Neemias foi um homem de fé e coragem, ele enfrentou grandes oposições e teve que vencer os desafios da sua época. Fazer a obra de Deus nunca foi tarefa fácil, todos quantos se despuseram em fazê-la sofreram oposições e perseguições. Fazer a obra de Deus é algo que incomoda o inferno, enquanto você não faz nada em prol do Reino de Deus, nenhuma oposição se levanta contra você. Mas quando começamos a fazer a obra de Deus, geralmente os opositores e os inimigos da obra se levantam. A grande estratégia de Satanás é lançar tropeços para tentar nos intimidar e nos fazer largar mão da obra. Mas, quem ama verdadeiramente a obra de Deus, não se intimida com as ameaças de Satanás. Deus nos chamou para fazermos uma grande obra, e esta obra não pode parar. Os opositores sempre irão se levantar, como se levantaram contra Neemias, isto não é anormal, mas maior é o que está conosco, maior é dono da obra, que nos diz: Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa (II Cr.15.7).
CINCO QUALIDADES DO LÍDER NEEMIAS:
1) UM HOMEM PATRIOTA.
As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam e que restaram do cativeiro e acerca de Jerusalém.
E disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo.
E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus (Ne.1.1-4).
Neemias amava o seu povo, a sua nação, a sua pátria; ele queria ver a prosperidade e bem-estar do seu povo. Neemias era copeiro do rei, ele estava em uma posição privilegiada, ele poderia apenas lamentar o sofrimento do seu povo e se omitir de fazer algo. Mas Neemias se importou com sofrimento do seu povo e tomou uma atitude, ele pediu permissão ao rei para ir a Jerusalém a fim de restaurar os muros e reedificar a cidade (2.1-12).
2) UM HOMEM DE ORAÇÃO.
Neemias buscava sempre a direção de Deus através da oração, a sua busca por Deus era constante, ele era um homem que tinha intimidade com Deus.
Por diversas vezes no texto sagrado está registrado, Neemias buscando a Deus em oração.
E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus (1.4).
E o rei me disse: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique (2.4,5).
Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles (4.9).
Lembra-te de mim para bem, ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo (5.19).
Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias e dos mais profetas que procuram atemorizar-me (6.14).
3) UM HOMEM PERSEVERANTE.
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantamo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. O que ouvindo Sambalate, o heronita, e Tobias, o servo amonita, Gesém, o arábio, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
Então, lhes respondi e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém (2.18-20).
Depois de uma longa viagem, chegando em Jerusalém Neemias não foi bem recebido, mas teve que enfrentar os opositores que tentaram lhe intimidar com palavras agressivas e ameaças. Mas Neemias não se abateu, nem pensou em parar, antes, prosseguiu com o seu propósito e perseverou até concluir abra de restauração.
4) UM HOMEM PRUDENTE.
Sucedeu mais que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais.
Sambalate e Gesém enviaram a dizer: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?
E da mesma maneira enviaram a mim quatro vezes; e da mesma maneira lhes respondi (6.1-4).
Neemias era um homem espiritual, sábio, e prudente no agir e nas suas decisões. Os inimigos da obra até que tentaram desviar a sua atenção e lhe tirar do foco, para tentar parar a obra, mas Neemias agiu com prudência e foi bem sucedido.
5) UM HOMEM DE FÉ.
Porém eu enviei a dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.
Porque todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, esforça as minhas mãos.
E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.
Porém eu disse: Um homem, como eu, fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo e viva? De maneira nenhuma entrarei.
E conheci que eis que não era Deus quem o enviara; mas essa profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.
Para isso o subornaram, para me atemorizar, e para que eu assim fizesse e pecasse, para que tivessem alguma causa a fim de me infamarem e assim me vituperarem.
Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco de elul, em cinquenta e dois dias (6.8-15).
Neemias era um homem que confiava em Deus, um homem de grande fé, ele tinha plena convicção que sua liderança era aprovada por Deus e ninguém teria a capacidade de o fazer parar.
Neemias nos deixa um legado poderoso de fé, perseverança, liderança e serviço. Sua história nos inspira a confiar em Deus, a perseverar diante das dificuldades e a trabalhar incansavelmente em prol do Reino de Deus e bem-estar do seu povo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário