Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e cujo espírito não há engano.
Enquanto me calei, envelheceram meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobrir; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu coração (Sl.32.1-5).
Este salmo de Davi, tem uma conexão com o salmo 51 onde Davi detalha a sua confissão de pecado diante de Deus. Este salmo nos mostra quão infeliz é o homem que encobre o seu pecado e não o confessa diante do SENHOR. Este salmo também nos ensina que é feliz o homem que confessa o seu pecado, e expõe diante de Deus as suas transgressões.
Aquele que reconhecer e confessar o seu pecado, com um coração sincero e arrependido, sempre terá o perdão gracioso da parte de Deus. Quando Davi ocultou o seu pecado e não o confessou diante de Deus, ele ficou perturbado, a culpa e o tormento interior lhe sobreveio como castigo Divino. A não confissão de Davi resultou em consequências desastrosas, ele perdeu a saúde, a paz de espírito, a felicidade e o favor de Deus.
O sábio Salomão, que foi também um pecador arrependido, disse: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv.28.13). As únicas pessoas realmente felizes são aquelas que confessaram e deixaram as suas praticas pecaminosas e receberam de Deus o perdão dos seus pecados.
OITO PETIÇÕES DE DAVI NA SUA CONFISSÃO NO SALMO 51:
1- TEM MISERICÓRDIA DE MIM, Ó DEUS.
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias (v.1)
2- LAVA-ME COMPLETAMENTE DA MINHA INIQUIDADE.
Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado (v.2).
3- PURIFICA-ME COM HISSOPO.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve (v.7).
4- FAZ-ME OUVIR JÚBILO E ALEGRIA.
Faz-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste (v.8).
5- ESCONDE A TUA FACE DOS MEUS PECADOS.
Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades (v.9).
6- CRIA EM MIM UM CORAÇÃO PURO.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto (v.10).
7- NÃO ME LANCES FORA DA TUA PRESENÇA.
Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo (v.11).
8- TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário (v.12).
Provavelmente, Davi escreveu este salmo já arrependido, após o profeta Natã ter revelado os seus pecados de adultério e de homicídio (II Sm.12.1-13). Davi confessa o seu pecado e roga contritamente a Deus uma restauração completa, uma plena vitalidade espiritual e a sua presença de volta em sua vida. Infelizmente, na atualidade há muitos crentes que estão vivendo de aparências, muitos vivem arrotando santidade, mas estão vivendo na pratica do pecado no meio do povo de Deus, tentando justificar seus erros, em vez de confessa-los diante de Deus e da igreja do Senhor, se for preciso.
Deus perdoa e usa de misericórdia, mas é preciso que confessemos os nossos pecados para recebermos de Deus o seu perdão, favor e graça. Amém!
Graça e Paz pastor Geraldo.
ResponderExcluirGostei muito das suas postagens e estou seguindo o seu blog.
Deus continue lhe abençoando e lhe iluminando no conhecimento da Palavra.
Amém.
ResponderExcluirObrigado irmã Cybelle Macedo, por está seguindo o nosso Blog, por sua visita e pelo comentário.
Volte sempre.