Uma das maiores dificuldades dos pregadores muitas vezes é a falta de habilidade para preparação de um bom sermão para determinado tipo de público. Os sermões podem ser direcionados para vários tipos de públicos com objetivos a serem alcançados. O sermão pode ser: Evangelístico - Didático - Avivado. Um bom sermão é aquele que é desenvolvido através da oração com iluminação do Espírito Santo e pregado debaixo da unção do Espírito.
TRÊS TIPOS DE SERMÕES MAIS CONHECIDOS:
1- Temático.
Quando pregado sobre um tema, extraído a partir de um texto bíblico e este deve ser desenvolvido com citações bíblicas referentes ao tema.
2- Textual.
Quando desenvolvido basicamente dentro de um texto escolhido pelo pregador, extraindo lições do texto e utilizando tópicos coerentes ao texto em apreço.
3- Expositivo.
Quando o pregador tem o devido cuidado de expor o texto por completo de forma minuciosa com riquezas de detalhes. Isto requer um conhecimento mais aprofundado das Escrituras, para não correr o risco de adulterar o que realmente está escrito ou não ser incoerente com a intenção da ideia principal contida no texto.
SETE PASSOS PARA PREPARAÇÃO DO SERMÃO:
1- Oração.
2- Leitura da Palavra.
3- Dependência do Espírito Santo.
4- Escolher um texto simples.
5- Ler bons livros envolvendo dicionários e comentários bíblicos.
6- Utilizar várias Bíblias com versões diferentes.
7- Escolher o tipo de sermão a ser pregado e para qual público.
AS PARTES PRATICAS DE UM SERMÃO:
1- Texto básico.
2- Introdução.
3- Desenvolvimento.
4- Conclusão.
Todo sermão deve ter: Inicio, meio e fim.
Todo sermão deve ser bíblico e cristocentrico.
Todo sermão deve ter efeito positivo, atingindo o objetivo para o qual foi pregado.
Não se preocupe em pregar um sermão explosivo na intenção de causar impacto, mas preocupe-se em pregar na orientação e unção do Espírito Santo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário