domingo, 19 de maio de 2024

HOMEM - Em Duas Dimensões.


Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia (II Co.4.16).

O homem em duas dimensões, define o homem em seu estado físico, material; e seu estado abstrato, espiritual. No comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal, o comentarista Donald Stamps, diz: O "homem exterior" é nosso corpo físico, sujeito à decadência e que vai caminhando para a morte por causa da mortalidade e aflições da vida (v.17). O "homem interior" é o espírito humano; o nosso ser interior, que recebe a vida espiritual de Cristo. Embora nosso corpo envelheça e decaia, experimentamos a renovação contínua, mediante a outorga constante da vida e poder de Cristo, cuja influência capacita a nossa mente, nossas emoções e vontade a se conformarem com a sua semelhança e propósito eterno. (B.E.P. pg.1774).

Concluímos que, estamos em uma luta desigual contra nossa própria natureza. Uma natureza humana, propensa ao pecado, emoções e vontades que só nos leva ao erro, ao "prazer" de pecar e viver a vida escrava das nossas vontades que nos leva a pecar com o nosso corpo (homem exterior). Concluindo o seu discurso sobre a luta do homem exterior e o homem interior, Paulo diz: Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Rm.7.22-24). Em seguida vem a resposta: Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor (v.25). 

A pessoa, em sua luta desigual com o pecado, termina cativa e dominada pelo pecado. O pecado vence e a pessoa vende-se ao pecado como escrava. Miserável condição esta; quem poderá livrar-nos? A resposta é: Só Jesus Cristo, que é nosso Senhor, nosso Salvador e nosso Libertador. Ele é o único que pode nos libertar "da lei do pecado e da morte". Aleluia!