sexta-feira, 18 de outubro de 2024

A CURA DO CEGO DE BETSAIDA.


No evangelho de Marcos 8.23 diz que Jesus pegou o cego pela mão e o levou para fora da aldeia de Betsaida, e o curou do lado de fora. E no versículo 26 Jesus disse a ele: “Não entres mais na aldeia.” O ambiente daquela aldeia não tinha nada mais a ver com a nova vida daquele homem. Jesus curou o cego fora da aldeia, e lhe ordenou que não entrasse mais na aldeia. Ele sabia que aquele lugar não era propício para realizar o milagre da cura do cego. As pessoas daquela região de Betsaida, eram incrédulas, pessimistas e maldizentes. Têm ambientes que nos impedem de receber a bênção de Deus. Muitas vezes a falta de fé, impede de Deus operar milagres. 

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE BETSAIDA.

Betsaida em hebraico significa "Casa de Pesca". Betsaida era uma aldeia que ficava localizada ao norte do mar da Galileia, e a alguns quilômetros de Cafarnaum. Na época de Jesus, era uma pequena aldeia com 50 a 70 casas. Os apóstolos Pedro, Filipe e André eram de Betsaida (Jo.1.44). Betsaida foi palco de grandes milagres realizados por Jesus. Infelizmente, a dureza de coração e falta de fé dos habitantes de Betsaida, levou Jesus a pronunciar juízo de maldição sobre eles. Betsaida, Corazim e Cafarnaum, são três cidades impenitentes sobre as quais Jesus lançou sobre elas juízo de maldição (Mt.11.20-24). 

CINCO LIÇÕES SOBRE A CURA DO CEGO DE BETSAIDA.

1- Levaram o cego a Jesus.

E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego...

As vezes quando estamos passando por dias difíceis, precisamos de pessoas amigas que se preocupem em nos levar a Deus para solucionar nossos problemas.

2- Rogaram a Jesus para que Ele tocasse no cego.

... e rogaram-lhe que lhe tocasse.

Além de levarem o cego a Jesus, eles também intercederam pelo cego, porque se importavam por ele. Muitas vezes precisamos de amigos que sintam empatia por nós, e clamem a Deus intercedendo a nosso favor. 

3- Jesus tomou o cego pela mão e o levou fora de aldeia.

E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia...

Há lugares que não é propício para Jesus operar milagres. Continuar na aldeia onde há pessoas negativas, maldizentes e incrédulas, não receberemos os milagres de Deus.

4- Jesus curou o cego de forma inusitada.

.. e, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam. Depois, tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos, e ele, olhando firmemente, ficou restabelecido e já via ao longe e distintamente a todos. 

Enquanto que, para o cego de Jericó Jesus o cura usando o poder da sua palavra, ao dizer: "Vê; a tua fé te salvou" (Lc.18.42), para o cego de nascença Ele cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e colocou o lodo nos olhos do cego, e o mandou lavar-se no tanque de Siloé. O cego foi, lavou-se e ficou vendo (Jo.9.5-7). Deus tem suas formas especiais de realizar milagres, nós é que muitas vezes não entendemos a maneira como ele agi para operar milagres.

Esta cura do cego de Betsaida é o único caso de uma cura gradual efetuada por Jesus. Foi registrada para que saibamos que nem toda cura divina é instantânea. Há alguns casos, que o poder divino aniquila a enfermidade por etapa e devagar.  

5- Não entres na aldeia.

E mandou-o para sua casa, dizendo: Não entres na aldeia (v.26).

Esta ordem dada por Jesus ao eis cego, implica em dizer: Você agora é um novo homem, e não vai valer a pena você continuar convivendo com pessoas que não te valorizam e nem tem comunhão com você. Não entre na aldeia, porque lá você vai vê coisas que irão lhe entristecer e lhe deixar desanimado. Não entres na aldeia! Saia do meio dos incrédulos, dos zombadores e dos maldizentes. 

As vezes para Deus nos abençoar se faz necessário sairmos do lugar onde estamos, deixar de conviver com alguns que se dizem ser nossos amigos, e seguirmos a direção de Deus para novas conquistas e realizações. Amém!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário