domingo, 2 de junho de 2024

"A Guerra Dos Séculos"


Pois as armas da nossa guerra não são terrenas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas! Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus, e dominamos todo o pensamento carnal, para torná-lo obediente a Cristo. E estaremos preparados para repreender qualquer atitude rebelde, assim que alcançarmos a perfeita obediência (II Co.10.4-6).

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos e por mim; para que me seja dada no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar (Ef.6.10-20). 

E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis (II Co.2.10,11).

A guerra no mundo espiritual, começou quando Satanás investiu pesado contra o homem no Jardim do Éden e os fez pecar contra o Criador. Esta guerra é sem tréguas e vem rompendo os séculos, e só terá o seu fim, com a derrota final de Satanás no fim dos tempos. A grande estratégia de Satanás é semear o ódio, a contenda e a guerra entre as nações, e fazer com que a humanidade esteja rebelada contra Deus, o Criador. O que na verdade, no livro dos salmos está escrito que há uma rebelião por parte dos governantes das nações e dos povos em geral contra o próprio Deus e contra o seu Ungido, Jesus Cristo. Assim está escrito no salmo 2: 
1 Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?
2 Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:
3 "Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas! "
4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.
5 Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo:
6 "Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte".
7 Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: "Tu és meu filho; eu hoje te gerei.
8 Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.
9 Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro".
10 Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra.
11 Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor.
12 Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Esta rebelião contra Deus e contra o seu Ungido, Jesus Cristo, tende a aumentar a medida em que o fim se aproxima. Tudo está convergindo para uma total rebelião contra Deus, e o clímax desta rebelião se dará na batalha do Armagedom, de acordo com o que está escrito no livro de Apocalipse 16.16: E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

ARMAGEDOM.

A expressão hebraica "har megiddo" é, traduzida pelo nome "Armagedom", que é uma transliteração de "a colina de Megido" (Jz.5.19), que se ergue na planície de Esdralom. Esse é um local histórico de grande orgulho nacional para os israelenses e de impressionante valor simbólico-religioso. Nos relatos bíblicos, na planície de Armagedom, foram derrotados os cananeus (Jz.4.2); Gideão e seus 300 escolhidos venceram os midianitas (Jz.7); o rei Saul foi derrotado (I Sm.31); e a malvada rainha Jezabel foi envergonhada e morta (II Rs.9.33). A expressão Armagedom (II Rs.23.29; II Cr.35.22), é mais que uma localização geográfica, simboliza a mundial e derradeira batalha do povo de Deus contra as forças de Satanás (Zc.14; Ap.19). 

Armagedom (gr.harmagedom), uma planície muito extensa localizada no centro-norte da Palestina, significa "Vale do Megido", onde será o ponto central da batalha, que acontecerá naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso. Como está escrito: E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom (Ap.16.12-14,16). Durante o período da grande tribulação, os governantes das nações ficarão dominados pelos espíritos enganadores, e enganados por Satanás através dos "milagres", farão um plano louco de total rebelião, que levará as nações a guerrearem contra a nação de Israel, que lançará o mundo inteiro num grande holocausto. Essa guerra será travada no fim da grande tribulação, e acabará quando Cristo voltar em glória para pelejar a favor de Israel, para destruir os ímpios e libertar o seu povo, e inaugurar o seu Reino messiânico milenial. 

A batalha do Armagedom será o fim do sistema opressor do Anticristo e o começo do Reino de Cristo. Satanás e os seus demônios reunirão muitas nações sob a direção do anticristo a fim de guerrearem contra Deus, contra seus exércitos, contra seu povo e para destruir Jerusalém. Embora o ponto central esteja na terra de Israel, o evento do Armagedom envolverá a totalidade do mundo. Quando a nação de Israel, estiver cercada de exércitos inimigos, encurralada, num beco-sem-saída, Cristo voltará e intervirá de modo sobrenatural, destruindo o anticristo e os seus exércitos (Ap.19.19-21; Zc.14.1-5). Ele fará cessar a guerra, vencendo o anticristo e todos os seus aliados, e estabelecerá o seu governo de paz e prosperidade. Aleluia! Amém!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário