quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

CINCO LIÇÕES NA CHAMADA DE ELISEU.


Voltou, pois, de atrás dele, e tomou uma junta de bois, e os matou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se levantou, e seguia a Elias, e o servia (I Rs.19.21). ARC

E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a serviu ao povo, e eles todos comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu assistente e aprendiz (I Rs.19.21). BKJ

E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu auxiliar (I Rs.19.21). NVI

Eliseu foi o profeta sucessor de Elias, o seu ministério durou cerca de 50 anos e foi marcado por grandes milagres e maravilhas. Eliseu também é conhecido como o profeta da porção dobrada, visto que ele mesmo pediu a Elias esta herança profética (II Rs.2.9). Eliseu era conhecido pelo povo de todas as camadas sociais como homem de Deus. Como profeta de grande estatura espiritual e de muitos dons, seu ministério foi confirmado por Deus com milagres e poderosos sinais.

O chamado de Eliseu não foi algo improvisado, mas foi o próprio Deus que anunciou ao profeta Elias, lhe dando detalhes quando disse: Também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar (I Rs.19.16). Passado algum tempo, Elias vai ao encontro de Eliseu e o achou trabalhando, Eliseu estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele. Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. Ele disse: Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe, e então irei contigo. "Vá e volte", respondeu Elias; "lembre-se do que lhe fiz". E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu auxiliar (I Rs.19.19-21). O chamado de Eliseu nos leva a refletir sobre cinco lições que veremos a seguir.

1) RENÚNCIA.

Eliseu era um agricultor bem sucedido, a sua atividade diária lhe rendia um bem-estar financeiro. Mas, ele estava aguardando o cumprimento da promessa, quando esta veio a se cumprir, ele não pensou duas vezes, deixou tudo para trás, isto é, renunciou todos os seus bens, se despediu dos seus pais, queimou o arado de madeira e com ele cozinhou a carne dos bois, deu ao povo e voltou para ser servo de Elias. 

Aqui nós aprendemos que, toda chamada vinda de Deus requer renúncia. Há um preço a ser pago quando entendemos e temos certeza da nossa chamada. Toda chamada de Deus tem que haver renúncia, caso contrário, não é de Deus. 

2) CONVICÇÃO.

Eliseu teve convicção da sua chamada, ele não vacilou, não teve dúvida alguma, mas abraçou e atendeu o chamado de Deus com alegria e convicção.

Aqui nós aprendemos que, se não tivermos convicção nem certeza da nossa chamada, estamos fadados ao fracasso. Toda chamada de Deus deve haver convicção, é esta certeza que vai nos dá segurança e força para cumprirmos a nossa missão até o fim.

3) DISPOSIÇÃO.

Eliseu quando recebeu o chamado de Deus através do profeta Elias, imediatamente se dispôs do seu trabalho, deixando tudo para trás, foi despedir-se dos seus pais e em seguida voltou para ficar a disposição do profeta.

Aqui nós aprendemos que, devemos está dispostos a servir, é impossível alguém prestar um bom serviço para Deus, se não houver disposição. Tem pessoas que estão dispostas para receber o chamado e o título, mas na pratica não corresponde ao chamado de Deus em sua vida.

4) SERVIÇO.

Eliseu não foi chamado para ser diretamente um profeta. Antes ele teve que passar um tempo como aprendiz, como auxiliar do profeta Elias, para em seguida assumir o ofício de profeta. Eliseu ficou conhecido como aquele que deitava água sobre as mãos de Elias (II Rs.3.11). Isto diz respeito a uma atitude de servo.

A relação entre Elias e Eliseu foi de mestre e servo, Eliseu serviu como assistente de Elias por sete ou oito anos. Eliseu não pedia para ser herdeiro de Elias, mas ele admirava o caráter e as virtudes de Elias.  A sua admiração, o seu apego e submissão ao seu mestre eram evidentes. Mas no final da sua missão de servo, ele desejou ter a porção dobrada do espírito de Elias, ou seja, o aprendiz pediu para ser mais do que o seu mestre. 

Aqui nós aprendemos que, ministério é serviço e não ser visto. O grande problema é que hoje muitos não querem servir, mas querem ostentar, querem ser o centro das atenções, querem ser ovacionados e aplaudidos pelo público. Mas o Mestre Jesus nos ensina que o Pai honra o servo, Ele disse: Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará (Jo.12.26). Primeiro o serviço, depois a honra. Após Eliseu ter servido ao profeta Elias por cerca de oito anos, Deus o honrou como sucessor do profeta Elias, e ainda atendeu o seu pedido, dando a porção dobrada do espírito de Elias sobre ele.

5) PERSEVERANÇA.

Eliseu perseverou em seguir e servir ao profeta Elias. Eliseu insistiu em ir com Elias aonde quer que ele fosse, ele não deixava Elias por nada. Já próximo a partida de Elias, quando o SENHOR havia de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias disse a Eliseu: Fica-te aqui porque o SENHOR me enviou a Betel. Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. Mais uma vez Elias diz a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Jericó. Pela terceira vez, Elias prova Eliseu, para testar a sua firmeza e perseverança no chamado de Deus em sua vida. Elias diz: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. Foi quando Elias vendo a sua insistência, e que ele não abriu mão da sua bênção, lhe disse: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. Eliseu disse: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. Elias disse: Coisa difícil me pediste; mas se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. Eliseu viu Elias sendo levado ao céu num redemoinho e cumpriu-se a promessa do profeta, ele recebeu a herança da porção dobrada do espírito de Elias (II Rs.2.1-14), porque não desistiu, mas perseverou até o fim. Amém!