sábado, 31 de agosto de 2024

A ASTÚCIA DE SATANÁS EM DESVIAR A VERDADE.


Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo (II Co.11.2,3). 

O zelo, o carinho e o cuidado do apóstolo Paulo pela igreja do Senhor, revela um grande compromisso que ele tinha em apresentar uma igreja imaculada a Cristo. Todavia, o apóstolo temia que a astúcia de Satanás, representado pela serpente que enganou Eva, corrompesse a mente dos irmãos e estes se desviassem da verdade de Cristo. 

A serpente que enganou Eva há milhares de anos, continua enganando ainda em nossos dias. O instinto da serpente continua enganando as pessoas chamadas ao caminho da salvação, depois de milhares de anos, o diabo continua usando a mesma astúcia que usou lá no Éden para corromper os sentidos das pessoas, levando-as a apartar da legítima vontade de Deus. 

No tempo em que vivemos acontece maciçamente aquilo que o apóstolo dos gentios temia. A simplicidade da Palavra de Deus tem sido substituída pela sabedoria humana, e tem corrompido os sentidos de milhões de cristãos, através de interpretações utópicas, vindas de pessoas que se apresentam como mestres, mas na verdade são os enganadores contra quem Jesus nos advertiu. 

São várias as formas pelas quais a Palavra de Deus tem sido adulterada. Muitos tentam fazer uma adaptação dela aos seus interesses pessoais, procurando convencer as pessoas de que o evangelho de Jesus só pode ser entendido através da sabedoria humana, como se fosse uma profissão qualquer no mundo secular.

A ganância pelo domínio e alcance de posição honrosa entre os homens vão ofuscando o verdadeiro alvo da Palavra do Deus, e acaba por torná-la um conjunto de regras que mais beneficiam aos seus próprios anunciadores. Isso começou no início do cristianismo, continua existindo e vai impedir a salvação de milhares de pessoas.  Todo esse engano cresce e se multiplica porque a maioria dos cristãos não têm conhecimento bíblico, são negligente para ler a Bíblia e se tornam presas fáceis dos falsos profetas e falsos mestres.

Satanás, o grande enganador vem utilizando homens e mulheres com habilidades na comunicação, são eloquentes, pregam mensagens bombásticas para impressionar o público, mas na realidade vivem em contradição com a verdade do Evangelho de Cristo. O grande interesse desses pregadores e cantores é ficarem cada vez mais famosos e ricos materialmente. Mas diante de toda farsa e engano, a verdade de Cristo ainda prevalece no coração dos sinceros que não foram enganados nem se apartaram da simplicidade que há em Cristo. Amém! 

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

O PROFETA.



A letra desta música em forma de poesia, nos trás uma mensagem de advertência no que diz respeito a brevidade dos nossos dias, nos fazendo refletir agora no presente e na eternidade futura. Fé, amor, perdão, coerência, boas obras e temor a Deus, são as virtudes implícitas e explícitas na letra desta canção. 

O dia vai chegar
Estou me preparando porque antevi
No livro que lhe empresto e você não aceita a verdade eu li
Existe tanta gente por ai as tontas sem se definir
Na hora da balança o peso não alcança o que deve atingir

Hei Homem de Deus
Acorda é tempo ainda
Eis que teu tempo finda
Faz uma oração
Hei Homem de Deus
Deixa a incoerência
Em sua conferência
Fale de perdão.

Quem você não conhece é que vai conferir se você passa ou não
Esqueça o seu padrinho pois lá não tem carta de apresentação
O que vai influir é o bem que você fez ou deixou de fazer
Existe em cada estante um livro importante e você não quer ler.

Hei Homem de Deus
Acorda é tempo ainda
Eis que teu tempo finda
Faz uma oração
Hei Homem de Deus
Deixa a incoerência
Em sua conferência
Fale de perdão.

Quem sabe se o juiz não foi alvo de risos quando aqui passou
Sofrendo a indiferença, pagando tributos da classe ou da cor
Quem sabe se você não vai se ver chorando a mais tirana dor
E implorar baixinho aquela mesma ajuda que você negou

A vida é uma escola onde o viver é o livro e o tempo o professor.
Onde alguns são sábios porém até hoje ninguém se formou.
A única certeza é que o dia do acerto já está pra vir.
Prepare a sua alma pois na hora certa você vai ouvir.

O som de um instrumento que não se afina ao diapasão.
Virá anunciando sem segundo aviso a hora da razão.
Estou me reparando, estou lhe aconselhando porque quero ir.
Você se nega a ler, erroneamente crê que a vida é só aqui.

Hei Homem de Deus
Acorda é tempo ainda
Eis que teu tempo finda
Faz uma oração
Hei Homem de Deus
Deixa a incoerência
Em sua conferência
Fale de perdão.

Esta música foi composta por Lúcio Barbosa (o mesmo de "Cidadão") e interpretada pelo cantor Zé Geraldo, no ano de 1980, do álbum "Estradas".




quarta-feira, 21 de agosto de 2024

SENOR ABRAVANEL (Silvio Santos, o Ícone da Comunicação).

 

Um dos maiores ícones da TV brasileira, Silvio Santos, que morreu neste sábado (17), aos 93 anos, em São Paulo, era, na verdade, um nome artístico. Ele, na verdade, se chamava Senor Abravanel. O nome tem origem judaica: o apresentador era o primogênito de um casal de imigrantes judeus da região da Grécia, mas cujos antepassados viveram na região da Península Ibérica, onde ficam Portugal e Espanha.

Nos anos 1980, ele explicou, em um de seus programas, a origem do nome. Silvio — no caso, Senor — era descendente de Dom Isaac Abravanel, judeu responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século XV.

"O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Depois, quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram 'você fica e o povo judeu vai'. Ele disse, 'não, o povo judeu vai e eu vou junto'", disse ele, visivelmente emocionado. "E foi para Salônica, na Grécia. De lá, então, meu pai, meu avô, tiveram o título Senor Dom Abravanel. Aqui no Brasil não existe Dom. o título que meus antepassados ganharam no ano de 1400 e 90 e quantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que 'Dom é frescura' e ele colocou Senor, Senor quer dizer 'Dom Abravanel".

Neste sábado, entidades ligadas à comunidade judaica lamentaram a morte do apresentador. A Confederação Israelita do Brasil (Conib), manifestou seu “respeito e reconhecimento a Silvio Santos, cuja trajetória ilustra o que há de mais admirável no empreendedorismo brasileiro”. Em nota, a entidade afirmou que “como membro da comunidade judaica, Silvio sempre fez questão de manter suas raízes e valores, tornando-se um símbolo de orgulho para judeus em todo o Brasil”.

Também em nota, a Federação Israelita do Estado de São Paulo lamentou “profundamente o falecimento de Silvio Santos”. “Sua trajetória, marcada por trabalho incansável, é um exemplo inspirador para todos nós”, diz o comunicado, que acrescenta que o dono do SBT honrou suas raízes judaicas ao incorporar “calores de generosidade e perseverança em tudo o que fez”.

Já Câmara de Comércio Brasil-Israel (BRIL Chamber) expressou “profunda admiração por Silvio Santos, um empreendedor visionário que transformou o cenário empresarial” no país. “Silvio Santos não apenas revolucionou a televisão, mas também serviu como um exemplo de sucesso e inspiração para a comunidade judaica no Brasil. Sua trajetória mostra o poder da perseverança e da criatividade”, afirma o comunicado enviado à imprensa.

Segundo um comunicado divulgado pela família, o dono do SBT queria que, assim que morresse, fosse levado imediamente ao cemitério e enterrado conforme os ritos judaicos. "Ele pediu para que não explorássemos sua passagem", diz o texto.

Em carta, a família Abravanel afirmou que Silvio “pediu para que não explorássemos sua passagem”.

Silvio Santos morreu em decorrência de uma broncopneumonia contraída após a contaminação por H1N1. Em respeito ao desejo do apresentador, a família anunciou que não haverá velório. Não há informações sobre o enterro.

Fonte: O GLOBO.

Link: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/08/19/senor-abravanel-silvio-santos-explicou-significado-e-origem-do-nome-verdadeiro-entenda-e-veja-video.ghtml

CINCO COISAS QUE O SENOR ABRAVANEL RECEBEU DE DEUS.

Na minha concepção, no meu modo simples de pensar, na comunicação que recebi do Espírito no meu espírito.

1- DONS (Talentos).

2- PROSPERIDADE.

3- RIQUEZAS.

4- LONGEVIDADE.

5- FÉ. 

Senor Abravanel, não foi um homem perfeito, como nenhum de nós somos, perfeito só Jesus Cristo; mas ele nos deixou um legado de perseverança e fé em tudo que realizou.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

TEMPO DE ESCASSEZ.


Está escrito: Eis que vêem dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do SENHOR, e não a acharão (Amós, 8.11,12).

Mais do que nunca, estamos vivendo um tempo de escassez moral, ética, social, econômica, espiritual... 

A verdade é que, muitas coisas boas e virtuosas são raridade e estão em extinção.

Onde estão os homens bons? Que se manifestem no mundo, neste tempo de escassez! 

Frase de Abigail Aquino.

A escassez moral acontece quando os homens são imorais, não servem de exemplo e não são referenciais para a presente e futura geração. Estamos vivendo uma época de crise moral, há uma raridade de pessoas que são paradigmas ou modelo para esta geração. Que legado moral iremos deixar para as futuras gerações?

A falta de ética, de respeito, de submissão e lealdade vem ficando cada vez mais escassa. Poucos fazem a diferença com um comportamento irrepreensível e um caráter ilibado.

Estamos vivendo um tempo em que estamos vendo uma sociedade doentia, confusa, insegura e perturbada. Uma sociedade que vem se degenerando a cada dia, voltada para as coisas materiais e fria para praticar o amor e o perdão. 

Na economia, escassez significa dizer que não há quantidade suficiente de recursos para atender todas as pessoas, não há abundância de recursos para satisfazer suas necessidades. 

Em uma pesquisa recente, um relatório divulgado no dia 16/08/2024  revela que cerca de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo enfrentam escassez de água.

O Instituto de Recursos Mundiais, sediado em Londres, diz que pelo menos em um mês do ano quase metade da população mundial sofre do que os cientistas chamam de “estresse hídrico”, que é a falta de d’água, seca. A previsão é de que esse número suba para 60% da população global.

O relatório destaca que 25 países, que abrigam um quarto da população mundial, enfrentam um estresse hídrico extremo. Os mais afetados são Bahrein, Chipre, Kuwait, Líbano e Omã. O mapa de risco hídrico do instituto mostra que a demanda por água está aumentando globalmente e mais que dobrou desde os anos de 1960.

A escassez espiritual é grave, porque muitos dos que se dizem cristãos estão vivendo uma vida de pura hipocrisia. Muitos estão em busca de fama, dinheiro, mídia e aplausos do público. Há também a escassez pelo amor a Palavra de Deus, pelo prazer de viver uma vida de oração e comunhão com Pai. Estamos vendo muito barulho, muita emoção, e nada de ação genuína do Espírito Santo. Há muitos pregadores e cantores sensacionalistas, onde as suas intenções são emocionar o povo e exaltar o seu ego. Dizem que prega e canta para glória de Deus, mas muitos o fazem para sua própria glória, na intenção de engordar a sua conta bancária. 

Há escassez de verdadeiros pregadores, há raridade de verdadeiros cantores, há falta de verdadeiros adoradores, há crise ministerial, onde os verdadeiros ministros, pastores e lideres são raridade.

Todavia, diante de toda escassez, a nossa fé não deve ficar escassa. Enquanto há tempo, vamos buscar a Deus em oração e adorá-lo em espírito e em verdade. Vamos ler e meditar na Palavra, vamos nos alimentar do Pão e do Leite genuíno que é Palavra de Deus, para crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

VASO QUEBRADO.

 

Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado (Sl.31.12).

Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer (Jr.18.4).

Vaso quebrado é inútil, vaso quebrado é desprezível, vaso quebrado não tem nenhum valor. Mas as vezes o vaso precisa ser quebrado, para ser refeito pelo próprio oleiro. O vaso quando quebrado na mão do oleiro, ele será refeito de forma especial. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer (Jr.18.4). O processo pode ser dolorido, mas vai valer a pena. Um bom vaso não nasce pronto, ele é processado pelo oleiro, e isto pode levar anos. No processo o barro precisa ser molhado, amassado, rodado na roda do oleiro, e depois de formado o vaso, ainda precisa ser aquecido e purificado pelo fogo. Muitas vezes pensamos que já estamos prontos, mas o Oleiro por excelência chamado Espírito Santo, sabe onde podemos melhorar. Precisamos nos entregar nas mãos do grande Oleiro e deixar Ele nos refazer do jeito que Ele quer e lhe apraz, só assim seremos vaso de honra, pronto para toda boa obra. Amém! 

domingo, 18 de agosto de 2024

A MULHER HEMORRÁGICA.


A história desta mulher, cujo nome não é revelado é narrada nos três evangelhos sinóticos: Mateus, 9.19-22; Marcos, 5.25-34; Lucas, 8.43-48. O evangelho de Marcos, é o que tem uma narrativa mais extensa e com mais riquezas de detalhes acerca da mulher que tinha um fluxo de sangue. 

Jesus havia acabado de desembarcar quando um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, o encontrou e lhe implorou que viesse e salvasse da morte sua filha de 12 anos de idade. Jesus consentiu em lhe atender e dirigiu-se à casa de Jairo. 
Enquanto caminhavam, encontraram uma mulher cuja história era profundamente lamentável. Há doze anos, ela vinha sofrendo com uma hemorragia incurável. Como se isso não bastasse, muito padecera à mão dos médicos, tendo gastado tudo quanto tinha, sem nenhum resultado de cura; pelo contrário, sua condição só piorava.
Ao sofrimento desta mulher somava-se ainda o fato de ela ser considerada imunda segundo a lei de Moisés (Lv.15). Isso significa que ele não poderia frequentar a sinagoga, além de não poder conviver socialmente em contato com as pessoas e membros de sua família, que também seriam considerados imundos se tocassem qualquer lugar onde ela houvesse sentado ou deitado. 
Mas, diz o texto, que ela ouviu falar de Jesus, e sabendo que Ele estava passando na região onde ela estava, não perdeu tempo, ela rompeu a multidão e exercitou a sua fé quando disse: "Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei" (Mc.5.27,28). Pela fé, ela procurou secretamente apenas tocar as vestes de Jesus. Sua fé foi recompensada, ao tocar na veste de Jesus, instantaneamente foi curada. Jesus percebeu que dele saíra virtude, isto é, poder divino para curar. Ele perguntou: "Quem tocou nas minhas vestes? Os discípulos estranharam a pergunta, pois as pessoas o rodeavam, o comprimiam e lhe tocavam. Mas Ele sentiu que foi tocado com um toque especial. Diante da insistência de Jesus, a mulher se apresentou e declarou-lhe toda a verdade. Jesus elogiou a sua fé e confirmou a sua curar (Mc.5.30-34). Aqui nós aprendemos que a fé é capaz de romper obstáculos e vencer preconceitos. Se assim esta mulher não tivesse tomado esta atitude, de nada adiantaria a sua fé.

CINCO ATITUDES DA MULHER HEMORRÁGICA:

1- CORAGEM. 

Ela rompeu a multidão para chegar até Jesus (Mc.5.27).

Ela rompeu uma multidão de opositores que tentavam a impedir chegar até Jesus, visto que ela era considerada uma mulher imunda.

2- FÉ. 

Ela exercitou a sua fé quando disse: "Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei".

Diz o texto: Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei (Mc.5.27,28).

Ela ouviu falar de Jesus. Isto gera fé. Está escrito: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm.10.17). 

3- TOCOU NA VESTE DE JESUS. 

Ela não apenas rompeu a multidão, mas tocou na veste de Jesus.

Não foi fácil chegar até Jesus, mas ela estava determinada a tocar nas vestes de Jesus.

4- HUMILHOU-SE. 

Ela temendo e tremendo, aproximou-se de Jesus e prostrou-se diante dele (v.33).

Toda humildade será honrada, Jesus honrou e elogiou a fé da mulher lhe chamando de filha (v.34).

5- CONFESSOU. 

Ela disse toda a verdade (v.33).

Depois de todas as suas atitudes, Jesus lhe diz: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste mal (v.34).

Obs.: Esta é a única mulher a quem Jesus chama de filha.

Aqui nós aprendemos que, a nossa fé é recompensada quando acreditamos no poder de Deus.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

A GRAÇA NOS BASTA.


E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (II Co.12.9a).

Este texto de II Coríntios 12.1-10, nos fala sobre as visões e revelações de Paulo e também sobre o espinho na sua carne. A palavra "espinho" comunica a ideia de dor, de aflição, de sofrimento, de humilhação, ou de enfermidade física. O espinho de Paulo permanece indefinido, ou seja, não ficou claramente definido o que seria o espinho na carne de Paulo. Há duas hipóteses que seriam as mais prováveis: (1) O espinho de Paulo pode ter sido uma ação demoníaca contra ele, permitida por Deus, mas por Ele limitada. (2) O espinho de Paulo também pode ter sido algum tipo de enfermidade que lhe deixava abatido (Gl.4.13,14). 

Sobre o espinho, Paulo diz que lhe foi dado para impedir que se orgulhasse a respeito das revelações que recebera. Acerca deste espinho, Paulo diz que orou três vezes ao Senhor para que o retirasse dele. mas a resposta Divina foi: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". O espinho de Paulo tornou-o mais forte e mais dependente da graça de Deus. Paulo conclui dizendo: Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte (v.10).  

A graça é o favor imerecido de Deus em nossa vida. 

O que merecemos Deus não nos deu, mas a graça que não merecemos Ele nos deu. 

Esta graça nos basta porque em tudo nos é suficiente.  

CINCO BENEFÍCIOS DA GRAÇA.

1- SOMOS SALVOS PELA GRAÇA.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus (Ef.2.8).

2- SOMOS PERDOADOS PELA GRAÇA.

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça (Ef.1.7).

3- SOMOS JUSTIFICADOS PELA GRAÇA.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça... (Rm.3.23,24). 

4- SOMOS FORTALECIDOS PELA GRAÇA.

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus (II Tm.2.1).

5- SOMOS VITORIOSOS PELA GRAÇA.

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (I Co.15.57).

CINCO QUALIDADES DA GRAÇA.

1- A GRAÇA É SALVADORA (Tt.2.11).

2- A GRAÇA É RICA (Ef.1.7).

3- A GRAÇA É MULTIFORME (I Pe.4.10).

4- A GRAÇA É VERDADEIRA (I Pe.5.12).

5- A GRAÇA É SUPERABUNDANTE (Rm.5.20).

Que possamos desfrutar dos grandes benefícios da graça de Deus, que está manifestada em Jesus Cristo, a fonte da graça. Amém! 

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

CURIOSIDADES SOBRE A RAINHA VASTI.

 

De acordo com o Livro de Ester, durante seu terceiro ano de reinado, o rei Assuero decidiu dar uma festa em Susã. No livro, Vasti é a primeira esposa do rei Assuero. Enquanto o rei oferece um banquete magnífico para seus príncipes, nobres e servos, ela oferece um banquete separado para as mulheres. No sétimo dia do banquete, quando o coração do rei estava "alegre com o vinho", o rei ordenou a seus sete camareiros que convocassem Vasti para vir diante dele e de seus convidados, a fim de exibir sua beleza. Vasti se recusa a vir e o rei fica furioso. Ele pergunta a seus conselheiros como Vasti deve ser punida por sua desobediência. Um deles, chamado Memucã, diz a ele que Vasti fez mal não apenas ao rei, mas também a todos os maridos da Pérsia, cujas esposas podem ser encorajadas pelas ações de Vasti de desobedecer. Memucã encoraja Assuero a dispensar Vasti e encontrar outra rainha. Assuero segue o conselho de Memucã e envia cartas a todas as províncias que os homens deveriam dominar em suas casas. Assuero subsequentemente escolhe Ester como sua rainha para substituir Vasti. Vasti é lembrada pelo rei Assuero pela última vez (Et.2.1), depois disso Vasti nunca mais é mencionada no relato bíblico.

POR QUE VASTI DESOBEDECEU A ORDEM DO REI ASSUERO?

O texto do livro de Ester somente indica que ela precisa usar a coroa real para se apresentar (Et.1.11). Mas, dada a embriaguez do rei, e o fato de todos os seus convidados do sexo masculino estarem igualmente assim, entende-se, que foi ordenado que Vasti aparecesse nua, vestida apenas com a coroa. Sua recusa é ainda uma outra pista para a natureza da ordem do rei. Não faz sentido afirmar que ela correria o risco de desobedecer a um decreto real, se Assuero tivesse apenas pedido para ela mostrar o rosto. Várias fontes midraxicas também afirmam que a ordem do rei era para que Vasti aparecesse sem roupas para os participantes do banquete.

QUAL O VERDADEIRO NOME DE VASTI?

No século XIX e no início do século XX, os comentaristas da Bíblia tentaram identificar Vasti com rainhas persas mencionadas pelos historiadores gregos. Após a descoberta da equivalência dos nomes Assuero e Xerxes, alguns comentaristas da Bíblia começaram a identificar Assuero com Xerxes I e Vasti com a esposa chamada Améstris mencionada por Heródoto.

O nome Vasti é na verdade um título, é uma expressão persa que significa; "bela", "esplendorosa". Segundo o historiador Heródoto, o nome da rainha de Xerxes era Améstris.

COMO VASTI CHEGOU AO POSTO DE RAINHA DA PÉRSIA?

De acordo com o Midraxe, Vasti era bisneta do rei babilônico Nabucodonosor II, neta do rei Evil-Merodaque e filha do rei Belsazar. Durante o governo do pai de Vasti, multidões de medos e persas atacaram Babilônia e assassinaram Belsazar. Vasti, sem saber da morte do pai, correu para os aposentos do pai. Lá ela foi sequestrada pelo rei Dario da Pérsia. Mas Dario teve pena dela e deu-a a seu filho, Assuero, em casamento.

VASTI É VISTA E RECONHECIDA COMO ÍCONE FEMINISTA.

Embora Ester seja a heroína narrativa bíblica, alguns vêem que Vasti tem uma heroína por direito próprio. Ela se recusa a se rebaixar perante o rei e seus amigos bêbados, preferindo valorizar sua dignidade acima de se submeter aos caprichos de seu marido. Vasti é vista como uma personagem forte que não usa sua beleza ou sexualidade para se promover. Por outro lado, Vasti também é vista como vilã. Em vez de recusar porque ela valorizava a si mesma, os proponentes dessa leitura a vêem como alguém que pensava que ela era melhor do que todos os outros e, portanto, recusou o comando do rei Assuero porque era presunçosa.

A recusa de Vasti em obedecer à convocação de seu marido bêbado foi admirada como heróica em muitas interpretações feministas do Livro de Ester. As primeiras feministas admiravam os princípios e a coragem de Vasti. Harriet Beecher Stowe chamou a desobediência de Vasti de "a primeira posição pelos direitos da mulher. Elizabeth Cady Stanton escreveu que Vasti "acrescentou uma nova glória aos [seus] dias e à sua geração... por sua desobediência; pois 'Resistência aos tiranos é obediência a Deus.

Algumas intérpretes feministas mais recentes do Livro de Esther comparam o caráter e as ações de Vasti favoravelmente aos de sua sucessora, Ester, que é tradicionalmente vista como a heroína da história de Purim. Michele Landsberg, uma feminista judia canadense, escreve: "Salvar o povo judeu era importante, mas ao mesmo tempo toda a forma submissa e secreta de ser [de Ester] era o arquétipo absoluto da feminilidade dos anos 1950. Isso me repelia. Eu pensei: 'Ei, o que está errado com a Vasti? Ela tinha dignidade. Ela tinha respeito próprio. Ela disse: 'Eu não vou dançar para você e seus amigos.

Fonte das informações desta postagem: WIKIPÉDIA.

domingo, 11 de agosto de 2024

O CAVALO BRANCO NAS OLIMPÍADAS DE PARIS.

 

Filhinhos, é já a última hora, e, como ouviste que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora (I Jo.2.18).

Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda (II Ts.2.7,8).

A grande sutileza e as táticas do espírito do anticristo é introduzir na mente das pessoas a não acreditarem no sacrifício de Cristo na Cruz, e usar a cultura e a mídia para tentar calar a voz do Cristianismo e até mesmo apagar a memória de Cristo na história.

No começo da era cristã, no primeiro século, os apóstolos Paulo e João, já tinham a percepção da atuação do espírito do anticristo. Hoje, em pleno século XXI, estamos vivendo tempos difíceis onde o espírito do anticristo está em evidência atuando fortemente sobre todas as nações. 

No portal do Site Guiame, o pastor Engel comentou sobre as simbologias presentes na cerimônia de abertura das Olimpíadas, interpretando-as como tentativas de preparar o caminho para o Anticristo. “Assim como Deus enviou profetas para prepararem o caminho de Jesus, Satanás envia profetas que preparam o caminho do Anticristo”, afirmou.

“A entrada triunfal do cavaleiro em Paris faz menção aos quatro cavalos citados em Apocalipse 6, que representam diferentes forças que serão liberadas sobre a Terra no fim dos tempos”.

“As simbologias usadas na cerimônia das Olimpíadas tinham a pretensão de anunciar ao mundo que o Anticristo está às portas. Isso é algo espiritual. Engel enfatizou que a tentativa do Anticristo falhou, pois o nome mais falado após a abertura foi o de Jesus Cristo.

“Essa é a ideia de Satanás: Se levantar contra tudo o que é relacionado a Deus. Antes de Jesus voltar à terra, primeiro se manifestará o Anticristo. 

SOBRE O CAVALO BRANCO, o texto de Apocalipse diz: E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer (Ap.6.2). Os quatro cavaleiros que se apresentam quando os quatro primeiros selos são abertos (6.1-8), representam o julgamento divino contra o sistema mundial corrupto e maligno dos inimigos de Deus. Há um consenso entre os estudiosos da bíblia que o cavaleiro do cavalo branco é o Anticristo, o futuro dominador mundial. 

No detalhe, observe que ele tem o arco na mão, mas não tem a flecha; isto significa que sua conquista será sem guerra, e ele promoverá uma paz momentânea, ou seja, uma falsa paz. Pois esta "paz" será tirada da terra a partir do segundo cavaleiro (6.3,4). Diz o texto: "Ele tinha um arco; e foi lhe dada uma coroa e saiu vitorioso e para vencer". Esta coroa é símbolo do poder, a qual lhe é dada pelos governantes, que entregarão o seu governo ao Anticristo e este usando sua inteligência e estratégias sairá para vencer sem fazer guerra.

Finalmente, nos dias atuais estamos percebendo e vendo claramente as ações malignas do espírito do anticristo que vem operando no mundo inteiro. Como disse o apóstolo João, muitos se têm feito anticristos, e estão envolvidos no sistema pecaminoso, promovendo o pecado e preparando o caminho para a chegada do Anticristo. Mas enquanto o mundo se prepara para a chegada do Anticristo, a igreja está preparada para a vinda de Cristo. 

Maranata! Amém! 

sábado, 10 de agosto de 2024

POR QUE DEUS PROÍBE FALAR NO NOME DE OUTROS DEUSES?


Não terás outros deuses diante de mim (Dt.5.7).

Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR (Dt.6.4).

E, em tudo que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca (Ex.23.13).

... não entreis a estas nações que ainda ficaram convosco; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclinareis (Js.23.7).

E da sua boca tirarei os nomes de baalins, e os seus nomes não virão mais em memória (Os.2.17).

Deus proibiu seu povo de adorar, servir e até falar o nome de outros deuses. Mas Israel não atendeu plenamente a essa exigência e, como consequência, deixou de ter a proteção do SENHOR. Não podemos ter as bênçãos de Deus e a sua proteção conosco e, ao mesmo tempo, participar da mesa dos demônios. Deus proíbe o seu povo de adotar as religiões da nações e de aceitar a sua postura imoral. Quando o povo entrou em Canaã (na terra prometida), Josué exortou ao povo dizendo: Portanto, guardai-vos muito a vossa alma, para amardes ao SENHOR, vosso Deus. Porque, se dalguma maneira vos apartardes, e vos achegardes ao resto destas nações que ainda ficou convosco, e com elas vos aparentardes, e vós a elas entrardes, e elas a vós, sabeis, certamente, que o SENHOR, vosso Deus, não continuará mais no meio de vós para expelir estas nações... (Js.23.11-13). 

Tendo Baal como uma das deidade masculinas principais, a religião dos cananeus era altamente imoral. A religião cananeia promovia a prostituição cultural, tanto de homens como de mulheres, e o culto em si consistia em orgias sexuais degradantes. Seus sacerdotes assassinavam nos templos, crianças recém-nascidas em sacrifício a seus deuses. Por essas e outras, Deus proibiu o seu povo de associasse com estas nações profanas. 

Na atualidade, muitas religiões também dão nomes aos seus deuses e denominam a cada entidade com nomes que diz respeito ao seu ofício. Ou seja, são nomes que quando pronunciados exercem influências negativas, não soma nada no que diz respeito a fé genuína em Deus. Nenhum cristãos foi chamado para ser especialista em saber os nomes da entidades e conhecer seus ofícios. Nós fomos chamados para conhecer ao SENHOR e invocarmos o seu nome (Os.6.3; Is.55.6). Tudo o que chamamos e invocamos virá. Se alguém chama pelos demônios eles virão; e se alguém chamar por Deus, Ele virá. Deus proibiu e proíbe  que tenhamos os nomes das entidades malignas em nossos lábios, Jesus disse: "A boca fala do que está cheio o coração. Pense nisso.  

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

O CONFRONTO FINAL.

 

E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o Reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo (Ap.12.7-12).

Este Confronto Final descrito no livro de Apocalipse, nada tem a ver com o filme X-MEM (O Confronto Final). O capítulo 12 de Apocalipse descreve um grande conflito entre os guerreiros da luz e os guerreiros das trevas. Nesta batalha Satanás e seus anjos perdem e são derrotados para sempre. Satanás sabe que está perdido, e que sua derrota final se aproxima. Satanás é derrotado e lançado na terra (Lc.10.18), sendo assim, não lhe é mais permitido acesso ao céu. O céu se regozija porque Satanás já não é uma força espiritual nos lugares celestiais (Ef.6.12). Ao mesmo tempo, isso causa "ais" aos que habitam na terra. Satanás acusava os crentes fiéis diante de Deus de dia e de noite, mas agora o seu acesso diante de Deus, já não é possível porque ele foi expulso definitivamente e lançado na terra. Os crentes fiéis venceram e vencem Satanás ao serem libertos do seu poder pelo sangue do Cordeiro, e também testemunhando de Cristo e demonstrando disposição de servir a Cristo, mesmo que custe a sua vida. Satanás está confinado na terra, ele sabe que lhe resta pouco tempo para sua total derrota. A verdade é que, como Satanás já está perdido e sentenciado ao castigo eterno no lago de fogo e enxofre, ele não quer ir só com os seus anjos, mas também quer arrebanhar o máximo de pessoas com ele. O texto sagrado diz: Ele desceu com grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

A operação do erro, o mistério da injustiça e o espírito do Anticristo, estão em grande evidência e ação em todos os seguimentos da sociedade.

SEIS ÁREAS DO CONFRONTO FINAL.

1- Confronto Cultural.

2- Confronto Social.

3- Confronto Ideológico.

4- Confronto Político.

5- Confronto Religioso.

6- Confronto Espiritual.

Finalmente, a guerra está travada, e o confronto contra as ações de Satanás e seus aliados é uma realidade que todos os cristãos verdadeiros enfrentam. Mas a vitória final deste confronto é da igreja, porque Jesus Cristo, já nos garantiu na cruz do Calvário. Amém!  

terça-feira, 6 de agosto de 2024

ELE VIRÁ!

 

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória (Mt.24.30). 

As Escrituras sagradas afirmam de forma exaustiva que o Rei virá. Muitos preferem não acreditar, outros dizem ser uma utopia, outros zombam dizendo: Isto é uma fábula. Mas a Palavra de Deus afirma dizendo: E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra (Ap.22.12). A Bíblia termina com a promessa de que JESUS breve voltará (Ap.22.20). Ao que João responde: "Vem Senhor Jesus!" Este deve ser o anseio de todos os cristãos verdadeiros. Amém!  

DEZ PROPÓSITOS PELOS QUAIS ELE VIRA:

1- Ele virá para arrebatar a sua igreja (I Ts.4.13-18).

2- Ele virá para julgar as nações (Mt.25.31-34).

3- Ele virá para salvar a nação de Israel (Zc.12.7-10; 14.1-9).

4- Ele virá para jugar todas as pessoas segundo as suas obras (II Co.5.10; Ap.20.11,12).

5- Ele virá para punir os rebeldes (II Ts.1.7-10).

6- Ele virá para fazer guerra contra os reis da terra (Ap.16.12-16).

7- Ele virá para guerrear e destruir a besta e o falso profeta (Ap.19.19-21).

8- Ele virá para amarar e destruir Satanás (Ap.20.1-3,7-10).

9- Ele virá para reinar sobre as nações (Ap.20.4-6).

10- Ele virá para julgar o mundo (Ap.20.11-15).

Resta pouco tempo, o Rei já vem. Todos os sinais testificam que o Rei está voltando. 

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim! Amém! (Ap.1.7).

Maranata! Vem Senhor Jesus!

domingo, 4 de agosto de 2024

O DISFARCE DA MULHER DE JEROBOÃO.

Nesta história, vamos encontrar quatro personagens que vivem uma realidade de vida diferente. São eles: Jeroboão, a mulher de Jeroboão, Abias, Aías. Após os quarenta anos do reinado de Salomão, o reino foi dividido em dois, reino norte e reino sul. O reino do norte, Israel, capital Samaria reinou Jeroboão. Reino sul, Judá, capital Jerusalém, reinou Roboão. Jeroboão foi o rei que promoveu a idolatria e levou o povo a adorar bezerros de ouro, afirmando ter sido eles que os havia tirado da escravidão do Egito (I Rs.12.26-30). Jeroboão fundou um falso sistema religioso, levando o povo a adorar falsos deuses. 

Quando Abias, filho de Jeroboão adoeceu, o rei deve ter consultado os seus deuses, os bezerros de ouro que, segundo ele, havia tirado Israel do Egito. Deve ter pedido também aos sacerdotes que fizessem preces e sacrifícios ao seu deus. Todavia, a situação do seu filho não melhorou, e, por fim, Jeroboão procura consultar o profeta Aías, o qual havia profetizado sobre o seu reinado e havia se cumprido (11.29-38). No entanto, o rei Jeroboão estava envergonhado, temendo encontrar o profeta Aías, visto que ele estava desviado do verdadeiro Deus de Israel e havia levado o povo à idolatria. Tanto ele quanto a rainha se sentiam envergonhados de buscar o socorro de Deus através do profeta. Para evitar uma situação desagradável, Jeroboão instrui sua mulher a se disfarçar e apresentar-se diante do profeta por outra pessoa. Jeroboão diz a sua mulher: Toma na tua mão dez pães, e bolos, e uma botija de mel e vai a ele (era os presentes que se costumava oferecer aos profetas); ele te dirá o que há de suceder a este menino (14.1-3). Isso indica que ele ainda acreditava no profeta e no Deus de Israel, apesar de ter deixado de obedecer ao SENHOR.

Nessa época Aías era um homem de idade avançada, já era tão idoso que não conseguia mais enxergar (v.4). Contudo, o SENHOR estava com ele e continuava a lhe dar visões e revelações. A visão natural do profeta estava escurecida, ele não mais enxergava, mas a sua visão espiritual estava plena e ativa. O SENHOR revelou ao profeta quem estava a caminho, prestes a visitá-lo e como ele devia responder ao pedido da mulher de Jeroboão. 

O texto sagrado diz: Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. 

6 E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão! Por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas.

7 Vai e dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Visto que te levantei do meio do povo, e te pus por chefe sobre o meu povo de Israel,

8 e rasguei o reino da casa de Davi, e a ti to dei, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos;

9 antes, tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas,

10 portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.

11 Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo, as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse.

12 Tu, pois, levanta-te e vai-te para tua casa; entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá.

13 E todo o Israel o pranteará e o sepultará, porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o Senhor, Deus de Israel, em casa de Jeroboão.

14 O Senhor, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia; mas que será também agora!

15 Também o Senhor ferirá a Israel, como se move a cana nas águas, e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio, porquanto fizeram os seus bosques, provocando o Senhor à ira.

16 E entregará Israel por causa dos pecados de Jeroboão, o qual pecou e fez pecar a Israel.

17 Então, a mulher de Jeroboão se levantou, e foi, e veio a Tirza; chegando ela ao limiar da porta, morreu o menino.

18 E o sepultaram, e todo o Israel o pranteou, conforme a palavra do Senhor, a qual dissera pelo ministério de seu servo Aías, o profeta.

19 Quanto ao mais dos atos de Jeroboão, como guerreou e como reinou, eis que tudo está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Israel.

20 E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos, e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar (I Rs.14.5-20).

Imagine como ficou a mulher de Jeroboão, cujo nome a Bíblia não fala, mas ela deve ter ficado angustiada como mãe, ouvindo que seu filho seria o único que teria um enterro digino, porém, dali com vida, ela não o veria mais, pois ele morreria antes dela chegar até ele em casa.

Aqui aprendemos que, com Deus não se brinca! Não adianta tentar enganar a Deus com máscaras, vivendo uma vida cheia de aparências, religiosidade e tradições. Não adianta buscar resposta de Deus sem arrependimento, sem vida no altar da oração. Deus não aceita disfarce seja verdadeiro, porque as capas e as máscaras irão cair.

Precisamos buscar ao SENHOR, pedindo a sua misericórdia, e que Ele ache em nós lugar de arrependimento, pois só assim, poderemos ter verdadeiramente comunhão com Deus.

sábado, 3 de agosto de 2024

PODER PARA CURAR.


E aconteceu que, em um daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei que tinham vindo de todas as aldeias da Galileia, e da Judéia, e de Jerusalém. 

E a virtude do Senhor estava com Ele para curar (Lc.5.17). ARC

E o poder do Senhor estava com Ele para curar os doentes (Lc.5.17). NVI

... e Ele tinha o poder de Deus para realizar curas (Lc.5.17). BKJ

A grande diferença entre Jesus e os lideres religiosos é que eles apenas copiavam e interpretavam a Torá (o livro da lei), enquanto Jesus além de ser o Mestre por excelência das Escrituras, Ele tinha o poder de Deus para realizar curas. A autoridade de Jesus não era humana, nem fora outorgada por líderes religiosos, mas sim de Deus. Acerca do poder de Deus sobre Jesus, Pedro testifica dizendo: Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele (At.10.38). Jesus não foi um curandeiro ambulante da Galileia, mas Ele curou a todos os enfermos por onde Ele passava. A cura fazia parte do ministério tríplice de Jesus. Jesus ensinava, pregava e curava, isto está registado no evangelho de Mateus: E, percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e dalém do Jordão (Mt.4.23-25). Jesus era um pregador completo, Ele não apenas pregava e ensinava, mas também curava, porque o poder de Deus estava com Ele para curar os enfermos. Ele não mudou, o seu poder é o mesmo para curar e libertar todos os oprimidos do diabo. O escritor aos hebreus diz: Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb.13.8). Amém!  

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO.


No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef.6.10,11).

Paulo finaliza a sua carta aos efésios alertando os irmãos sobre os poderes das trevas, ele diz para os irmãos se fortalecerem no Senhor e na força do seus poder, e estar firme contra as astutas ciladas do diabo. É fato que o mundo espiritual existe e todo cristão está engajado num conflito espiritual com o mal. Esse conflito é descrito por Paulo como o combate da fé (II Co.10.4; I Tm.1.18,19. 6.12), este combate é sem tréguas, ele só termina quando chegar o fim da nossa existência na terra. No presente, o cristão está empenhado numa guerra espiritual que trava constantemente, nesta guerra o crente é vencedor mediante o poder do Espírito Santo. 

O que Paulo quis dizer com a expressão, "Astutas Ciladas do Diabo"? A expressão “astutas ciladas do diabo”, são “armadilhas” articuladas perversamente pelo reino das trevas, na intenção de desarticular e destruir o povo de Deus. Ciladas também são truques ou manipulações destinadas a enganar alguém. As ciladas do diabo são esquemas inteligentes usados por Satanás para nos enredar por meio de tentação, ameaças ou intimidação. As Escrituras nos dão uma visão das táticas do nosso inimigo: “... pois não ignoramos quais são as intenções dele” (II Co.2:11). Uma das astutas ciladas do Diabo, é fazer com que o erro  venha disfarçado de verdade. O Diabo torce a verdade de Deus como fez  lá no Jardim do Éden (Gn.3:1-6). Nós vemos como ele distorceu a Palavra de Deus para levar a mulher a se desviar do mandamento de Deus. Esta também é a característica de todo falso mestre, eles têm sempre uma interpretação distorcida da Escritura. Estejamos alerta em prestar atenção às suas ciladas.

O líder desse reino é identificado como Satanás ou Diabo, que significa adversário, caluniador, acusador” (Mt.4.1; Jo 8.44; I Pe 5.8). Ele age tomado de fúria e por meio do espírito do erro, ele prepara laços com o propósito de destruir a igreja de Cristo. Algumas de suas astúcias são: (1) Confundir a mentira com a verdade (Gn 3.4,5); (2) Deturpar as Escrituras (Mt 4.6); (3) Imitar e induzir ao erro por meio de disfarces (II Co.11.13,14); (4) fazer falsos sinais (II Ts 2.9); (5) fazer acusações (Ap 12.10); (6) Semear incredulidade (II Co 4.4); (7) Promover ideologias anticristãs (II Ts.2.3,4). Diante de todos estes ataques, o apóstolo Paulo ordena: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus!”.

No conflito contra o reino das trevas, Paulo enfatiza que esse conflito não é “contra carne e sangue” (6.12). Não se trata de lutar contra o ser humano, mas contra o reino das trevas nas “regiões celestes”. Essas declarações indicam que a batalha não é física, mas travada no mundo espiritual. O conflito é contra as hostes que, debaixo da autoridade do Diabo, mantêm os homens sob seu domínio e na escuridão (I Jo.5.19). Nessa metáfora, fica claro que o cenário do campo de batalha do soldado é espiritual. A natureza do conflito é pessoal e coletiva, pois essa luta se dá tanto na área individual quanto na área coletiva da igreja (I Pe.5.8,9).

Satanás se manifesta como anjo de luz. Paulo nos diz em II Co.11:13-15, que ele se transfigura em anjo de luz, na intenção de imitar os verdadeiros ministros de justiça. Os agentes de Satanás são poderosos. Os títulos “principados e potestades” indicam poder, primazia e autoridade para agir; “príncipes das trevas” são líderes de anjos decaídos, que sob o comando do Diabo exercem domínio. Eles são malignos. Esses agentes formam “as hostes espirituais da maldade”. Refere-se a demônios que empregam seu poder destrutivamente para o mal. Eles são astutos. São cheios de sutilezas e maquinam a queda da Igreja. Apesar desse imenso império do mal, a Igreja é exortada a não temer. Somos incentivados a lutar e, sobretudo, a vencer, pois o Senhor da Igreja está elevado ao nível “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio”. O Senhor da igreja diz: "As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja" (Mt.16.18). Amém!