quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

MORTE PRECIOSA DOS FIÉIS.


Preciosa é a vista do SENHOR a morte dos seus santos (Sl.116.15) ARC

Geralmente este versiculo é lido em cerimonia fúnebre, e na maioria das vezes o ministro da Palavra fala com muita enfase sobre a preciosidade da morte do crente para o SENHOR. Mas, a pergunta é: A morte dos santos é preciosa para Deus? Em que sentido?

Seria correto afirmar: O SENHOR gosta da morte dos seus santos. A morte dos fiéis é algo precioso e desejável para o SENHOR. Seria esse o sentido? É claro que não. Isso dá ideia de um Deus que tem prazer no sofrimento humano.

A interpretação comum que alguns interpretam baseado no texto é: O SENHOR está presente e cuida dos seus fiéis na hora da morte. Mas, essa maneira de entender não tem muita relação com a palavra “preciosa”.

Devemos concluir que apesar de comuns essas abordagens não refletem o significado do versículo no original.

Para entender este texto é preciso saber que no hebraico o termo "precioso" ou "preciosa" é "yaqar", que literalmente significa “ser pesado”, com o sentido de “custa caro”. Nas versões das Bíblias NVI e BKJ fica melhor esclarecido o sentido deste texto, quando lemos:

O SENHOR vê com pesar a morte de seus fiéis (Sl.116.15). NVI

Custa muito ao SENHOR ver morrer seus fiéis (Sl.116.15). BKJ

A versão da NVI: "O SENHOR vê com pesar a morte de seus fiéis”. A versão da BKJ: "Custa muito ao SENHOR ver morrer seus fiéis". Aqui yaqar é visto no sentido de “alto custo”. Isso significa que para Deus a morte de um fiel custa muito.

Entendemos que, os crentes fiéis que vivem a serviço do Reino de Deus, são muito valiosos para Deus durante os seus anos de vida aqui na terra; estes quando morrem, para o SENHOR custa muito, é muito preciosa a sua morte diante de Deus.

Custa muito caro uma pedra bruta que foi talhada e polida para uso exclusivo de Deus, quando este vem a morrer. Portanto, enquanto vivemos sejamos fiéis a Deus e façamos o melhor para glória do seu nome e crescimento do seu Reino. Amém! 

2 comentários:

  1. Graça e paz, Pastor Geraldo! Quero parabenizá-lo por esta mensagem tão edificante e profundamente inspiradora. Suas palavras chegam como bálsamo aos corações sedentos e têm sido um farol de luz em minha caminhada de fé.

    A reflexão sobre a morte dos santos realmente nos eleva a uma compreensão mais profunda sobre o cuidado amoroso de Deus. De fato, é extraordinário compreender que, mesmo diante da morte, o Senhor vê Seus fiéis com pesar, valorizando cada vida e acolhendo-os na eternidade com infinito amor.

    Sua exposição nos convida a viver confiantes no cuidado divino, encontrando consolo e propósito mesmo nos momentos mais difíceis. Que mensagem poderosa e transformadora o senhor compartilhou!

    Obrigado por dedicar sua vida ao serviço do Reino e por nos abençoar com ensinamentos tão relevantes e impactantes. Que o Senhor continue a usar sua vida para edificar muitos!

    Um forte abraço, nos laços do Calvário que nos une.
    A serviço do Rei, Pr. João Nunes Machado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Obrigado pastor João Nunes.
      Grato mais uma vez pelo seu comentário tão valioso e incentivador para mim.
      Recebo seu abraço e suas palavras edificadoras.
      Que glória do SENHOR esteja sempre em sua vida.

      Excluir