terça-feira, 26 de novembro de 2024

DEZ TIPOS DE TRONOS NA BÍBLIA.


Tu, SENHOR, permaneces eternamente, e o teu trono, de geração em geração (Lm.5.19).

Trono tem a ver com poder e todo trono tem um rei, e todo rei tem um reino e todo reino tem seus súditos. No texto sagrado há várias citações sobre tronos e cada trono tem o seu significado e representação. O primeiro trono que a Bíblia faz referência é o trono de Faraó (Gn.41.40). Os tronos terrenos são temporários, porque os humanos são mortais; mas o Trono celestial é eterno porque aquele que está assentado sobre ele é eterno e o seu reinado nunca terá fim. 

DEZ TIPOS DE TRONOS E O QUE ELES REPRESENTAM: 

1- Trono de Satanás (Orgulho)

2- Trono do SENHOR (Santidade)

3- Trono da Graça (Misericórdia)

4- Trono de Glória (Presença)

5- Trono do Criador (Adoração)

6- Trono do Rei (Justiça)

7- Trono do Juiz (Julgamento)

8- Trono do Cordeiro (Vida)

9- Trono do Anticristo (Engano)

10- Trono de Cristo (Vencedor)

1. O TRONO DE SATANÁS (Orgulho)

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita (Ap 2.13).

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo (Is 14.12-15).

2. O TRONO DO SENHOR (Santidade)

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz (Is 6.1-6).

3. O TRONO DA GRAÇA (Misericórdia)

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hb 4.16).

4- O TRONO DE GLÓRIA (Presença)

Um trono de glória, posto bem alto desde o princípio, é o lugar do nosso santuário. 

Ó SENHOR. Esperança de Israel!

Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; por que abandonaram o SENHOR, a fonte das águas vivas.

Sara-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor (Jr.17.12-14).

5. O TRONO DO CRIADOR (Adoração)

E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas (Ap.4.9-11).

6. O TRONO DO REI (Justiça)

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. 

Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.31,34).

7. O TRONO DO JUIZ (Julgamento)

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; …abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; …a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Ap 20.11-15).

8. O TRONO DO CORDEIRO (Vida)

E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; …nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão (Ap 22.1-3).

9- O TRONO DO ANTICRISTO (Engano)

E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e a sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio (Ap.13.2).

E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor (Ap.16.10).

10. O TRONO DE CRISTO (Vencedor)

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap.3.21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário