quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

JESUS VIVEU A EXPERIÊNCIA HUMANA.


Era Homem de dores, experimentado nos trabalhos... (Is.53.3).

Deus, fazendo-se homem, viveu de maneira simples entre os homens. Passou as fases da vida humana, infância, adolescência e juventude, como qualquer outra criança e jovem. Nesta época vivia em Nazaré, cidade pequena e rural. Jesus viveu numa humildade surpreendente, pois nenhum morador da cidade nem da vizinhança, percebeu que Ele tinha algo de especial, que Ele era Deus.

AS TRÊS FASES DA VIDA DE JESUS.

1) A FASE DA INFÂNCIA.

Do nascimento ate aos 12 anos, dias de aprendizado, fase da preparação, onde ele estudava a torá, ele tinha o Pentateuco decorado e estava se preparando para ser o Rabi da Galileia.

E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa.

E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa (Lc.2.40-42).

O evangelho de Lucas é o único que nos informa sobre a infância de Jesus de forma suscinta. Aos doze anos Jesus é levado por seus pais a Jerusalém à Festa da Páscoa. Seus pais se descuidando de Jesus, o perdem e em seguida ele é encontrado no meio dos doutores, ouvindo-os, interrogando-os e ensinando-os (Lc.2.39-46).

E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas (Lc.2.47).

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens (Lc.2.52).

Como verdadeiro homem, Jesus experimentou o crescimento físico e mental. Crescia em sabedoria, conforme a graça de Deus. Era perfeito quando à natureza humana, prosseguindo para a maturidade, segundo a vontade de Deus.

2) A FASE DO ANÔNIMATO.

Dos 12 aos 30, período infantojuvenil de Jesus, até atingir a idade adulta, não há informação na Bíblia. Jesus sai de cena e passa a viver no anônimato. Estes são os anos obscuros onde não há informações sobre sua vida contidiana. Mas, é válido pensar que Ele aprendeu a profissão de carpinteiro do seu "pai" José, e passa a assumir a carpintaria como profissional, a partir da morte de José. 

Em Nazaré, Jesus vive como um simples cidadão, um trabalhador que desenvolve o seu ofício como carpinteiro para sustento da família, visto que José seu "pai", havia falecido.

Entre Lucas 2.52 e 3.23, passaram-se cerca de 18 anos da vida de Jesus, sem haver menção deles. Como foi a sua vida durante esses anos? Mateus, 13.55 e Marcos, 6.3 nos deixa ver que Jesus cresceu em uma família numerosa, que seu pai era carpinteiro e que Ele aprendera aquele ofício. É provável que José tenha morrido bem antes de Jesus começar seu ministério público, e que Jesus tenha assumido a profissão de carpinteiro para sustentar sua mãe e seus irmãos e irmãs mais novos. 

Na época de Jesus, o ofício de carpinteiro incluia os consertos domésticos, a fabricação de móveis e a construção de acessórios agrícolas, tais como arados e jugos. Fica subentendido que durante anos Jesus trabalhou como carpinteiro, mas Ele tinha plena consciência da sua futura Missão determinada pelo seu Pai.

3) A FASE DA POPULARIDADE. 

E o mesmo Jesus começava a ser de quse trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Eli... (Lc.3.23).

Com quase 30 anos, Jesus reaparece pronto para cumprir a sua missão. Jesus sai de Nazaré e vai até o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, o Batista, e ser batizado por ele. Antes de iniciar seu ministério público, Jesus jejuou 40 dias e 40 noites, então foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo Diabo (Mt.4.1,2; Lc.4.1,2). Após vencer o Diabo, Jesus volta para a Galiléia, quando soube que João tinha sido preso.

Na Galiléia, Jesus vai para Nazaré e depois muda-se para Cafarnaum, o que causou estranheza nos vizinhos, pois, esperavam que Ele voltasse para a sua oficina, mas isso não aconteceu.

Ele ia e voltava da Judéia todos os anos pois, todo bom judeu participava das Festas Religiosas. Já em Cafarnaum, onde morava, ele sempre participava dos cultos nas Sinagogas.

O povo estranhou sua saída repentina de Nazaré. A família, o povo da aldeia conversavam sobre sua mudança. Ele estava com quase 30 anos e ninguém entendia o que Jesus pretendia, exceto sua mãe. Para Jesus sua saída de Nazaré não tinha volta, pois não podia ficar somente com a família e seu povo da aldeia de Nazaré, sua missão era bem maior.

Jesus começa a pregar na região da Galileia, onde também Ele começa a chamar os seus primeiros discípulos. 
Diz o evangelista Mateus: Andando Jesus junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamaou-os. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.

E, percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. 
E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava. 
E seguia-o uma grande multidão da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e dalém do Jordão (Mt.4.18-25).

Jesus torna-se popular e a sua fama o torna conhecido na sua nação e países arredores.

Finalmente, Jesus viveu a experiência humana na íntegra. Nos dias da sua carne, Ele teve as mesmas necessidades humanas como qualquer outro ser humano. Por Ele ter passado pelos sofrimentos, pelas provações e tentações, Ele sabe as nossas fraquezas e limitações e está pronto para nos socorrer. Sobre isso, o escritor aos hebreus diz: Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb.4.15). Amém! 

2 comentários:



  1. Graça e paz, Pastor Geraldo!✨🙏

    O artigo "Jesus Viveu a Experiência Humana" fortaleceu profundamente minha fé!❤️🙌

    Ao refletir sobre o tema, três pontos me marcaram:

    1️⃣ IDENTIFICAÇÃO: Jesus se fez humano, viveu nossas dores e tentações, mostrando que Ele não é um Deus distante, mas um Salvador que nos entende profundamente.

    2️⃣ REDENÇÃO: Sua vida sem pecado e Sua morte na cruz foram um ato de amor que nos reconciliou com Deus, trazendo redenção para toda a humanidade.

    3️⃣ ESPERANÇA: Porque Ele viveu como humano e ressuscitou, temos a certeza da vitória sobre a morte e da vida eterna. Em Cristo, somos mais que vencedores! ✝️🔥

    Que essas verdades nos inspirem a viver com gratidão, humildade e confiança, sabendo que temos um Salvador que nos entende, redime e nos dá esperança para sempre. Amém! 🙏

    Um forte abraço! Nos laços do Calvário que nos unem.❤️
    A serviço do Rei,
    ✝️ Pr. João Nunes Machado😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Obrigado pastor João Nunes por ser um fiel seguidor do Blog Pregando a Verdade.
      O seu comentário é pedagógico e edificante.
      Deus continue abençoando sua vida.

      Excluir