segunda-feira, 23 de setembro de 2024

O SHEMA.

 

                         Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR (Dt.6.4).

Esta citação no texto da Torá é comumente chamado "o Shema" (hb. Shama, "ouvir"). Este texto no tempo de Jesus, era citado diariamente pelos judeus devotos, e também regularmente nos cultos da sinagoga. O Shema é a declaração clássica do cunho monoteísta de Deus. Ao "Shema" segue-se um duplo preceito para Israel: (1) Amar a Deus de todo coração, alma e forças (v.5). (2) Ensinar diligentemente aos seus filhos sobre a sua fé (v.7).

A princípio, a instrução para atar as leis de Deus nas mãos e na testa era uma metáfora para o modo em que essas prescrições deviam estar presentes em todos os aspectos da vida (6.8), Posteriormente, porém, essa ordem foi entendida de forma literal, e os judeus passaram a usar filactérios (Mt.23.5), que eram caixinhas de couro que continham pequenos rolos com uma cópia de Deuteronômio 6.4-9; 11.13-21; e Êxodo 13.1-10. Essas caixinhas eram atadas à testa e ao braço esquerdo quando se recitava o Shema, e todos os judeus usavam-nas durante as orações matinais, exceto em sábados e dias de festas, pois estas ocasiões eram, em si mesmas, símbolos da lei. As palavras de 6.9 também serviam de base para a prática comum entre os judeus de afixar caixinhas que continham um pequeno rolo com estas três passagens num dos batentes das portas da casa. 

O SENHOR, NOSSO DEUS, É O ÚNICO SENHOR. Este versículo nos ensina o monoteísmo. Esta doutrina afirma que Deus é o único Deus verdadeiro, e não uma teogonia ou grupo de diferentes deuses. Afirma também que Deus é Onipotente entre todos os seres e espíritos do mundo (Ex.15.11). Este Deus deve ser exclusivo na nossa adoração, a quem devemos temer, amar e obedecer. Este aspecto de "unicidade" é a base da proibição da adoração a outros deuses (Ex.20.2). 

Esta afirmativa monoteísta que declara Deus como único, não contradiz a doutrina da trindade que afirma ser uma única Divindade manifesta em três pessoas distintas: Pai, Filho, Espírito Santo (Mt.3.16,17; 28.19). Segundo fonte de pesquisa a palavra hebraica empregada em Deuteronômio 6.4  para ÚNICO, é "echad" que significa uma unidade composta e, portanto, não exclui o conceito cristão de uma Trindade de Pessoas dentro daquela unicidade. A palavra hebraica que expressa unidade absoluta é "yachid". 

Comentários extraídos e articulados da Bíblia de Estudos Pentecostal e Comentário Bíblico Africano.

Concluindo: O verdadeiro cristão só se dobra para adorar e prestar culto ao único Deus vivo e verdadeiro. Jesus Cristo é o Senhor, o resto é Baal! Amém! 

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