segunda-feira, 11 de novembro de 2024

"SOU CANELA DE FOGO RETETÉ DE JEOVÁ".


Segundo pesquisa buscando a etimologia da palavra, o termo "reteté" tem vários significados, dependendo do contexto.

Na Umbanda, "reteté" é um termo que descreve momentos de celebração religiosa e manifestação espiritual. A palavra tem origem na língua quimbundo e significa "dança", "ritual" ou "festa". 

Na África, "reteté" é um ritual praticado nas religiões periféricas, que foi trazido para Portugal em meados de 1948. Os cristãos do movimento pentecostal aderiram ao termo sem saber o seu significado, e até mesmo pastores citam a expressão sem conhecer a origem do seu significado.

Em algumas denominações pentecostais brasileiras, "reteté" é um ritual religioso que é comum, principalmente em igrejas localizadas nas periferias das grandes cidades da Região Sudeste. 

RETETÉ DE JEOVÁ. 

É uma expressão utilizada por muitos cristãos pentecostais, usam esta expressão para demonstrarem a manifestação do Espírito Santo no meio do povo de Deus. Mas à luz da bíblia é pura heresia, não existe respaldo bíblico para este movimento chamado "reteté".

São Heresias que ocorrem nas vigílias, cultos de oração, etc… O diabo está brincando no meio do povo de Deus, e muitos crentes não estão percebendo esta farsa. Fica o alerta, não use termos que não tem base bíblica, para dar nome ao que Deus faz no meio do seu povo, pois o nome original é avivamento, batismo no Espírito Santo, renovação espiritual, curas, libertação e salvação de almas para o Reino de Deus.

Somos crentes pentecostais sim, mas sem estas heresias e aberrações na Casa de Deus. O apóstolo Paulo diz: Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmos, tem doutrina, tem revelação, tem línguas, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação (I Co.14.26). Paulo não ensinou acerca de "reteté", e sim sobre as manifestações dos dons, e finaliza seu ensino dizendo: Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (I Co.14.40). Amém!