E repousará sobre Ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso (Is.11.1,2,10).
Isaías pinta um quadro glorioso de um novo mundo no futuro, regido pelo Renovo, este é Jesus Cristo. A palavra hebraica para renovo é "netzer", que é provavelmente a raiz da qual se deriva o termo "Nazaré". Jesus era chamado Nazareno (Mt.2.23) que pode significar "homem de Nazaré" ou "homem do Renovo". O cumprimento parcial dessa profecia aconteceu 700 anos mais tarde, quando Jesus nasceu; mas seu pleno cumprimento será na sua segunda vinda para reinar sobre as nações no milênio.
Isaías diz que repousará sobre Ele o Espírito do SENHOR. O Renovo frutificará e terá sete manifestações do Espírito sobre Ele:
1- Espírito do SENHOR
2- Espírito de Sabedoria.
3- Espírito de Inteligência.
4- Espírito de Conselho.
5- Espírito de Fortaleza.
6- Espírito de Conhecimento.
7- Espírito de Temor do SENHOR.
O RENOVO JUSTO.
O profeta Jeremias também faz menção a um Renovo Justo, que aponta para o reinado de Jesus Cristo durante mil anos de paz em que Ele há de reinar sobre todas as nações da terra.
Eis que vem dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com que o nomearão: O SENHOR, Justiça Nossa (Jr.23.5,6).
Zacarias também profetizou cerca de 520 anos a.C. sobre o homem chamado Renovo: Eis que farei vir o meu servo, o Renovo (3.8).
Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; Ele brotará do seu lugar e edificará o templo do SENHOR (6.12).
Jesus Cristo é o Homem Renovo das profecias. Ele veio para nos perdoar e tornar tudo novo.
Quando tudo está ficando velho, acabado e sem esperança, chega o Renovo para restaurar e mudar toda situação.
Ele é o Renovo da nossa salvação.
Ele é o Renovo da nossa libertação.
Ele é o Renovo da nossa redenção.
Ele é o Renovo da nossa vitória.
Aleluia!