Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? (Is.53.1).
Isaías é conhecido como o profeta Messianico, porque foi o que mais profetizou sobre o advento do Messias. Isaías profetizou cerca de 700 anos antes de Cristo, ele profetizou sobre o nascimento, ministério, sofrimento, morte e ascensão de Jesus Cristo. O ministério profético de Isaías durou mais de cinquenta anos, ele profetizou durante os reinados dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá (Is.1.1). Segundo a tradição, Isaías morreu serrado ao meio por ordem do malvado e idólatra rei Manassés, filho de Ezequias. No capítulo 53 Isaías faz uma síntese das sua mensagens e pergunta: Quem creu em nossa mensagem? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?
Isaías tem uma revelação profética acerca do Messias e ele o descreve como um homem sem beleza aparente, desprezado, indigno, homem sofredor, experimentado nos trabalhos, e sem estima. Interessante é que, Isaías fala como se tudo já houvesse acontecido e ele próprio tivesse vivido na época do Cristo, e visto todo o seu sofrimento, morte e triunfo.
A DESCRIÇÃO DO SERVO SOFREDOR.
O profeta descreve o Messias-Servo, Jesus Cristo e profetiza que através do sofrimento dEle, muitos seriam perdoados, justificados, redimidos e curados. Seu sofrimento também o levará à sua exaltação e glória.
- SUBINDO COMO "RENOVO".
Porque foi subindo como renovo perante ele... (53.2).
Este "Renovo" é profetizado pelo próprio Isaías, quando diz: Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará (11.1).
A palavra hebraica para "renovo" é "netzer" da qual se deriva o termo "Nazaré". Jesus era chamado de Nazareno (Mt.2.23), que pode significar "homem de Nazaré" ou "homem do Renovo". Jesus é apresentado como o "Homem chamado Renovo", aquele que viria trazer esperança e salvação para os povos.
- COMO RAIZ DE UMA TERRA SECA.
Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca... (53.2)
Isto nos fala da sua natureza humana, de sua humildade. Jesus veio à terra desprovido de grandeza e glória humana, para alcançar um povo que vivia em trevas, num período de grande aridez espiritual.
- NÃO TINHA BELEZA NEM FORMOSURA.
... não tinha beleza nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos (53.2).
O Messias não veio para apresentar grandeza terrestre, nem beleza física. Mas o seu caráter irretocável causava grande impacto na vida das pessoas que lhe viam e o ouviam.
- DESPREZADO E INDIGNO.
Era desprezado e o mais indigno entre os homens... (53.3).
O Messias foi desprezado e rejeitado pelos seus próprios patrícios, ou pelos da sua própria nação. Para os judeus Jesus era uma contradição em relação ao que as profecias vaticinavam a respeito do Messias. Eles aguardavam um líder estrategista, um guerreiro militar para os libertar do jugo romano. Porém Jesus veio humilde, trazendo uma mensagem de paz, amor, salvação e esperança.
- HOMEM DE DORES E EXPERIMENTADO NOS TRABALHOS.
... homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum (53.3).
A missão de Jesus envolveria muitas dores, sofrimentos, desagrado e pesares. Jesus não agradou a todos, mas Ele foi como uma pedra no sapato de muitos lideres religiosos da sua época.
- O ESTADO DA HUMANIDADE DIANTE DE DEUS.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos (Is 53.6).
Este é o retrato da rebelião e da incredulidade. Um povo vivendo da sua própria maneira seguindo os seus próprios caminhos.
- O SOFRIMENTO DO SERVO.
Como pasmaram muitos à vista dele, pois a sua aparência estava tão desfigurada, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura, mais do que a dos outros filhos dos homens (52.14).
Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca (53.7).
Estes versículos descreve os maus tratos sofridos por Jesus, tanto dos judeus como dos soldados romanos, quando lhe castigaram e lhe afligiram até a morte. O sofrimento do servo foi tão grande que o deixou deformado, a ponto dos que olhavam para ele ficarem pasmados.
- O RESULTADO DO SEU SOFRIMENTO.
Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si (53.4-6,11).
- A MORTE DO SERVO.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios e como o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão (53.8-10).
- O TRIUNFO E EXALTAÇÃO DO MESSIAS-SERVO.
Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime (52.13).
Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu (53.12).
Deus exaltou o Cristo e promete lhe retribuir por sua morte expiatória. Cristo por sua vez, promete que repartirá o seu despojo da guerra espiritual, com os poderosos, estes são aqueles que o seguirem na batalha contra Satanás e o pecado, em busca das almas, mediante o poder do Espírito.
Ele intercedeu na cruz pelos transgressores, e intercede agora junto ao Pai por sua igreja (Hb.7.25). Amém!
Verdade mesmo Mas cade a Mensagem? Cade a Palavra Cade o bom pastor? pra guiar essas ovelhas que estãos ja ficando desamparadas sem pastor, parecendo no tempo do rei Acabe Deus disse que as ovelhas iriam ficar se pastor, Terra ja ficando embriagadas cambaleando com bêbados Isso que esta acontecendo nos dias de hoje Cavalo amarelo palido Isso e a Morte nas igrejas Porque esse pregadores de mentiras usadas pelo maligno diabo enganador Que o Eterno tenha compaixão de alguns Porque a Semente e boa mas tem muitos solos ruins
ResponderExcluir