quinta-feira, 25 de maio de 2023

O QUE SÃO ESPÍRITOS FAMILIARES?

 

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles (Is.8.19,20) 

(Almeida Corrigida Fiel)

Quando disserem a vocês: "Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos", respondam: "À lei e aos mandamentos!" Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! (Is.8.19,20).

(Nova Versão Internacional)

Quando vos disserem: "Ide consultar algum médium que fale com os espíritos; adivinho ou alguém que saiba murmurar encantamentos!", porquanto o povo costuma recorrer aos seus deuses e aos mortos em favor dos vivos, respondereis: "O que se deve fazer é consultar a lei e os mandamentos!" Se eles não falarem de acordo com esta palavra, certamente jamais poderão ver a luz! (Is.8.19,20).

(King James Atualizada)

Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos! ”Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor". (Is.8.19,20).

(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

A nação de Judá estava em crise espiritual, grande maioria do povo de Deus estava vivendo na apostasia, mas um remanescente permaneceu fiel, estes faziam a vontade do SENHOR. Estes discípulos foram chamados para preservar a Palavra de Deus. Em todos os tempos, os verdadeiros discípulos do Senhor, foram aqueles cujos corações está inclinado para a Palavra. Deus adverte o seu povo através do profeta, ao dizer: Quando disserem a vocês: "Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos", respondam: "À lei e aos mandamentos!" Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! (Is.8.19,20). O povo de Deus seria tentado e assediado a praticarem os costumes dos povos pagãs, todavia eles deveriam rejeitar suas praticas ocultas e priorizar unicamente a Lei e os mandamentos do SENHOR, que é a Palavra de Deus. 

O QUE A BÍBLIA CHAMA DE ESPÍRITOS FAMILIARES?

Em qualquer lugar da Bíblia em que se menciona a expressão espíritos familiares se refere à mediunidade ou à comunicação de supostos espíritos de mortos com os vivos. Isso é taxativamente condenado pela Escritura Sagrada como uma prática ligada à feitiçaria.

A palavra "familiar" é do latim familiaris, o que significa "servo doméstico" e destina-se a expressar a ideia de que os feiticeiros tinham espíritos como seus servos prontos a obedecer aos seus comandos. Até hoje, aqueles que tentam entrar em contato com os mortos geralmente têm algum tipo de guia espiritual que se comunica com eles. Estes são os espíritos familiares.

Levítico 19:31; 20:6,27 e Deuteronômio 18:9-14 se referem a "médiuns e espíritos familiares" e proíbe o envolvimento com eles porque são uma abominação ao Senhor. Um médium é aquele que age como uma ligação para supostamente contactar ou se comunicar com os mortos a favor dos que ainda vivem. Na realidade, os médiuns estão contactando demônios que convencem os médiuns de que são "familiares", ou seja, confiáveis e acreditáveis. As práticas associadas com médiuns e espíritos familiares foram proibidas em Israel e a sua punição era a morte.

Os espíritos familiares e guias espirituais estão sob o controle de seu mestre, Satanás. Eles influenciam as pessoas a espalhar mentiras e enganos a fim de contrariar o Reino de Deus. Conscientemente abrir-se à obra de demônios é uma coisa má. A Lei condena definitivamente quem pratica e quem se envolve com os tais:  "Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti" (Deuteronômio 18:10-12).

Algumas vias através das quais os demônios ou "espíritos familiares" podem entrar na vida das pessoas são: Adivinhação, meditação transcendental, visualização, necromancia, bruxaria, drogas, álcool, vícios... Estas são algumas atividades demoníacas que os crentes são exortados a evitar. Em vez disso, devemos ser cheios do Espírito Santo, ter a visão do Espírito para perceber as atuações destes espíritos, que muitas vezes se disfarsam para se estabelecerem na vida das pessoas, tornando algo comum e aceitável por muitos. Devemos estar atentos "pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes" (Ef.6.12). Há casos em que estes espíritos familiares são hereditários, eles se estabelecem nos lares, causando perturbações com suas ações depravadas, levando os membros da família viverem em desarmônia e fora da vontade de Deus. 

Esses espíritos familiares são contrarios a vontade de Deus. Deus quer o seu povo comprometido com a sua Palavra, porque a Palavra de Deus é soberana e tem respostas para todas as questões morais e espirituais. Busque a direção do Espírito de Deus e despreze a mediunidade dos espíritos familiares. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário