sábado, 30 de dezembro de 2023

Uma Rocha Um Lugar Seguro.


Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 

Tirou-me de um lugar horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus, muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR (Sl.40.1-3). 

Davi declara que esperou com paciência no SENHOR, ou seja, a sua fé foi perseverante em esperar no SENHOR, ele também clamou ao SENHOR. O resultado da fé perseverante de Davi em esperar no SENHOR, foi Ele se inclinar e ouvir o seu clamor. Se "inclinar" aqui é favorecer, e isto é graça de Deus. 

QUATRO BENEFICIOS DE DEUS PARA DAVI:

1- Tirou-me de um lugar horrível, de um charco de lodo.

Davi estava em um lugar tenebroso e inseguro, na versão NVI diz: Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama. Assim também estávamos quando andávamos no pecado e distante de Deus, jogado no lamaçal do pecado e na areia movediça da escravidão. 

2- Pôs os meus pés sobre uma rocha.

A rocha é um lugar seguro, a rocha nos fala de proteção, a rocha nos fala de firmeza. Esta rocha é Cristo. Cristo é a Rocha sobre a qual está posto os nossos pés. Cristo é a Rocha eterna, perfeita e singular, nele está posta a nossa confiança, nesta Rocha estamos seguros e firmados para sempre.

3- Firmou os meus passos.

Os passos de Davi eram inseguros e vacilantes, não havia firmeza para ele. O caminho era tenebroso e escorregadio, porém, o SENHOR ouviu o seu clamor (o seu grito de socorro), e veio ao seu encontro, lhe tirou do lugar escorregadio e firmou os seus passos na Rocha inabalável que é Cristo. 

4- Pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus.

O cântico de Davi não era bom, no seu hinário não havia alegria. Antes era um cântico de tristeza, de solidão e melancolia, mas agora é um novo cântico de alegria, de gratidão e vitória. Agora não é mais um cântico de desespero, mas um hino de louvor a Deus. 

UM TESTEMUNHO PARA OS INCRÉDULOS.

... muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. 

Quando Deus nos abençoa e manifesta a sua glória em nossa vida, causa espanto nas pessoas, principalmente naquelas que não acreditavam naquilo que Deus é capaz de fazer quando tudo parece perdido em nossa vida. Foi assim com Davi e será assim também com você que está esperando com paciência no SENHOR. Espere, persevere, não saia do lugar, fique debaixo da perfeita vontade de Deus, porque no tempo de Deus, Ele te exaltará e te dará vitória. 

Alguém que não acreditava e disse: Eu só acredito vendo. Vai ver o que Deus vai fazer.

Alguém que também não respeitava e até zombava. Irá ver e vai temer e confiar no SENHOR.

Que possamos esperar no SENHOR como fez Davi, só assim seremos também alcançados pela sua graça e estaremos firmados na Rocha que é Cristo. Amém! 

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

JESUS, O NOME ACIMA DE TODO O NOME.



De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp.2.5-11).

HAJA EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE EM CRISTO JESUS.

Paulo enfatiza que os seguidores de Cristo devem viver de forma semelhante a Cristo, tendo o mesmo sentimento. Cristo teve sentimento de humildade, obediência e submissão ao Pai.

SENDO EM FORMA DE DEUS NÃO CONSIDEROU SER IGUAL A DEUS.

Jesus sempre foi Deus pela sua própria natureza e igual ao Pai. No entanto, Ele abriu mão dos seus direitos e privilégios para viver como servo, e na forma humana se humilhou até a morte e morte de cruz. Ele se humilhou para nos exaltar junto a Ele. Enquanto Jesus, tendo direito não reivindicou ser igual a Deus, os homens querem ser Deus, sendo pobres mortais.

ANIQUILOU-SE A SI MESMO.

Aniquilou-se no grego, diz literalmente que Ele "esvaziou-se". Este termo "esvaziou-se" implica em dizer que Ele deixou de lado sua glória, sua posição, suas riquezas, seus direitos, suas prerrogativas divinas e desceu ao nível humano, tornou-se semelhante aos homens, e em forma de homem, tornou-se servo e humilhou-se a si mesmo. Ele desceu até nós, para nos fazer subir até Ele.

PELO QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU.

Primeiro Jesus desceu e se humilhou, para depois subir e ser exaltado por Deus. Deus exaltou Jesus como Soberano e Senhor de todos, lhe dando um nome que está acima de todo nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Aleluia! 

No nome JESUS, podemos declara que Ele é:

JUSTO.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo.2.1).

ETERNO.

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasse a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl.90.2).

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (Jo.8.58).

SOBERANO.

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Fp.2.9).

Graça e paz da parte daquele que é, que era e que há vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono, e de Jesus Cristo, que é a Testemunha Fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra (Ap.1.4,5).

UNIGÊNITO.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.1,14).

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3.16).

SALVADOR.

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt.1.21).

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At.4.12).

O profeta Isaías, conhecido como o profeta Messiânico, porque foi o que mais profetizou sobre a vinda do Messias, em uma das suas profecias cerca de 700 anos a.C. ele disse: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is.9.6).

MARAVILHOSO.

E o Anjo do SENHOR lhe disse: Porque perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? (Jz.13.18).

Jesus Cristo, em tudo Ele foi Maravilhoso: (1) O seu nascimento foi de modo único e maravilhoso. (2) Como Messias a sua missão foi uma maravilha sobrenatural. (3) Seu ministério foi maravilhoso através das suas obras e milagres. (4) Seu caráter foi maravilhoso (na sua boca nunca ouve engano, ele nunca pecou). (5) A sua ressurreição foi maravilhosa. (6) A sua volta será maravilhosa, quando Ele vir arrebatar a sua igreja.

CONSELHEIRO.

Como Messias Ele foi a personificação da perfeita sabedoria e o único que tem as palavras da vida eterna. Como Conselheiro, Ele revelou o plano perfeito da salvação para humanidade.

Na profecia de Isaías no capítulo 11.2 diz: E repousará sobre Ele (1) o Espírito do SENHOR. (2) o Espírito de Sabedoria (3) o Espírito de Inteligência (4) o Espírito de Conselho (5) o Espírito de Fortaleza (6) o Espírito de Conhecimento (7) o Espírito de Temor do SENHOR.

DEUS FORTE.

Como Deus Forte, toda a plenitude da deidade estaria nele em forma corpórea. Paulo diz: O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl.1.15; 2.9).

PAI DA ETERNIDADE.

Como Pai da Eternidade, significa dizer que, Ele é antes da Eternidade, ou seja, Ele criou a Eternidade, sendo Ele Eterno antes da Eternidade. Moisés nos esclarece melhor quando diz: Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl.90.2).

PRÍNCIPE DA PAZ. 

Como Príncipe da Paz, Ele disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo.14.27).

A paz é o que o homem menos tem, é o que a humanidade mais precisa. Esta paz não é simplesmente a ausência de guerra, mas é uma paz interior que tem a sua origem em Deus. Esta paz que Jesus nos oferece não é uma paz passageira promovida pelas drogas, pelas bebidas alcóolicas ou pelo cigarro; mas é uma paz permanente que vem de dentro para fora, uma paz que mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis, o verdadeiro cristão pode desfrutar da mesma. Esta paz, disse Paulo, ela excede todo entendimento (Fp.4.7). Está paz é única e só pode ser encontrada em Jesus Cristo, o Príncipe da Paz. Amém!

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

SEIS PALAVRAS QUE EXPRESSAM O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL (Is.9.1-7).


Um Natal onde o protagonista é Papai Noel, onde as pessoas buscam seus próprios interesses, onde o comércio se torna uma grande fonte de lucros, onde Jesus é apenas um personagem a ser lembrado uma vez no ano como o menino que nasceu de forma humilde em uma manjedoura... Este Natal é falso e cheio de hipocrisia, o verdadeiro Natal é reverenciar e adorar a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador e permitir Ele nascer em nosso coração e habitar sempre em nossas vidas.

1- ESPERANÇA.

Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia dos gentios (v.1).

Para uma humanidade perdida, sem rumo e sem direção, há uma esperança. Jesus Cristo, Esperança nossa (I Tm.1.1).

2- LUZ.

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz (v.2).

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo.8.12).

3- ALEGRIA.

Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos (v.3).

E o anjo lhes disse: Não temas, por que eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc.2.10,11).

4- LIBERTAÇÃO.

Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o cajado do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas. Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo (v.4,5).

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo.8.32,36).

5- SALVAÇÃO.

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado estará sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (v.6).

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt.1.21).

6- PAZ.

Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto (v.7).

Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens (Lc.2.14).

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo.14.27).

domingo, 24 de dezembro de 2023

HÁ LUGAR PARA JESUS?


E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. (Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirênio governador da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu da Galiléia também José, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem (Lc.2.1-7).

Lucas procura sempre relacionar sua narrativa aos grandes fatos históricos de seu tempo. César Augusto (30 a.C. a 14 d.C.) foi o primeiro e o maior dos imperadores romanos. Estabeleceu a chamada "Pax Romana", trocou o sistema republicano por uma forma imperial de governo, conquistou todo o mundo civilizado do Mediterrâneo e estabeleceu a idade áurea das artes, arquitetura e literatura romanas. No ano 27 a.C. o senado romano lhe concedeu o título de "Augusto", que em latim significa: "Exaltado" ou "digno de toda a reverência". Embora os judeus estivessem isentos do serviço militar romano, e por isso não eram obrigados a atender às convocações militares, não estavam livres de pagar os impostos, e esse recenseamento ou cadastramento visava exatamente alistar todos os cidadãos e moradores sob o domínio romano, especialmente para recolhimento de impostos. Deus usou o decreto de um imperador pagão para cumprir a profecia do profeta Miquéias (Mq.5.2).

Quirino foi um oficial romano, procurador imperial na Síria, que trabalhou neste censo e em um segundo alistamento geral, quando a Judéia foi reduzida à província romana que ocorreu de 6 a 9 d.C., registrado por Lucas em Atos 5.37, no qual Judas, o galileu, se levantou contra o governo romano da época, alegando que Deus era o único e legítimo Rei de Israel, sendo, portanto, ilícito (um pecado) pagar impostos a qualquer outra autoridade.

A cidade estava lotada com pessoas de todas as partes vindas para serem arroladas no censo. De Jerusalém a Belém era uma distância de cerca de 10 Km. José e Maria já estavam exaustos da caminhada, Maria sentia dores de parto e a única solução foi se acomodarem em um estábulo. Ao nascer, Jesus foi posto em uma manjedoura, uma espécie de cocho onde se colocava o alimento dos animais. Era costume entre as mães judias envolver seus filhos recém-nascidos com tiras de tecido para que ficassem bem agasalhados e protegidos. 

No Ocidente, por motivos não históricos nos acostumamos por tradição a celebrar o Natal (nascimento de Jesus Cristo) em 25 de dezembro. Entretanto, segundo muitos historiadores e arqueólogos, a data mais provável deve ter sido na primavera palestina (entre maio e junho). 

* Estas informações foram extraídas da Bíblia de Estudo King James, pg 1905.

HÁ LUGAR PARA JESUS?

Cristo nasceu numa estrebaria, lugar onde guardavam gado. A manjedoura era uma espécie de gamela onde o gado se alimentava. O nascimento do Salvador, que é o maior evento de toda a história, ocorreu em circunstâncias as mais humildes. Jesus, sendo o Rei dos reis, não nasceu no palácio do imperador César, não nasceu no palácio do governador Pilatos, nem na casa do rei Herodes, mas nasceu numa manjedoura, no meio dos animais, de maneira humilde e simples porque não havia lugar para Ele na hospedaria. 

Por incrível que pareça, em muitas pessoas e em muitos lugares não há lugar para JESUS. Assim como as casas e as hospedarias estavam lotadas e não havia lugar para Jesus entrar e nascer, também acontece na vida de muitas pessoas que estão super lotadas com seus planos e projetos e tantas outras ideias, a ponto de não ter lugar para Jesus. No Natal há lugar para o Papai Noel, há lugar para as árvores de Natal, há lugar para luzes e enfeites, há lugar para as bebidas e comidas, há lugar para trocas de presentes e para tantas outras coisas, menos para Jesus. Muitas pessoas esquecem do aniversariante, do Salvador Jesus. Jesus nasceu e viveu como homem, mesmo sendo Deus. Ele desceu até nós, para nos fazer subir até Ele. Ele nasceu para nos trazer esperança, morreu para nos trazer salvação e voltará para nos levar às Mansões Celestiais. Que haja sempre lugar para Jesus nascer em nossos corações, que haja lugar para Ele fazer morada e habitar sempre em nossos corações, que seja Ele o nosso Senhor e Salvador, hoje e sempre. Amém!   

domingo, 17 de dezembro de 2023

DEIXANDO TODO EMBARAÇO.


Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta,  e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos (Hb.12.1-3).

CINCO PALAVRAS QUE SE DESTACAM NO TEXTO.

1- TESTEMUNHAS. 

Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas. Esta nuvem de testemunhas, não são as pessoas que estão nos observando em nosso dia-a-dia. Aqui o escritor aos hebreus faz referência aos heróis da fé citados no capítulo 11. Eles não são nossos espectadores, mas são exemplos colocados diante de nós. Eles são exemplos a serem seguidos, e estamos olhando para eles enquanto eles nos animam! Esta nuvem de testemunhas aumenta, a medida que estamos cercados por exemplos do Antigo e Novo Testamento e exemplos contemporâneos da fé.  

2- DEIXAR. 

Deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia. Embaraço significa dificuldade, empecilho, obstáculo, tudo aquilo que nos atrapalha para não atingirmos o alvo. Embaraço aqui também significa "excesso de peso". Nenhum corredor usa vestimentas que atrapalhem os seus movimentos, apenas o mínimo necessário. Aqui nós aprendemos que na nossa maratona espiritual, devemos deixar todo embaraço (excesso de peso), coisas furteis e desnecessárias, que venham dificultar a nossa corrida e nos impedir de atingirmos o nosso Alvo que é Cristo. 

Falando sobre embaraço, Paulo está em concordância com o escritor aos hebreus, quando escreve a Timóteo dizendo: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente (II Tm.2.3-5).

Enquanto o escritor aos Hebreus utiliza a figura de um atleta para comparar a corrida espiritual da fé dos cristãos, Paulo faz uso da linguagem militar comparando o cristão a um soldado que milita em plena guerra.

Você pode não está no pecado, mas os embaraços também te afastam de Deus.

Devemos entender que, nem todo embaraço é pecado, mas todo pecado é embaraço.

3- CORRER. 

Corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta. Correr com paciência, significa dizer, correr com perseverança; todos correm, mas nem todos chegam até o final. Não é o muito correr, ou correr rápido demais que vai garantir a vitória para o atleta, mas o correr sempre e com persistência até atingir a linha de chegada. O atleta que não persiste em correr até o fim da maratona, tende a desistir e deixar a competição. 

Paulo também compara uma competição de atletas com a corrida da vida cristã, quando diz: Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (I Co.9.24-27). 

CORRER PARA ALCANÇAR. Paulo ilustra o princípio de que se alguém deixa de exercer seu autodomínio, disciplina e abnegação, ele mesmo será rejeitado por Deus, mesmo sendo um pregador do evangelho.

FICAR REPROVADO. "Fica reprovado" (gr. adokimos) encerra a ideia de "ser reprovado em prova". Paulo emprega esse mesmo termo em II Co.13.5, onde declara que Cristo não habita naqueles que são reprovados. Paulo não se refere meramente à perda de um galardão ministerial. O que ele reconhece é a possibilidade de deixar de obter o prêmio, ou seja, a herança da salvação final.

O PRÊMIO. O "prêmio", a coroa "incorruptível" refere-se à vitória de obtermos a salvação eterna, o alvo precioso da vida cristã. Esse alvo somente podemos atingir, abrindo mão de alguns dos nossos direitos e renunciando as coisas que nos eliminariam da corrida espiritual.  

Nós os cristãos, como atletas da fé, devemos perseverar até o fim e no final dizer como disse o apóstolo Paulo: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Tm.4.7).

4- OLHAR. 

Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé. Ele é o Alvo da nossa adoração e o nosso maior exemplo a ser seguido. Olhando sempre para Ele, seremos vitoriosos na corrida espiritual da nossa fé. Devemos fixar o nosso olhar em Jesus, desviando o nosso olhar de tudo aquilo que venha a nos afastar dEle. A ordem do SENHOR é: Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Is.45.22). Olhando para Cristo, estamos trilhando o caminho certo da salvação.

5- CONSIDERAR. 

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos (v.3). Considerar Jesus significa tê-lo como exemplo de sofrimento e inspiração para não desfalecermos, mas seguirmos fielmente até o fim. Amém! 

sábado, 9 de dezembro de 2023

BÍBLIA - Um Livro Extraordinário.


A Bíblia não é um livro comum, mas é o livro mais extraordinário produzido em toda história humana. A Bíblia é extraordinária porque penetra no nosso intelecto, alimenta a nossa alma e sacia a sede do nosso espírito. Todos os livros se tornam esgotáveis e cansativos depois de algumas repetidas leituras e releituras; porém, a Bíblia é extraordinária porque é um livro inesgotável e incansável para todos os seus leitores. A Bíblia é a Fonte onde os doutos, os indoutos, os intelectuais, os filósofos, os teólogos, os cientistas, os educadores e estudiosos em geral, buscam extrair dela a melhor resposta para as suas dúvidas e dilemas. 

DEZ RAZÕES PELAS QUAIS A BÍBLIA É UM LIVRO EXTRAORDINÁRIO.

1- Porque é a inerrante Palavra de Deus.

2- Porque é única em sua inspiração divina.

3- Porque é a Carta Magna de Deus para humanidade.

4- Porque é uma Fonte inesgotável de conhecimento.

5- Porque nela estão escondidos todos os tesouros da ciência e da sabedoria. 

6- Porque ela contém a terceira revelação de Deus para humanidade. 

7- Porque o seu Autor é o próprio Deus.

8- Porque nela está revelado os pensamentos de Deus.

9- Porque só na Bíblia tem a expressão: Assim diz o SENHOR.

10- Porque é o único livro que começa com Deus criando todas as coisas e termina com a bênção da graça do Senhor Jesus Cristo sobre todos.

A Bíblia é extraordinária porque a sua origem é extraordinária, a sua unidade é extraordinária, a sua preservação é extraordinária, a sua sobrevivência é extraordinária, a sua mensagem é extraordinária, e a transformação que ela provoca na vida das pessoas é extraordinária. Bendita seja a Bíblia, o Livro do Senhor. Aleluia!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

A Multiforme Graça De Deus.

 

Cada um administre aos outros o dom como recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (I Pe.4.10).

Multiforme é o mesmo que múltiplas formas, ou tomar várias formas, que se manifesta de diversos modos, logo a "multiforme graça de Deus" é a graça de Deus em ação que se manifesta de várias maneiras. Graça de Deus é um dom, uma dádiva, é uma porção da presença de Deus na vida do Seu povo em forma de ministérios e dons. Pedro falou da multiforme graça como dom recebido por Deus: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”(I Pe.4.10). Bons despenseiros, é aquele que tem o poder de dispensar o suprimento certo para satisfazer a necessidade espiritual do povo de Deus. Falando sobre despenseiros, Paulo diz: Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel (I Co.4.1,2). Que possamos ser fiel como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

DEZ MANIFESTAÇÕES DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS.

1- Graça que salva (Ef.2.8).

2- Graça que Fortalece (II Tm.2.1).

3- Graça que Justifica (Rm.3.24).

4- Graça que Perdoa (Ef.1.7).

5- Graça que Traz salvação (Tt.2.11).

6- Graça que Favorece diferentes dons (Rm.12.6).

7- Graça que Ajuda (Hb.4.16).

8- Graça que Constrange (II Co.5.14).

9- Graça que é superabundante (Rm.5.20).

10- Graça que é suficiente (II Co.12.9).

Que possamos mergulhar no Oceano da Graça de Deus, a fim de sermos alcançados com a plenitude da Multiforme Graça de Deus. Amém!  

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

MISSÕES E A IGREJA PERSEGUIDA.


E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus, padecerão perseguições (II Tm.3.12).

Quando uma pessoa aceita a fé e decide viver para Cristo, está declarando guerra a Satanás e ao mundo (sistema pecaminoso). É impossível o verdadeiro cristão não ser perseguido; de alguma maneira o verdadeiro cristão sofrerá algum tipo de perseguição. Um cristão não ser perseguido significa dizer que ele está concordando e aceitando os ditames do mundo, está se omitindo falar a verdade e deixando de fazer oposição as obras do Diabo. A única maneira da igreja não ser perseguida é ficando em silêncio e deixar de fazer missões. Porém, a Palavra de Deus nos diz: Ó vós que fazeis menção do SENHOR, não haja silêncio em vós... (Is.62.6). Jesus, o Senhor da igreja advertiu aos seus discípulos: Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós... (Jo.15.20). A perseguição contra os cristãos é uma realidade em todo o mundo. Segundo fontes de informações, na atualidade mais de 360 milhões de cristãos no mundo sofrem algum tipo de perseguição por expressar a sua fé em Jesus Cristo. Muitas vezes, a obra missionária é realizada num contexto de perseguição religiosa, política, ideológico e cultural. De acordo com os dados do portal Missão Portas Abertas, a perseguição aos cristãos está aumentando em todas esferas do mundo, principalmente na região chamada "Janela 10/40", que abrange cerca de 62 países e uma população de quase quatro bilhões de pessoas, que estão concentrada desde o Norte da África ao leste da Ásia.   

SETE TIPOS DE PERSEGUIÇÕES A IGREJA DE CRISTO.

1- PERSEGUIÇÃO POR CAUSA FÉ.

2- PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DA VERDADE.

3- PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DO EVANGELHO.

4- PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS.

5- PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO.

6- PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DO PROGRESSO DA OBRA MISSIONÁRIA.

7- PERSEGUIÇÃO POR SER DISCÍPULO DE JESUS.

Há uma poesia de uma música, que diz: Ó quantos sofrem, ó quantos morrem sem negar Jesus; ó quantos choram, por Deus imploram carregando a cruz, se na minha angústia me atormenta me roubando a paz, existem tantos, que por JESUS suportam muito mais. Oremos sempre pelos nossos irmãos e irmãs que sofrem perseguições constantemente por amor a Cristo. 

domingo, 3 de dezembro de 2023

DEZ DESAFIOS NA EVANGELIZAÇÃO DA JANELA 10/40.


O termo “Janela 10/40” originou-se com o argentino Luis Bush durante a 2ª conferencia de Lausanne, em Manilla, em julho de 1989.
A apresentação sobre grupos de povos não-alcançados (GPNAs) de Ralph Winter no Congresso Internacional de Evangelização Mundial (Movimento Lausanne) realizado em julho de 1974 na Suécia serviu como base para Luis Bush identificar a região geográfica onde a maioria dos GPNAs se encontravam.
Esta região do mundo, antes conhecida como “Cinturão de Resistência”, estende-se desde o oeste da África até o leste da Ásia, sendo 10 graus de longitude e 40 de latitude acima da linha do Equador.

JANELA 10/40. Essa expressão foi criada para trazer relevância a uma marcação geográfica de 10 e 40 graus ao norte da linha do Equador, do norte da África até o leste da Ásia. Esse espaço geográfico que forma um retângulo, representa simbolicamente uma janela que traz consigo muitos desafios. A janela 10/40, abrange aproximadamente 62 nações marcadas pela pobreza extrema e pelo fechamento a mensagem do Evangelho de Cristo. Nessa região vivem quase quatro bilhões de pessoas (2/3 da população do planeta), onde predomina as três maiores religiões não cristãs do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduísmo. Essa é a região da terra onde se encontra a maioria absoluta dos povos não alcançados pelo Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. A Janela 10/40 é um grande desafio para igreja de Cristo, esta Missão não é impossível, porque as portas do inferno, não prevalecerão contra a igreja de Cristo.

1- ATEÍSMO.

2- COMUNISMO.

3- SOCIALISMO.

4- HUMANISMO.

5- SINCRETISMO RELIGIOSO.

6- FALSAS RELIGIÕES.

7- OPRESSÃO ISLÂMICA.

8- PARANOIA DITATORIAL.

9- PORTAS FECHADAS PARA O EVANGELHO.

10- PERSEGUIÇÃO AO EVANGELHO DE CRISTO.

Diante destes grandes desafios, a igreja de Cristo continua firme no combate da fé. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. Destruindo argumentos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo (II Co.10.4,5). Na revelação de Pedro, Jesus disse: Sobre esta Pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt.16.18). Amém!

sábado, 2 de dezembro de 2023

UM ACRÓSTICO PARA DEZEMBRO.


DEZEMBRO, mês que finda o ano, mês de retrospectiva, de reflexão e de novos planos para o futuro. Durante os 365 dias do ano muitos fatos ocorreram, muitos morreram e muitos nasceram. Durante o ano há muitos altos e baixos, há dias bons e dias maus, há frustrações, mas há também sucessos. A nossa confiança no SENHOR é a garantia de um bom ano. Está escrito: Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Pv.16.3). Que venha um novo ano, Deus tem coisas novas para realizar, haverá um novo amanhecer de Deus para sua vida. Amém!

DEZEMBRO

Deus agindo e no controle de todas as coisas durante todo ano.

Eterna é a Bondade e a Misericórdia do SENHOR sobre nós.

Zeloso é Deus que cuida, protege e prover todas as coisas.

Em nome do SENHOR arvoraremos pendões Ele é a nossa Vitória.

Martelo, Escudo e Espada é Palavra de Deus para todos que a amam.

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e confia plenamente em seu Poder.

Renovados em força seremos, o SENHOR nos dará uma nova unção.

Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl.125.1).