Era Homem de dores, experimentado nos trabalhos... (Is.53.3).
AS TRÊS FASES DA VIDA DE JESUS.
1) A FASE DA INFÂNCIA.
Do nascimento ate aos 12 anos, dias de aprendizado, fase da preparação, onde ele estudava a torá, ele tinha o Pentateuco decorado e estava se preparando para ser o Rabi da Galileia.
E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa.
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa (Lc.2.40-42).
O evangelho de Lucas é o único que nos informa sobre a infância de Jesus de forma suscinta. Aos doze anos Jesus é levado por seus pais a Jerusalém à Festa da Páscoa. Seus pais se descuidando de Jesus, o perdem e em seguida ele é encontrado no meio dos doutores, ouvindo-os, interrogando-os e ensinando-os (Lc.2.39-46).
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas (Lc.2.47).
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens (Lc.2.52).
Como verdadeiro homem, Jesus experimentou o crescimento físico e mental. Crescia em sabedoria, conforme a graça de Deus. Era perfeito quando à natureza humana, prosseguindo para a maturidade, segundo a vontade de Deus.
Dos 12 aos 30, período infantojuvenil de Jesus, até atingir a idade adulta, não há informação na Bíblia. Jesus sai de cena e passa a viver no anônimato. Estes são os anos obscuros onde não há informações sobre sua vida contidiana. Mas, é válido pensar que Ele aprendeu a profissão de carpinteiro do seu "pai" José, e passa a assumir a carpintaria como profissional, a partir da morte de José.
Em Nazaré, Jesus vive como um simples cidadão, um trabalhador que desenvolve o seu ofício como carpinteiro para sustento da família, visto que José seu "pai", havia falecido.
Entre Lucas 2.52 e 3.23, passaram-se cerca de 18 anos da vida de Jesus, sem haver menção deles. Como foi a sua vida durante esses anos? Mateus, 13.55 e Marcos, 6.3 nos deixa ver que Jesus cresceu em uma família numerosa, que seu pai era carpinteiro e que Ele aprendera aquele ofício. É provável que José tenha morrido bem antes de Jesus começar seu ministério público, e que Jesus tenha assumido a profissão de carpinteiro para sustentar sua mãe e seus irmãos e irmãs mais novos.
Na época de Jesus, o ofício de carpinteiro incluia os consertos domésticos, a fabricação de móveis e a construção de acessórios agrícolas, tais como arados e jugos. Fica subentendido que durante anos Jesus trabalhou como carpinteiro, mas Ele tinha plena consciência da sua futura Missão determinada pelo seu Pai.
3) A FASE DA POPULARIDADE.
E o mesmo Jesus começava a ser de quse trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Eli... (Lc.3.23).
Com quase 30 anos, Jesus reaparece pronto para cumprir a sua missão. Jesus sai de Nazaré e vai até o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, o Batista, e ser batizado por ele. Antes de iniciar seu ministério público, Jesus jejuou 40 dias e 40 noites, então foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo Diabo (Mt.4.1,2; Lc.4.1,2). Após vencer o Diabo, Jesus volta para a Galiléia, quando soube que João tinha sido preso.
Na Galiléia, Jesus vai para Nazaré e depois muda-se para Cafarnaum, o que causou estranheza nos vizinhos, pois, esperavam que Ele voltasse para a sua oficina, mas isso não aconteceu.
Ele ia e voltava da Judéia todos os anos pois, todo bom judeu participava das Festas Religiosas. Já em Cafarnaum, onde morava, ele sempre participava dos cultos nas Sinagogas.
O povo estranhou sua saída repentina de Nazaré. A família, o povo da aldeia conversavam sobre sua mudança. Ele estava com quase 30 anos e ninguém entendia o que Jesus pretendia, exceto sua mãe. Para Jesus sua saída de Nazaré não tinha volta, pois não podia ficar somente com a família e seu povo da aldeia de Nazaré, sua missão era bem maior.
ResponderExcluirGraça e paz, Pastor Geraldo!✨🙏
O artigo "Jesus Viveu a Experiência Humana" fortaleceu profundamente minha fé!❤️🙌
Ao refletir sobre o tema, três pontos me marcaram:
1️⃣ IDENTIFICAÇÃO: Jesus se fez humano, viveu nossas dores e tentações, mostrando que Ele não é um Deus distante, mas um Salvador que nos entende profundamente.
2️⃣ REDENÇÃO: Sua vida sem pecado e Sua morte na cruz foram um ato de amor que nos reconciliou com Deus, trazendo redenção para toda a humanidade.
3️⃣ ESPERANÇA: Porque Ele viveu como humano e ressuscitou, temos a certeza da vitória sobre a morte e da vida eterna. Em Cristo, somos mais que vencedores! ✝️🔥
Que essas verdades nos inspirem a viver com gratidão, humildade e confiança, sabendo que temos um Salvador que nos entende, redime e nos dá esperança para sempre. Amém! 🙏
Um forte abraço! Nos laços do Calvário que nos unem.❤️
A serviço do Rei,
✝️ Pr. João Nunes Machado😊
Amém.
ExcluirObrigado pastor João Nunes por ser um fiel seguidor do Blog Pregando a Verdade.
O seu comentário é pedagógico e edificante.
Deus continue abençoando sua vida.