sábado, 16 de novembro de 2024

O GRANDE DIA DO SENHOR.


O grande Dia do SENHOR está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas. 

E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne, como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada (Sofonias, 1.14-18).

O Dia do SENHOR refere-se, não a um dia de 24 horas, mas a um extenso período de tempo durante o qual os inimigos de Deus serão derrotados.

A expressão “Dia do Senhor” ou "Dia de Deus", aparece na Bíblia cerca de 25 vezes, sendo 20 vezes no Antigo Testamento e 5 vezes no Novo Testamento. Este Dia começará após o arrebatamento da igreja e termirá no final da grande tribulação após a Batalha do Armagedom. No cânon bíblico, a primeira menção ao Dia do SENHOR está em Isaías: "Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido" (Isaías 2.12). Esta expressão "Dia do SENHOR" faz referência primeiramente para nação de Israel e em seguida também é aplicado para todas as nações da terra.

DEZ ACONTECIMENTOS MARCARÃO O DIA DO SENHOR

1- Dia de ira
2- Dia de aflição
3- Dia de angústia
4- Dia de sofrimento
5- Dia de ruína
6- Dia de trevas
7- Dia de escuridão
8- Dia de nuvens
9- Dia de negridão
10- Dia de alaridos.

(Sofonias, 1.15,16).

O teólogo Robert Van Kampen escreveu:
Dia do Senhor, sinônimo da segunda vinda (parousia) de Cristo. Conhecido também como “fim dos séculos”’, “a última colheita”, ao “sétimo selo”, inclui os juízos das trombetas e das taças e culmina com a batalha no Armagedom. O evento mais profetizado no Antigo Testamento relacionado aos últimos tempos, o Dia do Senhor caracteriza-se pelo fogo da ira de Deus derramado sobre os ímpios na terra.

O DIA DO SENHOR, é o tema principal do livro do profeta Joel (1.15; 2.1,11,31; 3.14). Este Dia pode referir-se a um julgamento divino sobre o povo de Deus ou sobre outras nações da época; ou ao juízo Final de Deus sobre toda a impiedade, que incluirá a tribulação dos sete anos e a volta de Cristo em glória para reinar sobre a terra. 

O profeta Joel faz menção ao Dia do SENHOR, como um Dia terrível e insuportável (2.11).

Enquanto este dia se aproxima, ainda há tempo de buscarmos ao SENHOR, de invocar o seu santo nome, adorá-lo e vivermos em obediência a sua Palavra. Só assim seremos salvos da sua ira vindoura. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário