sexta-feira, 31 de maio de 2024

A DERROTA DO GIGANTE OGUE.


Depois, mandou Moisés espiar a Jazer, e tomaram as suas aldeias e daquela possessão lançaram os amorreus que estavam ali. Então, viraram-se e subiram o caminho de Basã; e Ogue, rei de Basã, saiu contra eles, e todo o seu povo, à peleja em Edrei. E disse o SENHOR a Moisés: Não o temas, porque eu to tenho dado na tua mão, a ele, e a todo o seu povo, e a sua terra, e far-lhe-ás como fizeste a Seom, rei dos amorreus, que habitavam em Hesbom. E de tal maneira o feriram, a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo, que nenhum deles escapou; e tomaram a sua terra em possessão (Nm.21.32-35). ARC

Conquistamos todas as cidades do planalto, toda a Gileade, e também toda a Basã, até Salcá e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã. Ogue, rei de Basã, era o único sobrevivente dos refains. Sua cama era de ferro e tinha, pela medida comum, quatro metros de comprimento e um metro e oitenta centímetros de largura. Ela ainda está em Rabá dos amonitas (Dt.3.10,11). NVI

Não os temais, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que peleja por vós (Dt.3.22).

Os israelitas eram imbatíveis na peleja contra os seus opositores que vinham contra eles. Era impossível vencer o povo de Deus quando eles estavam em obediência e sob a vontade de Deus. Os israelitas defrontavam-se com inimigos poderosos, aos quais não poderiam derrotar com as suas próprias forças. Quando Moisés e todo povo de Deus ficaram frente a frente com o gigante Ogue, rei de Basã, e todo o seu exército, eles temeram as consequências pavorosas da derrota. Porém, eles tinham certeza da vitória, mediante a confiança em Deus. É natural para nós os crentes temermos, quando defrontamo-nos com dificuldades e situações que parecem insuperáveis. Todavia, acreditamos e confiamos no SENHOR, no Deus que peleja por nós. O texto diz, que Ogue, era o único sobrevivente da raça dos gigantes refains. Mas isso não significa dizer que todos os gigantes haviam morridos ou que foram destruídos na peleja. Gigantes sempre existiram e vão existir, nunca deixará de haver gigantes espirituais em nossa caminhada cristã rumo a Canaã celestial. Deus prometeu dá aos israelitas uma boa terra, terra que manava leite e mel, a Canaã terrestre; porém o povo teria que lutar contra os ferozes inimigos que haveriam de se opor a eles no caminho, para os impedir de conquistar a terra de Canaã. Com os crentes da Nova Aliança, não é diferente, Jesus Cristo, nosso Senhor, Salvador e Libertador conquistou para sua igreja uma eterna morada no céu (a Canaã celestial), o alto preço Ele já pagou por nós na cruz do Calvário, porém, temos que lutar contra os inimigos e gigantes espirituais que vem contra nós para tentar nos destruir ou nos fazer desistir da caminhada. Assim como Deus prometeu a Moisés que entregaria todos os inimigos em sua mão, e ele os destruiria, assim também Ele nos garante a vitória sobre todos os inimigos e gigantes espirituais que se opõe contra o seu povo da Nova Aliança. 

Que venham os gigantes, os opositores, os inimigos da obra, os maldizentes, os zombadores e blasfemadores; e todos serão derrotados, porque maior é o que está conosco, o SENHOR nosso Deus, é quem pelejará por nós. Amém!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário