Presidente dos Estados Unidos é o título que recebe o chefe de Estado e chefe de governo dos Estados Unidos, o mais alto cargo político do país por influência e reconhecimento. O presidente lidera o poder executivo do governo federal e é um dos dois membros eleitos do poder executivo (o outro é o vice-presidente). Entre outros poderes e responsabilidades, o Artigo II da Constituição dos Estados Unidos encarga o presidente à "fiel execução" da lei federal, torna-o comandante em chefe das forças armadas, autoriza-o a nomear oficiais executivos e judiciais com o conselho e consentimento do Senado e permite ao presidente conceder indultos ou moratórias. Nos tempos contemporâneos, o presidente também é visto como uma das figuras políticas mais poderosas do mundo, como o líder da única superpotência global remanescente. Como líder do país com o maior PIB, o presidente possui significativo poder nacional e internacional, exercendo o chamado hard e soft power pelo mundo.
O presidente é eleito pelo povo indiretamente, através do Colégio Eleitoral para um mandato de quatro anos, com um limite de dois mandatos (consecutivos ou não) imposto pela Vigésima Segunda Emenda Constitucional, ratificada em 1951. Sob este sistema, a cada estado é atribuído um número de votos eleitorais proporcional ao tamanho da delegação conjunta do estado em ambas as câmaras do Congresso. Ao Distrito de Colúmbia são também concedidos votos eleitorais, segundo a 22ª Emenda. Eleitores em quase todos os estados escolhem, através de um sistema de pluralidade de votação, um candidato presidencial, o qual recebe todos os votos eleitorais do estado. Uma maioria absoluta de votos eleitorais é necessária para tornar-se presidente; se nenhum candidato obtiver uma maioria, a escolha é dada à Câmara dos Representantes, a qual vota pela delegação do estado. A eleição para presidente se dá sempre, de acordo com a constituição dos Estados Unidos, na primeira terça-feira de novembro do último ano de mandato de um presidente. A posse do novo presidente ocorre no dia 20 de janeiro do ano seguinte às eleições, às 12 horas, tradicionalmente no Capitólio.
O Artigo II da Constituição estabelece o poder executivo do governo federal e confere tais poderes ao presidente. O poder inclui a execução e aplicação da lei federal e a responsabilidade de nomear funcionários federais executivos, diplomáticos, reguladores e judiciais. Com base nas disposições constitucionais que autorizam o presidente a nomear e receber embaixadores e concluir tratados com potências estrangeiras e nas leis subsequentes promulgadas pelo Congresso, a presidência moderna tem a responsabilidade primária na condução da política externa dos Estados Unidos. Dentre as principais funções inerentes ao cargo, o presidente comanda as forças armadas mais poderosa do mundo e a com maior orçamento, em posse também do segundo maior arsenal nuclear do globo.
O presidente também desempenha um papel de liderança na legislação federal e na formulação de políticas domésticas. Como parte do sistema de "pesos e contrapesos", o Artigo I, Seção 7 da Constituição Federal dá ao Presidente o poder de sancionar ou vetar legislações federais. Como os presidentes modernos também são normalmente vistos como líderes de seus partidos políticos, a formulação de políticas importantes é significativamente moldada pelo resultado das eleições presidenciais, com os presidentes desempenhando um papel ativo na promoção de suas prioridades políticas para membros do Congresso, que muitas vezes dependem eleitoralmente do presidente. Nas últimas décadas, presidentes tem usado de forma mais comum as ordens executivas, regulamentações de agências federais e indicações judiciais para moldar a política doméstica. Muitos estudiosos e analistas políticos tem criticado a expansão dos poderes do presidente, chamando a atual postura do cargo como uma Presidência Imperial.
Desde a adoção da Constituição, 45 indivíduos foram eleitos ou sucedidos ao cargo de presidente, servindo um total de 58 mandatos de quatro anos. Grover Cleveland serviu dois mandatos não consecutivos e é contado como 22.º e 24.º presidente. Por causa disso, todos os presidentes após o 23.º têm sua listagem oficial acrescentada de uma unidade. Joe Biden é o 46.º e atual presidente, após sua tomada de posse em 20 de janeiro de 2021. O salário presidencial anual é de 400 000 dólares.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_dos_Estados_Unidos
Eleito pela segunda vez em 6 de novembro de 2024, Donald Trump entra para história com uma vitória esmagadora sobre seus opositores, especificamente sobre a democrata Kamala Harris, tendo sido também eleitos o maior número de republicanos no congresso a seu favor.
O republicano Donald Trump, ao lado de seu vice, JD Vance, ele afirmou que vai inaugurar uma "era de ouro" nos Estados Unidos. "Vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos consertar nossas fronteiras, consertar tudo no nosso país. Fizemos história, superamos obstáculos. É uma vitória política que nosso país nunca viu antes."
Donald Trump é um nome composto, com origem inglesa e germânica. O primeiro nome "Donald" vem do gaélico "Domhnall" e significa "governante do mundo". Já o sobrenome "Trump" tem origem inglesa e significa "tocador de trombeta", ou seja, alguém que faz barulho para chamar a atenção. Portanto, o nome completo "Donald Trump" pode ser interpretado como alguém que é um governante poderoso e carismático, que sabe como chamar a atenção e ser ouvido.
Donald Trump, destinado ao sucesso, o seu nome pode ser interpretado como alguém que é um governante poderoso e carismático, que sabe como chamar a atenção e ser ouvido.
Organizado nas finanças, tendo a intenção de beneficiar seus patriotas.
Nasceu para governar e ser destaque entre seus patrícios, fazendo jus ao significado do seu nome.
Amigo dos que buscam a paz e guerreiro contra os que são uma ameaça para sua pátria.
Leal e sincero em suas decisões, buscando sempre intermediar conflitos afim de promover a paz.
Deus é a sua base moral, ética e religiosa; falho e cheio de defeitos como qualquer homem, mas nunca desiste da fé em Deus.
Trump, tocador de trombeta, homem que gosta de fazer barulho para chamar a atenção das pessoas afim de alertá-las do perigo iminente.
Real e realista em suas decisões e investidas financeiras, na intenção de ter dias melhores.
Único no seu modo de ser, visto que não existe ser humano igual, cada um tem sua marca registrada na história.
Mestre em administrar, empreendedor de sucesso e bom administrador.
Persistente em seus objetivos, nunca desisti fácil, mas persevera até alcança o sucesso e a prosperidade.
Percebam que todas estas frases é um ACRÓSTICO do nome DONALD TRUMP.