quinta-feira, 9 de maio de 2024

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO.


O cristão é comparado a um soldado, este deve está adestrado e provido de armas para enfrentar os inimigos em plena guerra espiritual. É impossível um cristão vencer as batalhas se este não estiver de posse das suas armas espirituais. Paulo escrevendo aos coríntios, disse: Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo (II Co.10.3-5). Habilidade, riqueza, capacidade intelectual, eloquência, sabedoria humana, poder de persuasão, status, formação e influência, não são em si mesmas capazes de destruir as fortalezas de Satanás. As únicas armas adequadas para desmantelar os arraiais de Satanás, são as armas espirituais que Deus nos dá.

1- A ORAÇÃO.

A oração é a base principal que garante ao cristão a certeza da vitória. Orar é entrar em guerra contra o reino das trevas, orar se constitui um combate no mundo espiritual. Paulo escrevendo aos romanos, diz: Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus (Rm.15.30). A pratica da oração é uma arma poderosa no mundo espiritual. O cristão que não vive uma vida de oração, está perdendo força no campo de batalha e está  vulnerável aos ataques do inimigo. Falando sobre batalha espiritual, Paulo recomenda aos cristãos da igreja em Éfeso, a oração como uma arma poderosa: Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito... (Ef.6.18). A oração não deve ser apenas circunstancial, mas em todo o tempo. Orar é necessário, orar nunca é demais. Jesus, nosso Mestre, nos deixou o exemplo de uma vida de oração. Que todos nós cristãos, possamos seguir o exemplo de Jesus. 

O Diabo rir das nossas pregações.

O Diabo zomba da nossa sabedoria.

O Diabo despreza os nossos títulos e status.

Mas ele teme e treme diante de um crente de joelhos em fervente oração.

2- O JEJUM.

O jejum aliado a oração se constitui uma arma poderosa no mundo espiritual. A pratica do jejum é observada tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Este ato do jejum geralmente tem como objetivo buscar uma orientação divina, bem como também consagrar-se a Deus em total vida de santidade e renúncia. Logo, o jejum tem um valor glorioso para a vida do cristão, pois é um ato que nos aproxima mais de Deus. 

3- A PALAVRA DE DEUS.

A Palavra de Deus é o Pão que alimenta a nossa alma; o Senhor Jesus disse que não vivemos apenas de pão, mas de toda a Palavra de Deus (Mt.4.4). Jesus venceu o Diabo com a Palavra, citando-a por três vezes diante das suas investidas (Mt.4.4,7,10). O apóstolo Pedro nos aconselha que desejemos afetuosamente o "leite racional", para o nosso crescimento espiritual (I Pe.2.2). A Palavra de Deus é o leite genuíno que nutre a nossa inteligência espiritual. A Palavra de Deus aliada a oração e o jejum, nos torna capazes de vencer todas as investidas do sagaz inimigo da nossa alma. Ela é a nossa arma ofensiva que nos capacita vencer todas as batalhas. Paulo cita a Palavra de Deus, como a Espada do Espírito: "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus" (Ef.6.17). Logo devemos está munidos com a Palavra, para resistir às influências malignas, às armadilhas de Satanás e suas estratégias. Portanto, todo cristão que se preza, deve amar, ler, estudar e meditar na Palavra de Deus. Amém!  

6 comentários:

  1. A paz do SENHOR JESUS CRISTO excelente estudo gostei muito foi o estudo que tivemos na EBD parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Se puder apresenta-se pelo seu nome fica melhor a nossa comunicação.
      Volte sempre.

      Excluir
    2. Amém glória a DEUS por sua vida e por todos de sua família

      Me chamo Joaquim

      Excluir
    3. Amém. Obrigado Joaquim.
      Volte sempre.

      Excluir
    4. É sempre que puder eu irei voltar aqui para lê e comentar

      Excluir
    5. Amém irmão Joaquim, será sempre uma honra a sua visita e comentário. Forte abraço.

      Excluir