E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt.1.21).
O nascimento de Jesus Cristo, marcou a história da humanidade e tornou-se um divisor de águas na contagem do tempo quando usamos, a.C. e d.C. para fazer referência ao tempo. O seu nascimento mudou o nosso Calendário e revolucionou a nossa história.
Convencionou-se comemorar o Natal no dia 25 de dezembro, mas a data em que Jesus nasceu ainda não foi possível determinar exatamente. De qualquer forma é muito bom saber que Jesus nasceu e Sua luz iluminou a Terra a partir daquele dia. Na sua profecia o profeta diz: O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz (Is.9.2).
SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS, ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS:
Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Is.7.14).
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is.9.6).
Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR (Is.11.1,2).
Isaías é denominado o profeta messianico, isto pelo fato de ser o profeta que mais profetizou acerca do Cristo, o Messias; ele profetizou desde o nascimento de Cristo até a sua morte e ressurreição.
SETE NOMES DADOS A JESUS NO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS:
1) EMANUEL.
O nome Emanuel no original hebraico é imanu'él.
Emanuel é um nome profético que significa "Deus conosco" ou "Deus está conosco". É formado pela junção das palavras "Imanu" (que significa "conosco") e "El" (que significa "Deus").
Deus conosco estamos salvos.
Deus conosco estamos libertos.
Deus conosco estamos protegidos.
Deus conosco estamos livres do poder das trevas.
Se Deus é por nós, quem será contra nós?
2) MARAVILHOSO.
A palavra hebraica, aqui, para "Maravilhoso" é "pele" a qual é usada exclusivamente a respeito do Divino, e nunca a respeito dos humanos.
O próprio Messias em si foi uma maravilha sobrenatural.
CINCO COISAS MARAVILHOSA EM JESUS:
1- O seu nascimento foi maravilhoso.
2- O seu ministério foi maravilhoso.
3- A sua ressurreição foi maravilhosa.
4- A sua ascensão ao céu foi maravilhosa.
5- A sua volta será maravilhosa.
3) CONSELHEIRO.
O Messias em sua missão aqui na terra, foi a personificação da perfeita sabedoria e teve as palavras da vida eterna, como conselheiro divino. Ele foi o plano perfeito de Deus Pai para salvação da humanidade.
- O seu conselho é vida.
- O seu conselho é paz.
- O seu conselho é salutar.
- O seu conselho é salvação.
4) DEUS FORTE.
No Messias estava toda plenitude da deidade habitando em forma corpórea. Sobre este particular, o apóstolo Paulo diz: Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl.2.9). O apóstolo João também afirma: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.14). Jesus não é um deus, como alguns acreditam e afirmam, mas Jesus é Deus, e Ele mesmo deu prova da sua Divindade.
- Ele é Deus Forte que nos protege.
- Ele é Deus Forte que nos defende.
- Ele é Deus Forte que peleja por nós.
5) PAI DA ETERNIDADE.
O Messias também recebeu o nome de Pai da Eternidade, porque antes de existir todas as coisas, Ele já existia. No salmo 90 está escrito sobre Ele: Antes que os montes nascessem, ou que tu formasse a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl.90.2). Jesus disse: Antes que Abraão existisse, Eu Sou (Jo.8.58). Ele é o Pai da Eternidade, porque Ele criou a eternidade para o homem.
JESUS é o único que tem vida eterna para dá ao homem. Ele disse: Na verdade, na verdde vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo.5.24).
6) PRÍNCIPE DA PAZ.
Ele é o Príncipe da Paz, porque Ele é a fonte de onde emana a paz. Ele é o único que tem autoridade de dizer: Deixo vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo.14.27).
Muito se fez e ainda se faz para promover a paz para humanidade, mas a verdadeira paz só se encontra na pessoa Augusta de Jesus Cristo.
7) RENOVO.
Isaías pinta um quadro glorioso de um novo mundo futuro, regido pelo Renovo (isto é, Jesus Cristo). A palavra hebraica "Netzer" (Renovo) é provavelmente a raiz da qual derivou o termo "Nazaré". Jesus era chamado Nazareno (Mt.2.23), que pode significar "homem de Nazaré" ou "homem do Renovo".
O profeta diz que Ele brotaria como um rebento da raiz de Jessé, isto é, o pai de Davi (Rm.15.12), e seria governante de um mundo de paz, justiça e bondade. O cumprimento parcial dessa profecia deu-se 700 anos mais tarde, quando Jesus nasceu; mas seu pleno cumprimento acontecerá na segunda vinda de Cristo. (Comentário Bíblia de Estudo Pentecostal).