Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3.16).
Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm.5.8).
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm.12.9,10).
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos amais uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm.13.8).
O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor (Rm.13.10).
Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados (I Pe.4.8) NVI.
Porque esta é a mensagem que ouviste desde o princípio: que nos amemos uns aos outros (I Jo.3.11).
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo.13.34,35).
O AMOR.
Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Assim, permanecem agora estes três: A fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor (I Co.13.1-10,13).
Em suma: Não adianta saber tudo, fazer tudo, dar tudo, e no final de tudo não ter amor. De nada vai adiantar se em nós não houver amor.
Já dizia o poeta: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã".
Em um mundo onde se propaga o ódio, a violência e o preconceito, não deixe a chama do amor se apagar dentro de você. Ame sem medida e sem fronteiras.
Afinal, tudo se resume no amor.