quarta-feira, 8 de julho de 2020

O Espírito Santo Atuando No Pentateuco.

O Espírito Santo opera com poder desde o princípio da criação. Ele age e trabalha de forma eficaz, na criação e na vida de alguns lideres que atuaram no período do Pentateuco, ou seja, desde de Gênesis até o final da peregrinação do povo no deserto. Depois da morte de Moisés, surge um novo período de conquistas com Josué, sucessor de Moisés. Seria impossível e ficaria sem brilho toda história, sem a presença do Espírito Santo. O Espírito Santo é indispensável, sem Ele não haveria vida. Ele é a nossa fonte de poder, de sabedoria e conhecimento.

- NO COMEÇO DA CRIAÇÃO.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn.1.2).

- PONDO LIMITE NA VIDA HUMANA.

Então disse o SENHOR: Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos (Gn.6.3).

- NA VIDA DE JOSÉ, RECONHECIDO POR FARAÓ.

E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus? (Gn.41.38).

- NA VIDA DE MOISÉS, PARA LIDERAR O POVO.

E disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta dos anciãos de Israel, de quem sabes que são anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali se porão contigo. Então, eu descerei, e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu sozinho o não leves (Nm.11.16,17).

- NA VIDA DOS SETENTA ANCIÃOS, PARA AUXILIAREM MOISÉS.

E saiu Moisés, e falou as palavras do SENHOR ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs em roda da tenda. Então, o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais (Nm.11.24,25).

- ATUANDO SOBRE ELDADE E MEDADE.

Entretanto, dois homens, chamado Eldade e Medade, tinham ficado no acampamento. Ambos estavam na lista das autoridades, mas não tinham ido para a tenda. O Espírito também veio sobre eles, e profetizaram no acampamento. Então, certo jovem correu e contou a Moisés: "Eldade e Medade estão profetizando no acampamento". Josué, filho de Num, que desde de jovem era auxiliar de Moisés, interferiu e disse: "Moisés, meu senhor, proíba-os!" Mas Moisés respondeu: Você está com ciúmes por mim? Quem dera todo o povo do SENHOR fosse profeta e que o SENHOR pusesse o seu Espírito sobre eles! Então Moisés e as autoridades de Israel voltaram para o acampamento (Nm.11.26-30 NVI).

- SOBRE BEZALEL E AOLIABE, PARA CONSTRUIR O TABERNÁCULO.

Depois, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício. E eis que tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado (Ex.31.1-3,6).

- NA VIDA DE JOSUÉ, PARA CONQUISTAR A TERRA PROMETIDA.

Então, disse o SENHOR a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele (Nm.27.18).
E Josué, filho de Num, foi cheio do Espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos ... (Dt.34.9).

Esta pequena análise e pesquisa feita no pentateuco, ou seja, nos primeiros cinco livros da Bíblia, prova que Deus nunca negou a atuação do seu Espírito. O Espírito Santo vem operando poderosamente, de forma implícita e explicita, desde o princípio da criação. Amém!