Saul foi surpreendido por Deus ao encontrar o profeta Samuel, enquanto ele estava preocupado em encontrar as jumentas de seu pai, Deus já havia marcado um encontro com ele. Porque o SENHOR o revelara aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo: Amanhã, a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus... (9.15,16). É assim que Deus faz, Ele nos surpreende em situações que não imaginamos e nem percebemos o seu modo de trabalhar. Jamais Saul imaginava que seria rei de Israel, mas Deus já o havia escolhido. Paulo diz: Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece (Rm.9.16). Quem tem chamada não se oferece, mas espera Deus lhe apresentar. Saul não se apresentou, mas Deus o apresentou ao profeta Samuel e em seguida ao povo.
CONFIÇÕES E ATITUDES DE SAUL:
Sou de Benjamim, a menor tribo de Israel.
Sou da menor de todas as famílias da tribo de Benjamim.
Escondeu-se entre a bagagem.
Achou-se incapaz de reinar sobre Israel.
Então, respondeu Saul e disse: Porventura, não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família, a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras? Consultaram novamente ao SENHOR: "Ele já chegou"? E o SENHOR disse: "Sim, ele está escondido no meio da bagagem" (9.21;10.22).
AÇÕES DE DEUS COMO SINAL DE APROVAÇÃO:
O Espírito do SENHOR se apoderará de ti.
Profetizarás no meio dos profetas.
Te mudarás em outro homem.
O Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem. E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo (10.6,7).
As circunstâncias que trouxeram Saul a encontrar o profeta Samuel, começaram com uma ordem de seu pai para buscar algumas jumentas perdidas. Muitas vezes Deus utiliza algo simples para levar alguém a um determinado lugar para tratar com ele. Deste modo, a missão de Saul em procurar as jumentas, fazia parte do plano de Deus para trazê-lo a Samuel no momento certo. Não pasme quando você for surpreendido por Deus em alguma situação, porque Deus trabalha de forma inesperada. Procurar jumentas foi só um detalhe para Deus falar com Saul. Não se preocupe em correr atrás daquilo que Deus já resolveu, mas pare para ouvir a voz de Deus.
* Não foi o povo que escolheu Saul para ser rei, e sim Deus. Porém a sua arrogância e orgulho o levou ao fracasso e a queda fatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário