Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb.4.12).
Neste versículo vamos encontrar três definições da Palavra de Deus: Ela é viva. Ela é eficaz. Ela é penetrante. Ela é viva porque está sempre em ação, nunca parada, mas sempre em movimento. A Palavra está em ação para salvar, para curar, para libertar e dá vida a humanidade que está morta em seus delitos e pecados. Ela é eficaz porque produz efeitos, não falha, não volta vazia, não erra o alvo, mas produz os efeitos que lhe apraz. Ela é uma Espada cortante que penetra no mais íntimo do nosso ser para discernir os nossos pensamentos e intenções do coração, se são espirituais ou não. Tem dois gumes e corta de ambos os lados, ou para salvar ou para condenar.
Todos nós, os cristãos, devemos expressar um grandioso amor à Palavra de Deus. Nela encontramos promessas, provisão, mandamentos, oração, direção, consolo, proteção, testemunho, ensino, sabedoria, verdade, justiça e repreensão. O nosso apego a Palavra deve ser constante. Ler e meditar na Palavra, deve ser a nossa pratica diária. Mediante a leitura e meditação da Palavra e pela pratica da oração, cresceremos em graça e conhecimento. À medida que o nosso amor crescer por Ela, ficaremos mais íntimos da Palavra.
TRÊS TIPOS DE PREGADORES:
1- Os que pregam fora da Palavra.
2- Os que pregam sobre a Palavra.
3- Os que pregam a Palavra.
A PREGAÇÃO DEVE SER:
Com Ousadia (At.4.31).
Com Poder (At.4.33a).
Com Graça (At.4.33b)
QUEM PREGA A PALAVRA DEVE:
Amar a Palavra (Sl.119.97,140).
Ler e meditar na Palavra (I Tm.4.13; Js.1.8).
Manejar bem a Palavra (II Tm.2.15).
A PALAVRA DE DEUS É:
Alimento (Jr.15.16; I Pe.2.2).
Escudo (Pv.30.5).
Espada (Ef.6.17).
Espelho (Tg.1.22-25).
Fogo (Jr.23.29a).
Martelo (Jr.23.29b).
Lâmpada (Sl.119.105).
Doce mais que o Mel (Sl.19.10; 119.103).
CONSELHO AOS PREGADORES:
Não Pregue Filosofia Humana.
Não Pregue Achismo Teológico.
Não Pregue Talmude dos judeus.
Não Pregue Usos e Costumes.
Pregue a Palavra, simplesmente a PALAVRA.
Pregue a Palavra e deixa o Espírito Santo fazer a obra que lhe apraz. Amém!