Moisés, o libertador, profeta e legislador de Israel, viveu 120 anos. A sua vida está dividida em três fases. Os primeiros 40 anos Moisés viveu no Egito, como príncipe. A segunda fase de 40 anos viveu no deserto de Midiã como pastor de ovelhas. E os últimos 40 anos, como servo de Deus e libertador da nação de Israel, conduzindo o povo de Deus à terra prometida.
MOISÉS - PRÍNCIPE DO EGITO.
E Moisés foi instruído em toda ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras (At.7.22).
Moisés passou 40 anos no Egito, sendo treinado para viver na corte de Faraó. Moisés era príncipe e herdeiro do trono de Faraó, ele foi instruído em todas as ciências do Egito, era comandante do exército de Faraó e era poderoso em obras e palavras. Mas, por haver matado um egípcio, temeu a fúria do rei e fugiu para se refugiar no deserto de Midiã; onde passou 40 anos apascentando as ovelhas de seu sogro Jetro.
MOISÉS - PASTOR DE OVELHAS.
E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe (Ex.3.1).
Moisés passou 40 anos no deserto, sendo treinado por Deus para ser o libertador de Israel. Moisés precisava aprender lições e ser moldado por Deus. Muitas vezes é preciso passarmos pelo deserto para depois entendermos a vontade de Deus em nossa vidas. Moisés estava no esquecimento e passou a viver como anônimo no deserto de Midiã. Mas é melhor estar no deserto e no anonimato dentro da vontade de Deus, do que estar na mira dos holofotes e recebendo os aplausos do publico, fora da vontade de Deus. Esta foi a vontade de Deus na vida de Moisés.
MOISÉS - LIBERTADOR DE ISRAEL.
A este Moisés, ao qual haviam negado dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça (At.7.35).
Todos os planos de Moisés no Egito fracassaram, mas Deus tinha planos excelentes na sua vida, e o levantou como profeta e libertador de Israel. Moisés não era o que pensava ser, não tinha o que pensava que tinha, e não podia o que pensava que podia. Ele teve que esvaziar-se de todo seu "eu" e passar a depender inteiramente de Deus.
A visão da sarça ardente foi um divisor de águas na vida de Moisés. Deus falou com Moisés do meio da sarça em chamas e o chamou para ser libertador da nação de Israel. Moisés subiu ao monte Horebe, como pastor de ovelhas, mas quando desceu, era libertador de Israel.
CONCLUSÃO:
Quem fica no deserto debaixo da vontade de Deus, terá a sua história mudada por Deus.
Moisés passou 40 longos anos no deserto sendo preparado por Deus, para depois ser chamado como líder e libertador da nação de Israel. Muitos não querem esperar e preferem ir de elevador; mas Deus ainda está forjando Moisés no deserto. Amém!
Bom esclarecimento da vida de Moisés
ResponderExcluir