E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito aos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se (Lc.13.10,11).
Jesus estava ensinando na sinagoga, ele parou de ensinar e voltou sua atenção para uma mulher que estava enferma. Esta era vítima de um espírito de enfermidade que a mantinha presa por dezoito anos e não a deixava andar de forma ereta, na sua normalidade. Jesus viu a situação deplimente daquela mulher e decidiu cura-la, libertando-a daquele espírito de enfermidade que a possuia. A mulher estava no lugar certo, se ela tivesse faltado ao culto naquele sábado, teria perdido uma oportunidade ímpar de ser curada, porque raramente Jesus retornava outra vez ao mesmo lugar.
A SITUAÇÃO DA MULHER.- Possuída por um espírito de enfermidade.
- Satanás a mantinha presa por dezoito anos.
- Andava encurvada e de modo algum podia endireitar-se.
ATITUDES DE JESUS.
- Viu a mulher.
- Chamou-a à frente.
- Impôs as mãos sobre a mulher.
- Libertou a mulher.
E, vendo-a Jesus, chamou-a à frente, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus (12,13).
REAÇÃO DO PRÍNCIPE DA SINAGOGA.
E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado (14).
- Reprovou a boa ação de Jesus.
- Super valorizou o sábado.
- Valorizou mais os animais do que as pessoas.
RESPOSTA DE JESUS.
Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água? E não convinha soltar desta prisão no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa? (15,16).
TRÊS COISAS EM COMUM ENTRE A MULHER ENCURVADA E A GERAÇÃO ATUAL:
1- A mulher estava possuída por um espírito de enfermidade.
Esta geração está sendo possuída por espíritos que causam transtornos físicos, mentais e espirituais.
2- A mulher andava encurvada e não podia endireitar-se.
Esta geração está andando encurvada só valorizando as coisas da terra e não podendo olhar para o céu.
3- A mulher estava presa por Satanás há dezoito anos e não podia libertar-se.
Esta geração está escravizada por Satanás há muitos anos e não pode libertar-se.
Muitos preferem viver como escravos, mas o Libertador, Jesus Cristo, ainda liberta todos os escravos do pecado que queiram ser livres.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo.8.32,36).
CONCLUSÃO:
Os inimigos da obra ficaram envergonhados.
Os adoradores se alegram e glorificam a Deus.
Os adversários ficaram envergonhados, e o povo se alegrava com todas as maravilhas que Jesus realizava (17). Ele liberou a mulher e continua curando, libertando, salvando e operando maravilhas; porque Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente (Hb.13.8). Amém!