sábado, 12 de abril de 2025

O ADVOGADO DE JÓ.

Eis que também, agora, está a minha testemunha no céu, e o meu fiador, nas alturas (Jó.16.19). ARC

Neste exato momento, lá no céu, está a minha testemunha, e lá nas alturas está o meu fiador (Jó.16.19). BKJ

Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o meu advogado (Jó.16.19). NVI 

Jó estava sofrendo desprezo e acusações por parte dos seus "amigos". Mas mesmo em meio as tribulações, ele não perde sua fé e devoção no Deus Todo-Poderoso. 

De repente, Jó se levanta com um brado de esperança que aponta para o Messias (cerca de 2.000 anos antes de Cristo), e declara: Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o meu advogado (Jó.16.19). A testemunha, aqui, no caso, é uma expressão com origem no termo aramaico: Sãhedh, que significa "advogado, intercessor, defensor, testemunha, fiador", comunicando o sentido de alguém que toma em suas mãos a nossa causa, e garante uma solução satisfatória, plena e duradoura. 

Jó não acreditava mais que viveria tempo suficiente para contemplar a sua vindicação (defesa, vingança) diante dos amigos e daquela situação horrível e inexplicável para ele. Sua única esperança é aquela que ainda guarda no coração acerca de contar com um Advogado no céu. Jó acreditava em um ser celestial, mais sábio e poderoso, que pode compreender o que está ocorrendo, confirmar a sua inocência e defende-lo como verdadeira testemunha e leal advogado intercedento junto a Yahweh em seu favor.

Donald Stamps, o comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal, diz: Jó, pela fé, sobrepôs-se às suas dúvidas a respeito da bondade de Deus, pois declarou que o próprio Deus daria testemunho da sua inocência. Ansiava que Deus intercedesse por ele no tribunal celestial de justiça. O anseio por um mediador perante Deus, em nossa defesa, realizou-se em Jesus Cristo, através de quem Deus "nos reconciliou consigo mesmo" (II Co.5.18); e temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo (I Jo.2.1). Amém! 

2 comentários:

  1. 🎉✨Parabéns, Pastor Geraldo Barbosa!✨🎉

    Que alegria celebrar seu excelente artigo "O Advogado de Jó" no seu blog! 📖✍️ Sua abordagem bíblica, cheia de clareza e graça, é um verdadeiro manancial de inspiração para quem busca crescer no conhecimento e fé.🙌📖

    Suas palavras me tocaram profundamente, e destaco essas verdades poderosas:

    🔹Jó revela a esperança de um Advogado celestial, antecipando a obra redentora de Cristo.

    🔹Mesmo em meio às acusações e ao sofrimento, Jó confiava em um Defensor divino — uma lição poderosa para nós hoje, que temos Jesus como nosso eterno Advogado.✝️⚖️

    💬"Que em nossos momentos de dor, possamos lembrar: No céu, temos um Intercessor que jamais nos abandona.🙏❤️

    🤝Nos laços do Calvário que nos unem,
    ✝️Pr. João Nunes Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Glorificado seja o nosso Advogado Fiel, que intercede por nós junto ao Pai.
      Graça e Paz sejam multiplicadas na vida do meu companheiro pastor João Nunes e de todos os leitores e seguidores deste Blog.
      Obrigado pelo belo comentário.
      Forte abraço.

      Excluir