sábado, 28 de setembro de 2024

O DEUS QUE MATA.


E Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de madeira de faia, com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com padeiros e com címbalos. E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus (II Sm.6.5-7).

E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus (I Cr.13.9,10).

Deus feriu Uzá porque Davi e o sumo sacerdote não tinham determinado que somente os levitas transportassem e cuidassem da arca, segundo o mandamento de Deus (Nm.1.47-52). Deus ordenara que ninguém deveria sequer tocar a arca, o símbolo da sua presença e majestade (Nm.4.15; I Cr.15.13-15). A ação de Uzá resultou da sua ignorância do mandamento de Deus, ou da sua falta de temor ao SENHOR (I Cr.15.2). Uzá é um exemplo de alguém que tem zelo por Deus, sem conhecimento da sua Palavra e dos seus caminhos. O plano de Davi, de trazer a arca de volta a Jerusalém, e a disposição de Uzá, de segurar a arca quando esta ameaçava cair do carro de boi, demonstram certo zelo pelo reino de Deus, mas, ao mesmo tempo, conduzem a uma atitude de descaso para com os padrões da santa Palavra de Deus. A ignorância não serve como desculpa quando violamos o que está determinado por Deus.

Uzá foi destruído por proceder contrariamente  às ordens de Deus (II Sm.6.1-8; I Cr.15.2,13,15; Ex.25.12-15; Nm.4.15), nestes textos lemos sobre as instruções específicas de Deus, para manuseio da arca. Este fato da morte de Uzá, nos ensina que a adoração e o serviço a Deus devem ser feitos conforme a revelação da sua Palavra, caso contrario corremos o risco de não sermos aceitos e até destruídos por Deus.  (Comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal) Obs.: Ouve alguns acréscimos do autor do Blog. 

TEXTOS DO ANTIGO TESTAMENTO AFIRMAM QUE DEUS MATA.

E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? (Gn.18.23).

Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? (Gn.18.25).

E aconteceu, à meia noite, que o SENHOR feriu todos os primogênitos da terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele, e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto (Ex.12.29,30).

Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão (Dt.32.39).

O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela (I Sm.2.6).

E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim, para eu restaurar a um homem da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim (II Rs.5.7).

Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados (Is.66.16).

... e a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; e vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos, órfãos (Ex.22.24).

Também toda alma que, naquele mesmo dia, fizer alguma obra, aquela alma eu destruirei do meio do seu povo (Lv.23.30).

... quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais fortes deles, e feriu os escolhidos de Israel (Sl.78.31).

Ó Deus! Tu matarás, decerto, o ímpio! Apartai-vos, portanto, de mim, homens de sangue (Sl.139.19).

Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio (Is.11.4).

E deixareis o vosso nome aos meus eleitos por maldição; e o Senhor DEUS vos matará; e a seus servos chamará por outro nome (Is.65.15).

Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo, os meus caminhos defenderei diante dele (Jó.13.15).

TEXTOS NO NOVO TESTAMENTO AFIRMAM QUE DEUS MATA.

E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo (Mt.10.28).

Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei (Lc.12.5).

Eis que a porei numa cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras (Ap.2.22,23).

Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda (II Ts.2.8).

Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir (Tg.4.12).

Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado (I Co.3.17).

Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram (Judas, 5).

Deus mata Ananias e Safira (Atos 5.1-11).

Deus mata o rei Herodes (Atos 12.21-23). 

O maior engano de muitos crentes é acreditar que o Deus que feria e matava no Antigo Testamento,  mudou e não mata mais na época atual. Todavia, entendemos pela Palavra de Deus, que Deus é amor, mas também é justiça e quando Ele decide ferir ou matar Ele assim o faz. O escritor aos hebreus diz: Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hb.10.31). Que sejamos alvo da bondade e misericórdia do Senhor e nunca da sua ira. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário