sábado, 22 de julho de 2023

O ESPÍRITO E AS IGREJAS.


A verdadeira igreja do Senhor deve viver sob a direção do Espírito Santo. Uma igreja que despreza a direção do Espírito e deixa de ouvir a sua voz, está fadada ao fracasso. No livro de Apocalipse a expressão, "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas" se repete por sete vezes (2.7,11,17,29; 3.6,13,22). É melhor dar ouvidos a voz do Espírito, do que dar ouvidos a voz do homem.

O ESPÍRITO... ÀS IGREJAS.

Devemos sempre ter em mente a distinção entre as igrejas locais e o Espírito Santo. As igrejas estão subordinadas ao Espírito de Deus e à sua Palavra inspirada (II Tm.3.15,16; I Pe.1.24,25; II Pe.1.20,21). Essa distinção entre o Espírito e as igrejas locais pode ser expressa através das seguintes verdades bíblicas: 

(1) O Espírito não é propriedade das igrejas, nem de qualquer instituição humana. Ele é o Espírito de Deus e de Cristo, e não o Espírito das igrejas. O Espírito é livre para operar onde quiser, de conformidade com os padrões justos de Deus (Jo.1.33; 4.24; 7.39; 14.17).

(2) O Espírito Santo representa o senhorio atual de Cristo sobre as igrejas. O Espírito e a sua Palavra são a autoridade final. As igrejas devem constantemente julgar suas normas de fé e conduta pelo Espírito. Uma igreja não deve depositar fé noutra igreja; nem obedecer ou seguir outra igreja. O Espírito e a Palavra inspirada são maiores do que as igrejas históricas.

(3) O Espírito Santo permanecerá em qualquer igreja, somente à medida que esta permanecer fiel a Cristo e a sua Palavra e observar o que o Espírito disser às igrejas (2.5,16,22,23; 3.3,15,16).

3.22 O ESPÍRITO... ÀS IGREJAS. (Comentário Bíblia de Estudo Pentencostal, pg.1988).

SETE CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA DIRIGIDA PELO ESPÍRITO SANTO.

A igreja primitiva era totalmente guiada pelo Espírito Santo. Havia menos ideias e estratégias humanas, a última palavra era sempre a voz do Espírito. No primeiro Concílio da igreja em Jerusalém, após várias opiniões e ponto de vista diferentes dos apóstolos, eles chegaram a um consenso e disseram: "Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: ... (At.15.28). Diferentemente de muitas igrejas na atualidade, onde as ideias, os dogmas e as tradições falam mais alto do que a voz do Espírito. Na atualidade, muito se fala sobre o Espírito Santo, mas poucos seguem a sua direção e obedecem a sua voz.

1- ANDA NO TEMOR DO SENHOR (At.9.31).

2- VIVE CHEIA DE ALEGRIA E DO ESPÍRITO SANTO (At.13.52).

3- ORA E JEJUA ANTES DE TOMAR DECISÕES (At.13.1-3).

4- CRESCE EM NÚMERO (At.2.47; 16.5).

5- EVANGELIZA ANUNCIANDO A JESUS CRISTO (At.5.42).

6- PERSEVERA NA DOUTRINA (At.2.42).

7- AGUARDA  A  IMINENTE VOLTA DO SENHOR JESUS (At.1.9-14).

A conferência de Jerusalém foi dirigida pelo Espírito Santo, Jesus prometera que o Espírito Santo guiaria os fiéis em toda a verdade (Jo.16.13). As decisões da igreja não devem ser tomadas pelo homem apenas; este deve buscar a direção do Espírito, mediante oração e jejum e a fidelidade à Palavra de Deus até que a vontade divina seja claramente discernida (At.13.1-4). A igreja, para ser realmente a igreja de Cristo, deve ouvir o que o Espírito diz às igrejas locais. 

15.28 PARECEU BEM AO ESPÍRITO SANTO. (Comentário Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1665).