Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo.4.23,24).
O verdadeiro culto a Deus requer do adorador, santidade, reverência, humildade, temor, obediência e fervor espiritual. Por falta destas e outras qualificações e atitudes do adorador, Deus reprova o culto e não aceita a adoração do adorador. Muitos pensam que a liturgia do culto e a sua ordem é o fator fundamental para Deus aceitar o culto, e muitas vezes não é. A questão da liturgia e os rituais do culto são importantes e fazem parte do culto, todavia, o verdadeiro culto, parte de um coração quebrantado e um espírito voluntário, totalmente entregue a Deus. Os gestos, as danças, o levantar de mãos e os gritos de glória e aleluia são de suma importância no culto. Mas, é necessário que haja sinceridade diante de Deus, e que o adorador o faça em espírito e em verdade.QUATRO ELEMENTOS PRINCIPAIS NO CULTO: (I Co.14.26).
1- Salmos (cânticos).
2- Doutrina (palavra de Deus).
3- Revelação (manifestação do Espírito).
4- Línguas e interpretação (dons espirituais).
QUATRO ATITUDES CORRETAS NO CULTO:
1- Reverência.
Reverência na adoração não é formalidade, mas respeito ao Divino.
Um culto sem reverência e falta de temor, não tem aceitação Divina.
2- Obediência.
A obediência no culto resultará em bênçãos e aprovação de Deus.
A falta de obediência no culto causará desordem e confusão, isto Deus não aprova.
3- Santidade.
Santidade deve ser a principal atitude e postura do adorador no culto.
Sem santidade haverá fogo estranho, e o culto não será aceito por Deus.
4- Liberdade.
Liberdade é uma palavra que define uma pessoa livre.
Agora estamos em Cristo, libertos do pecado e livres para adorar ao Deus vivo.
QUATRO ATITUDES ERRADAS NO CULTO;
1- Irreverência.
A irreverência causa anarquia e isto Deus não aprova.
2- Desordem.
Desordem é sinônimo de confusão e falta de paz, Deus não é de confusão mas de paz.
3- Egocentrismo.
O egocêntrico centraliza tudo nele, ou seja, ele quer ser o centro das atenções e subtrair a glória de Deus. Mas Deus não dar a sua glória a ninguém (Is.42.8).
4- Frieza espiritual.
Frieza espiritual é ser indiferente no culto e não alegrar-se com as coisas de Deus. Sobre este comportamento, o apóstolo Paulo recomenda: Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor (Rm.12.11).
Que possamos prestar nosso culto a Deus com reverência, em santidade e com ordem. Que tudo seja para edificação e glória do nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário