quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

SOMOS CRISTÃOS.


Ser cristão significa ser discípulo e seguidor de Cristo. A palavra "cristão" aparece apenas três vezes na Bíblia: (Atos, 11.26; 26.28; I Pe.4.16). O cristianismo é uma religião de relacionamento pessoal com o Cristo ressuscitado e não um conjunto de regras e ritos. Os primeiros cristãos tiveram dificuldade para entender o processo de transição entre as práticas da religião judaica para a doutrina do Evangelho da Graça. Eles não deveriam confundir a Lei de Moisés com a Graça. Por essa razão, os apóstolos foram desafiados a estabelecer os limites entre o judaísmo e o cristianismo, principalmente o apóstolo Paulo, a fim de que os novos cristãos judeus e gentios recebessem a orientação devida para o exercício da fé cristã. Por inclível que pareça, ainda hoje há grupos religiosos com título de cristão, mas querem viver como judeus, na pratica da Lei. O Cristianismo judaizante é remendo novo em vestidos velhos (Mt.9.16). 

Paulo escrevendo aos romanos diz: Os israelitas têm zelo por Deus, porém sem entendimento (Rm.10.2). Também existem muitos cristãos hoje, sem entendimento. Isso por causa de ensinamentos legalistas. Ninguém é justificado diante de Deus por obras da lei. Paulo escreve: Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê (Rm.10.4). Paulo diz: Antes que viesse essa fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor (Gl.3.23-25) NVI 

Não se pode viver por obras da lei e pela fé, os dois não podem caminhar juntos. Tiago disse: Pois qualquer que guarda toda lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos (Tg.2.10). Deus estabeleceu um novo pacto e nos habilitou para sermos ministros de uma Nova Aliança, não da letra (Lei), mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica (II Co.3.6).

Paulo diz: Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão (Gl.2.21). 

Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus (I Co.1.18).

Finalmente, João Batista testificou de Cristo, dizendo: Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (Jo.1.17). Que possamos viver o cristianismo puro e genuino, na plenitude da graça de Deus, na Pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

CINCO RAZÕES PORQUE SOMOS CRISTÃOS:

1) Porque somos seguidores de Cristo (At.11.26).

2) Porque somos salvos pela Graça (Ef.2.8).

3) Porque somos perdoados pela Graça (Ef.1.7).

4) Porque somos justificados pela Graça (Rm.3.24).

5) Porque vivemos uma nova vida em Cristo (II Co.5.17).

Porque o fim da Lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê (Rm.10.4). Amém!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

CINCO SITUAÇÕES NEGATIVAS NO MINISTÉRIO DE ELI.


E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. 
E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começaram a escurecer, pois não podia ver). E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus... (I Sm.3.1-3).

1) A PALAVRA ERA UMA RARIDADE.

O ministério do sacerdote Eli, estava um fracasso, naqueles dias, a Palavra do SENHOR era muito rara. Deus também não se manifestava através de visão, pois não havia ninguém para ministrar e revelar a vontade de Deus. As pessoas que vinham ávidas para ouvir a Palavra de Deus voltavam vazias e decepcionadas porque não havia ministro ou sacerdote competente para transmitir a mensagem de Deus ao povo. Esta é uma triste realidade que estamos vendo em muitas igrejas em nossos dias, há pastores que preferem pagar a pregadores e mestres para ministrarem ao povo, porque ele está vazio, não tem Bíblia (palavra de Deus) para dá a igreja.

2) MINISTRO DEITADO.

O texto diz: E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar... (v.2).

Eli estava deitado, isto implica em dizer que ele estava deitado, tanto no sentido físico, como no espiritual. Quando o sacerdote de Deus se deita no sentido espiritual, a obra sofre e os anarquistas dominam. 

Ministro deitado, não no sentido físico, mas no sentido espiritual é um perigo. O grande perigo é quando os ministros de Deus se deitam, se acomodam e ficam em suas zonas de confortos, não se importando mais com a obra do SENHOR. Infelizmente, estamos vendo nos dias atuais, pastores e líderes vazios de Deus, acomodados fazendo a obra do Senhor relaxadamente e sem alimento (palavra de Deus) para dar ao povo.

3) FALTA DE VISÃO.

... e os seus olhos começaram a escurecer, pois não podia ver (v.2b)

Eli estava quase cego, algo que pode estar associado à sua idade avançada, visto que ele morreu aos 98 anos de idade (4.15). Porém, sua condição física representava a condição de seu coração. Eli perdeu ambas as visões: A física e a espiritual. 

A falta de visão espiritual, é algo muito sério que acontece quando o homem de Deus perde esta visão. Quando os líderes da Casa de Deus, perdem a visão espiritual, as coisas tende a dá erradas. Quando um ministro de Deus perde a visão espiritual, ele começa a agir pela carne, o seu ego se exalta e o povo sofre as consequências. Mas Jesus aconselha o anjo da igreja ungir seus olhos com colírio, para que veja (Ap.3.18). Uns perderam a visão espiritual, outros nunca tiveram, que triste realidade, Deus tenha misericórdia dos seus ministros.

4) FALTA DE LUZ NO TEMPLO.

Eli estava deitado no lugar costumado quando a lâmpada de Deus se apagou no templo. Esta escuridão também é simbólica; a escuridão física e espiritual preenchiam todo o templo. A Casa de Deus estava tornando-se escura e vazia, Eli e seus filhos já não se preocupavam em manter a lâmpada de Deus acessa. 

Cada líder espiritual precisa examinar a condição da luz que há em sua própria igreja. As pessoas saem iluminadas após o culto? A lâmpada de Deus, isto é, a Palavra de Deus (Sl.119.105), continua brilhando? Será que ela é tratada com carinho por meio da oração e leitura constante, para que continue brilhando cada vez mais nos corações daqueles que a ouvem? Ainda há óleo do Espírito para mantê-la acesa? Ou o óleo do Espírito secou e agora só resta o pavio fumegando. Será que os crentes estão sendo ensinados à luz da Palavra? Ou os crentes ouvem apenas filosofia humana, achismos teológicos, usos e costumes e caminham como cegos por causa da fumaça?

A falta de luz no nosso templo interior, poderá nos levar ao fracasso espiritual. É preciso que tenhamos o devido cuidado de manter a lâmpada de Deus acessa em nossos corações.

5) CONIVÊNCIA COM OS PECADOS DOS FILHOS (não os repreendeu).

Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR. Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR (I Sm.2.12,17). 

Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitava com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação (2.22).

E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. 

Por que pisaste o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel? (2.27-29).

E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu (3.11-13).

* Uma antiga tradição dos escribas hebreus e a septuaginta dizem que os filhos de Eli, Hofni e Fineias blasfemaram contra Deus.

Na atual dispensação da Graça, estamos vendo muitos pecados sendo dissimulado no meio do povo de Deus. Há muitos pastores e líderes sendo coniventes com o pecado, fazendo vista grossa em troca de benefícios e por não terem moral para repreender, visto que também estão em pecado. Mas o Juiz está chegando para fazer a limpeza e punir os pecadores obstinados e compulsivos do meio da igreja do Senhor. Amém! 

sábado, 4 de janeiro de 2025

AS HERESIAS SÃO AMEAÇAS À UNIDADE DA IGREJA.


As heresias surgem a partir de uma má interpretação do texto bíblico. Uma heresia geralmente é gerada por pessoas destacadas com título de mestre no meio do povo de Deus (II Pe.2.1-3). As heresias internas são como veneno letal que vem para causar divisão na igreja. Nunca na história da igreja, se viu surgir tantas heresias como na época atual. Mais do que nunca, estamos precisando de mestres ortodoxos e crentes apologistas para combaterem os falsos mestres que semeam suas heresias no meio da igreja do Senhor. Não há dúvidas de que estamos vivendo dias trabalhosos que antecedem a Volta de Jesus. É natural que a medida que se aproxima a volta do Senhor, surjam falsos mestres ensinando heresias para tentar distorce a verdade bíblica e negar a verdadeira fé em Cristo.

HERESIA - SEITA, Origens e Significados.

HERESIA.

Heresia ou heresias, é o mesmo que devergências dos ensinamentos bíblicos. Uma heresia é um ensinamento contrário a uma verdade fundamental da Bíblia. A heresia é uma doutrina falsa, ou um ensinamento errado, contrário a Palavra de Deus.

No grego, "hairesis", denota preferência, escolha. A escolha ou opção são substituidas de forma errôneas e conduz à divisão e formação de seitas. Há três citações do termo heresia no NT: (I Co.11.19; Gl.5.20; II Pe.2.1).

SEITA.

Seita é uma divisão desenvolvida e dirigida a um assunto que diverge da verdade original do Evangelho de Cristo. Uma seita geralmente é formada por um grupo numeroso de pessoas que adota uma doutrina ou crenças que divergem dentro de uma determinada religião. 

No gr. "hairesis", "escolha", é encontrada em várias partes no livro de Atos com o sentido de seita (At.5.17; 15,5; 24.5,14; 26.5; 28.22). Este termo denota a predileção por uma verdade em particular, ou por uma perversão dela, geralmente com a expectativa de vantagem pessoal; consequentemente, divisão e a formação de um partido ou "seita" em contraste com o poder unificador da "verdade". 

DEZ ENSINAMENTOS HERÉTICOS DIVULGADOS NA ATUALIDADE.

Doutrina Herética (heterodoxa)  X  Doutrina Correta (ortodoxa)

1- A Bíblia contém a Palavra de Deus.  
A Bíblia é a Palavra de Deus II Tm.3.16; Hb.4.12; II Pe.1.20,21

2- Jesus não é Deus.                              
Jesus é Deus (Jo.1.1-3,14; Cl.1.15-19; 2.9).

3- Espírito Santo é uma força ativa.      
O Espírito Santo é uma Pessoa (Jo.14.16,17,26;15.26;16.7-14).

4- Todo Caminho leva a Deus.              
Jesus é único Caminho (Jo.14.6; At.4.12; I Tm.2.5).

5- A Salvação é através de boas obras.  
A Salvação é pela Graça (Ef.2.8-10; Tito.3.4-7).

6- Após a morte haverá reencarnação.   
Após a morte segue-se o Juízo (Hb.9.27,28).

7- O homem é um ser dicótomo.           
O homem é um ser tricótomo (I Ts 5.23; Hb 4.12). 

8- O inferno não é real (não existe).      
O inferno existe e é real (Sl.9.17; Pv.15.24).

9- Deus não é Criador (teoria de evolução).  
Deus é o Criador (Gn 1.1; Sl 104.24; Hb 11.3).

10- Todos são filhos filhos de Deus.       
A Bíblia não afirma que todos são filhos de Deus. 
Recebemos a Adoção de filhos quando aceitamos Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor de nossa vida (Jo.1.11-13; Rm.8.14-17).  

É tarefa da igreja batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Jd.3). Portanto, a pergunta é: Estamos fazendo pela verdade o que esses agentes da heresia fazem pela mentira? 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

CINCO LIÇÕES NA CHAMADA DE ELISEU.


Voltou, pois, de atrás dele, e tomou uma junta de bois, e os matou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se levantou, e seguia a Elias, e o servia (I Rs.19.21). ARC

E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a serviu ao povo, e eles todos comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu assistente e aprendiz (I Rs.19.21). BKJ

E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu auxiliar (I Rs.19.21). NVI

Eliseu foi o profeta sucessor de Elias, o seu ministério durou cerca de 50 anos e foi marcado por grandes milagres e maravilhas. Eliseu também é conhecido como o profeta da porção dobrada, visto que ele mesmo pediu a Elias esta herança profética (II Rs.2.9). Eliseu era conhecido pelo povo de todas as camadas sociais como homem de Deus. Como profeta de grande estatura espiritual e de muitos dons, seu ministério foi confirmado por Deus com milagres e poderosos sinais.

O chamado de Eliseu não foi algo improvisado, mas foi o próprio Deus que anunciou ao profeta Elias, lhe dando detalhes quando disse: Também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar (I Rs.19.16). Passado algum tempo, Elias vai ao encontro de Eliseu e o achou trabalhando, Eliseu estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele. Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. Ele disse: Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe, e então irei contigo. "Vá e volte", respondeu Elias; "lembre-se do que lhe fiz". E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu auxiliar (I Rs.19.19-21). O chamado de Eliseu nos leva a refletir sobre cinco lições que veremos a seguir.

1) RENÚNCIA.

Eliseu era um agricultor bem sucedido, a sua atividade diária lhe rendia um bem-estar financeiro. Mas, ele estava aguardando o cumprimento da promessa, quando esta veio a se cumprir, ele não pensou duas vezes, deixou tudo para trás, isto é, renunciou todos os seus bens, se despediu dos seus pais, queimou o arado de madeira e com ele cozinhou a carne dos bois, deu ao povo e voltou para ser servo de Elias. 

Aqui nós aprendemos que, toda chamada vinda de Deus requer renúncia. Há um preço a ser pago quando entendemos e temos certeza da nossa chamada. Toda chamada de Deus tem que haver renúncia, caso contrário, não é de Deus. 

2) CONVICÇÃO.

Eliseu teve convicção da sua chamada, ele não vacilou, não teve dúvida alguma, mas abraçou e atendeu o chamado de Deus com alegria e convicção.

Aqui nós aprendemos que, se não tivermos convicção nem certeza da nossa chamada, estamos fadados ao fracasso. Toda chamada de Deus deve haver convicção, é esta certeza que vai nos dá segurança e força para cumprirmos a nossa missão até o fim.

3) DISPOSIÇÃO.

Eliseu quando recebeu o chamado de Deus através do profeta Elias, imediatamente se dispôs do seu trabalho, deixando tudo para trás, foi despedir-se dos seus pais e em seguida voltou para ficar a disposição do profeta.

Aqui nós aprendemos que, devemos está dispostos a servir, é impossível alguém prestar um bom serviço para Deus, se não houver disposição. Tem pessoas que estão dispostas para receber o chamado e o título, mas na pratica não corresponde ao chamado de Deus em sua vida.

4) SERVIÇO.

Eliseu não foi chamado para ser diretamente um profeta. Antes ele teve que passar um tempo como aprendiz, como auxiliar do profeta Elias, para em seguida assumir o ofício de profeta. Eliseu ficou conhecido como aquele que deitava água sobre as mãos de Elias (II Rs.3.11). Isto diz respeito a uma atitude de servo.

A relação entre Elias e Eliseu foi de mestre e servo, Eliseu serviu como assistente de Elias por sete ou oito anos. Eliseu não pedia para ser herdeiro de Elias, mas ele admirava o caráter e as virtudes de Elias.  A sua admiração, o seu apego e submissão ao seu mestre eram evidentes. Mas no final da sua missão de servo, ele desejou ter a porção dobrada do espírito de Elias, ou seja, o aprendiz pediu para ser mais do que o seu mestre. 

Aqui nós aprendemos que, ministério é serviço e não ser visto. O grande problema é que hoje muitos não querem servir, mas querem ostentar, querem ser o centro das atenções, querem ser ovacionados e aplaudidos pelo público. Mas o Mestre Jesus nos ensina que o Pai honra o servo, Ele disse: Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará (Jo.12.26). Primeiro o serviço, depois a honra. Após Eliseu ter servido ao profeta Elias por cerca de oito anos, Deus o honrou como sucessor do profeta Elias, e ainda atendeu o seu pedido, dando a porção dobrada do espírito de Elias sobre ele.

5) PERSEVERANÇA.

Eliseu perseverou em seguir e servir ao profeta Elias. Eliseu insistiu em ir com Elias aonde quer que ele fosse, ele não deixava Elias por nada. Já próximo a partida de Elias, quando o SENHOR havia de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias disse a Eliseu: Fica-te aqui porque o SENHOR me enviou a Betel. Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. Mais uma vez Elias diz a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Jericó. Pela terceira vez, Elias prova Eliseu, para testar a sua firmeza e perseverança no chamado de Deus em sua vida. Elias diz: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. Foi quando Elias vendo a sua insistência, e que ele não abriu mão da sua bênção, lhe disse: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. Eliseu disse: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. Elias disse: Coisa difícil me pediste; mas se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. Eliseu viu Elias sendo levado ao céu num redemoinho e cumpriu-se a promessa do profeta, ele recebeu a herança da porção dobrada do espírito de Elias (II Rs.2.1-14), porque não desistiu, mas perseverou até o fim. Amém! 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

FALTA DE CONSAGRAÇÃO DOS CRENTES.


Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! 

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Sl.42.1,2).

Quem escreve este salmo é um dos descendentes de Corá, responsável pela liturgia do culto, no templo. Ao narrar este salmo ele descreve a alma humana anelando pela presença de Deus. Ele faz uma comparação do cervo que, quando perseguido foge a distância para não ser alcançado pelo predador. Estando distante, cansado e sedento, ele brama por água e corre até encontrar uma fonte para saciar sua sede. 

Assim como o cervo anela pelas correntes das águas, assim também almeja a alma do crente que sente a necessidade de comunhão intensa com o Pai. O autor deste salmo estava enfrentando circunstâncias de opressão e perseguição, estava distante da Casa de Deus, sentindo falta do culto, do santuário e da adoração; estando com a sua alma aflita, ele sente sede de Deus e clama por sua presença.

Deus quer agir através do Espírito Santo e fazer coisas grandes e extraordinárias; o problema é que muitos crentes não estão dispostos a colocar tudo no altar de Deus, mas preferem fazer a sua própria vontade. Os planos de Deus para suas vidas estão sendo impedidos e muitas das Suas bênçãos são retidas, porque nós não estamos nos consagrando totalmente para fazer a vontade de Deus em vez da nossa própria.

Os ministros precisam ensinar ao povo sobre consagração, para que o coração dos crentes sejam voltados a entregar tudo a Deus e a se consagrarem inteiramente para seguir o plano de Deus para suas vidas.

A oração de consagração não é uma oração única, mas é persistente e perseverante. A oração de consagração é uma oração que você faz ao longo da sua vida. Você só será capaz de seguir os planos de Deus para a sua vida, se manter constantemente uma atitude de consagração e se entregar à vontade do Senhor, sem reservas.

Quando a consagração dos líderes forem mais profunda, quando os crentes em geral decidirem entrar no caminho da oração e buscarem entender a vontade de Deus, teremos a certeza que Deus se manifestará de forma sobrenatural na vida do seu povo.

Os crentes hoje, precisam de maior consagração e dedicação a Deus. As igrejas estão promovendo muitas "festas" para exibição de talentos e alimentação do ego humano, em vez de levar o povo a verdadeira adoração e consagração a Deus. Os crentes precisam voltar a cantar os hinos sacros, que toca a nossa alma e nos convida a uma vida de consagração a Deus. Precisamos ouvir mensagens Bíblicas que confronte o nosso ego e nos leve a refletir a nossa vida de santidade e consagração diante de Deus.

Precisamos urgentemente voltarmos ao Altar da oração, muitos já estão na UTI espiritual, outros já estão mortos espiritualmente no meio da igreja, vivendo só de aparência, pesando que estão na crista da onda, mas já fraquejaram a muito tempo.

Todavia, ainda há esperança para os que querem viver uma vida de consagração a Deus, o Espírito Santo convida, mas Ele não vai forçar entrar, se nós não queremos nos entregar a fazer a vontade de Deus. Pense nisso!

No Reino de Deus, tudo só acontece através da oração; há vários textos bíblicos que confirma esta verdade. Exemplo: E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus (At.4.31). Amém!