quarta-feira, 9 de outubro de 2024

YOM KIPPUR - Significado Bíblico Do Dia Mais Sagrado Do Calendário Judaico.


Yom Kipur, ou o Dia da Expiação era uma assembleia solene; um dia em que o povo jejuava e se humilhava diante do SENHOR. Esta contrição de Israel salientava a gravidade do pecado e o fato de que a obra divina da expiação era eficaz somente para aqueles de coração arrependido e fé perseverante na justiça de Deus (Lv.16.29-34; Lv.23.26-32; Nm.23.27; Nm.15.30; 29.7). O Dia da Expiação levava a efeito a expiação de todos os pecados e transgressões não expiados durante o ano anterior (Lv.16.16-21). Precisava ser repetido cada ano da mesma maneira. 

Yom Kipur significa o Dia do Perdão eterno, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico. Yom Kipur, o Dia da Expiação comemorado nos dias 9 e 10 de Tishrei, no nosso calendário corresponde a 11 e 12 de Outubro, 2024.
O Yom Kipur, ou Dia do Perdão, é um feriado judaico que marca um dia de arrependimento e perdão: 
É uma das datas mais importantes do judaísmo e do samaritanismo. 
É comemorado no décimo dia do mês de Tishrei, o primeiro mês do calendário hebraico. 
É um dia de jejum, oração e penitência. 
É um dia para pedir perdão por falhas cometidas e se desculpar com as pessoas ofendidas. 
É um dia para se aproximar de Deus e da comunidade judaica.

DEZ RAZÕES PELAS QUAIS OS CRISTÃOS NÃO DEVEM PRATICAR O YOM KIPPUR:

1- É uma festa exclusiva do povo judeu.

2- É um ritual simbólico que apontava para Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

3- São sombras da realidade futura, que se cumpriu em Cristo.

4- É uma figura do antítipo que leva ao tipo que é Cristo.

5- É um ato provisório da misericórdia de Deus, que apenas cobria os pecados e nunca removia definitivamente.

6- É um ritual repetitivo da Lei e não um benefício definitivo da graça de DEUS.

7- É uma festa tradicional dos judeus oriunda de Moisés, onde os pecados anuais são perdoados.

8- É um perdão que tem data de validade, porque se repete todos os anos.

9- É um perdão baseado em sacrifícios de animais, que foi aceito por Deus até chegar o sacrifício perfeito e completo de Cristo.

10- Era um ato que apenas cancelava a dívida provisoriamente, mas nunca removia completamente. Porém, em Cristo, a nossa dívida foi paga definitivamente. Aleluia! 

O Dia da Expiação está repleto de simbolismo que prenuncia a obra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O autor da carta aos hebreus realça o cumprimento, no novo concerto, da tipologia do Dia da Expiação (Hb.9.6; 10.18). O fato de que os sacrifícios do AT tinham de ser repetidos anualmente indica que eles eram provisórios. Apontavam para um tempo futuro quando, então, Cristo viria para remover definitivamente todo o pecado confessado (Hb.9.28; 10.10-18). Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário