domingo, 4 de agosto de 2024

O DISFARCE DA MULHER DE JEROBOÃO.

Nesta história, vamos encontrar quatro personagens que vivem uma realidade de vida diferente. São eles: Jeroboão, a mulher de Jeroboão, Abias, Aías. Após os quarenta anos do reinado de Salomão, o reino foi dividido em dois, reino norte e reino sul. O reino do norte, Israel, capital Samaria reinou Jeroboão. Reino sul, Judá, capital Jerusalém, reinou Roboão. Jeroboão foi o rei que promoveu a idolatria e levou o povo a adorar bezerros de ouro, afirmando ter sido eles que os havia tirado da escravidão do Egito (I Rs.12.26-30). Jeroboão fundou um falso sistema religioso, levando o povo a adorar falsos deuses. 

Quando Abias, filho de Jeroboão adoeceu, o rei deve ter consultado os seus deuses, os bezerros de ouro que, segundo ele, havia tirado Israel do Egito. Deve ter pedido também aos sacerdotes que fizessem preces e sacrifícios ao seu deus. Todavia, a situação do seu filho não melhorou, e, por fim, Jeroboão procura consultar o profeta Aías, o qual havia profetizado sobre o seu reinado e havia se cumprido (11.29-38). No entanto, o rei Jeroboão estava envergonhado, temendo encontrar o profeta Aías, visto que ele estava desviado do verdadeiro Deus de Israel e havia levado o povo à idolatria. Tanto ele quanto a rainha se sentiam envergonhados de buscar o socorro de Deus através do profeta. Para evitar uma situação desagradável, Jeroboão instrui sua mulher a se disfarçar e apresentar-se diante do profeta por outra pessoa. Jeroboão diz a sua mulher: Toma na tua mão dez pães, e bolos, e uma botija de mel e vai a ele (era os presentes que se costumava oferecer aos profetas); ele te dirá o que há de suceder a este menino (14.1-3). Isso indica que ele ainda acreditava no profeta e no Deus de Israel, apesar de ter deixado de obedecer ao SENHOR.

Nessa época Aías era um homem de idade avançada, já era tão idoso que não conseguia mais enxergar (v.4). Contudo, o SENHOR estava com ele e continuava a lhe dar visões e revelações. A visão natural do profeta estava escurecida, ele não mais enxergava, mas a sua visão espiritual estava plena e ativa. O SENHOR revelou ao profeta quem estava a caminho, prestes a visitá-lo e como ele devia responder ao pedido da mulher de Jeroboão. 

O texto sagrado diz: Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. 

6 E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão! Por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas.

7 Vai e dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Visto que te levantei do meio do povo, e te pus por chefe sobre o meu povo de Israel,

8 e rasguei o reino da casa de Davi, e a ti to dei, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos;

9 antes, tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas,

10 portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.

11 Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo, as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse.

12 Tu, pois, levanta-te e vai-te para tua casa; entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá.

13 E todo o Israel o pranteará e o sepultará, porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o Senhor, Deus de Israel, em casa de Jeroboão.

14 O Senhor, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia; mas que será também agora!

15 Também o Senhor ferirá a Israel, como se move a cana nas águas, e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio, porquanto fizeram os seus bosques, provocando o Senhor à ira.

16 E entregará Israel por causa dos pecados de Jeroboão, o qual pecou e fez pecar a Israel.

17 Então, a mulher de Jeroboão se levantou, e foi, e veio a Tirza; chegando ela ao limiar da porta, morreu o menino.

18 E o sepultaram, e todo o Israel o pranteou, conforme a palavra do Senhor, a qual dissera pelo ministério de seu servo Aías, o profeta.

19 Quanto ao mais dos atos de Jeroboão, como guerreou e como reinou, eis que tudo está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Israel.

20 E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos, e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar (I Rs.14.5-20).

Imagine como ficou a mulher de Jeroboão, cujo nome a Bíblia não fala, mas ela deve ter ficado angustiada como mãe, ouvindo que seu filho seria o único que teria um enterro digino, porém, dali com vida, ela não o veria mais, pois ele morreria antes dela chegar até ele em casa.

Aqui aprendemos que, com Deus não se brinca! Não adianta tentar enganar a Deus com máscaras, vivendo uma vida cheia de aparências, religiosidade e tradições. Não adianta buscar resposta de Deus sem arrependimento, sem vida no altar da oração. Deus não aceita disfarce seja verdadeiro, porque as capas e as máscaras irão cair.

Precisamos buscar ao SENHOR, pedindo a sua misericórdia, e que Ele ache em nós lugar de arrependimento, pois só assim, poderemos ter verdadeiramente comunhão com Deus.