerio
ResponderExcluirAmém.
ResponderExcluirGraça e paz Pr. Orlando Júnior.
Obrigado pela visita ao nosso Blog e pelo comentário.
Parabéns pelo estudo, foi bênção em meu estudo.
ResponderExcluirA paz do Senhor Jesus
Pastor Orlando Galdino
MUITO BEM EXPLICADO. DEUS ABENÇOE SUA VIDA
ResponderExcluirAmém.
ResponderExcluirObrigado pela visita.
Volte sempre.
Graça e paz! Obrigado pelo texto pois aprendi sobre a Rocha que sacia a nossa sede eternamente.
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