terça-feira, 12 de novembro de 2024

SANGUE QUE FALA.


"Sangue que fala" é uma expressão que aparece na Bíblia, em Hebreus 12.24, que diz: A Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. 

Na Bíblia, o sangue é um símbolo de vida, uma dádiva de Deus que deve ser respeitada. Derramar sangue inocente é considerado um crime grave, e o pecado é pago com sangue, uma vida por uma vida. Por isso na Antiga Aliança havia muitos rituais com sangue para perdão e purificação de pecados.

No Antigo Testamento, Abel foi assassinado pelo seu irmão por causa da inveja que este sentiu pela oblação de Abel a Deus. A Escritura diz que a voz do sangue de Abel clamava a Deus desde a terra. O sangue de Abel clamou durante toda a história da humanidade por justiça e condenação para o pecador (assassino). O sangue de Cristo, entretanto, derramado na cruz, proclama ainda mais forte o perdão e a reconciliação do pecador arrependido com Deus. 

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra (Gn.4.10).

Este é o primeiro homicídio registrado na Bíblia, foi o também o primeiro sangue humano a ser derramado na terra. Este fato ocorrido entre Caim e Abel, causou um grande clamor diante de Deus pelo sangue de Abel que foi derramado. A morte de Abel e o cuidado de Deus por ele, demonstra que Deus, está atento a tudo o que acontece com os justos e os injustos. No decurso de todas as eras, Deus observa atentamente todos os que sofrem por viver em retidão diante dEle. Deus conhece o sofrimento e aflição dos justos, como também conhece a maldade e a injustiça dos ímpios. Chegará o dia em que Deus agirá para fazer justiça e eliminar todo o mal. 

Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala (Hb.11.4).

... e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel (Hb.12.24).

O escritor aos hebreus faz menção a Abel por duas vezes: (1) Ele afirma que pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, e por causa disso alcançou testemunho de que era justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. (2) Falando de Abel pela segunda vez, o escritor aos hebreus faz referência ao sangue de Jesus que foi aspergido na cruz, e do sangue do justo Abel, afirmando que, o sangue de Cristo fala melhor ou mais alto do que o sangue de Abel.

Baseado na verdade dita pelo escritor aos hebreus de que o sangue da aspersão de Cristo na cruz fala melhor do que o sangue de Abel, podemos afirmar que o sangue de Cristo fala melhor do que o sangue dos touros, dos bodes, das ovelhas e de todos os sacrifícios que foram oferecidos a Deus com derramamento de sangue desde Gênesis até Apocalipse.

O sangue de Abel falou clamando por justiça e condenação do pecador assassino, o sangue de Cristo fala melhor porque proclama perdão, salvação, libertação e reconciliação do homem com Deus. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário