domingo, 2 de fevereiro de 2025

NÃO DESÇAS AO EGITO!


E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra (Gn.12.10).

Abrão estava na terra para a qual Deus o havia enviado, mas havia fome na terra de Canaã. Apesar de haver fome em Canaã, havia abundância de alimentos no Egito, de modo que Abrão se mudou temporariamente para lá até passar a escassez em Canaã. 

Na antiguidade, o Egito era um país próspero, havia abundância de águas do rio Nilo, que era poupado das piores fomes. Ao contrário do Egito, a região de Canaã tinha um clima árido de um deserto, especialmente ao redor e ao extremo do Neguebe, e, portanto, não é de surpreender que tenha havido falta de alimentos naquela região.

Abrão desceu ao Egito sem aprovação de Deus e não foi bem sucedido no Egito. No Egito aconteceu cinco episódios negativos na vida de Abrão: (1) No Egito Abrão mentiu, falando meia verdade (Gn.12.11-15; 20.12). (2) No Egito Abrão não edificou altares para adorar a Deus. (3) No Egito Deus não falou com Abrão. (4) No Egito Deus feriu a Faraó e a sua casa por ele ter possuido a Sarai, mulher de Abrão (Gn.12.17-19). (5) No Egito Abrão foi abençoado por Faraó por causa da sua mulher, e não por Deus (Gn.12.14-16). As riquezas de Abrão adquiridas no Egito, posteriormente lhe trouxe perturbação e causou divisão entre ele e seu sobrinho Ló (Gn.13.1-7).

E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso, foi-se Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser; peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei... (Gn.26.1-3).

Passados cem anos da descida de Abraão ao Egito, pelo mesmo motivo da grande escassez de alimentos em Canaã, Isaque segue pelo caminho de Gerar com a intenção de descer ao Egito, mas o SENHOR, fala com ele e diz: "Não desças ao Egito". Ao que parece, Isaque pretendia descer ao Egito, como seu pai havia feito. No entanto, o SENHOR disse explicitamente a Isaque: "Não desças ao Egito". Deus lhe manda ficar em Gerar na região de Canaã e lhe promete a sua presença e a sua bênção. Deus não permitiu Isaque descer ao Egito para evitar que ele passasse pelas mesmas dificuldades enfrentadas por seu pai. 

Enquanto Canaã fica em cima numa região montanhosa, o Egito fica em baixo em uma região plana de pouco relevo. Espiritualmente, é melhor ficar em cima no lugar da bênção do que descer para o Egito, lugar de escravidão e maldição. Então, em vez de ir para o Egito, Isaque ficou em Gerar, terra da bênção.

Aqui nós aprendemos que, nunca devemos sair do lugar da bênção, mesmo havendo de enfrentar situações adversas e contrárias a nossa vontade. Aqui eu também aprendo que o melhor lugar para estar é debaixo da perfeita vontade de Deus. No Egito pode ter abundâncias de alimentos, mas não tem aprovação de Deus nem a sua presença. O Egito é temporário, e as nossas experiências serão negativas; mas estando em Gerar, teremos a presença de Deus e a sua bênção para sempre. 

É melhor ficar em Gerar na dependencia de Deus, do que descer para o Egito em busca de prosperidade fora da vontade de Deus.

O Egito simboliza o mundo e sua escravidão e prazeres carnais, portanto, Deus continua a nos alertar, dizendo: Não desças ao Egito! Amém! 

2 comentários:

  1. Mantendo o respeito e a admiração pelo Pastor Geraldo:

    Graça e paz, Pastor Geraldo! ✨🙏

    Que a maravilhosa graça de Deus seja multiplicada abundantemente em sua vida!

    Quero expressar minha profunda admiração pelo senhor e pelo seu blog, que tem sido uma fonte riquíssima de inspiração e edificação para tantos.

    O artigo "Não desças ao Egito" trouxe um grande impacto e fortalecimento para minha fé. Suas reflexões são preciosas, e, meditando sobre elas, destaco três aspectos essenciais dessa verdade tão grandiosa:

    Fé, Obediência e Dependência 🙌🔥

    1. Fé ✨

    Confiar em Deus mesmo quando não vemos a solução.

    Assim como Isaque, que teve que crer que Deus o sustentaria sem precisar recorrer ao Egito.

    2. Obediência 🙌

    Isaque obedeceu à ordem de Deus e, por isso, foi abençoado.

    Muitas vezes buscamos atalhos ou caminhos mais fáceis, mas a verdadeira bênção está em seguir a vontade do Senhor.

    3. Dependência 🤲

    O grande erro de Israel foi confiar no Egito em vez de confiar em Deus.

    Nossa maior segurança está em depender inteiramente do Senhor, e não dos nossos próprios recursos ou entendimentos.

    📖 "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento." (Provérbios 3:5)

    Um forte abraço, nos preciosos laços do Calvário que nos unem!

    A serviço do Rei,
    ✝️ Pr. João Nunes Machado 😊🙏






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz sejam multiplicadas em sua vida pastor João Nunes.

      Grato a Deus por tê-lo como companheiro no Reino e na aflição em Cristo.

      Mais uma vez quero dizer que o seu comentário é pedagógico e edificante.

      Obrigado pelo respeito e consideração e por ser um fiel seguidor do Blog Pregando a Verdade.

      Excluir