E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.
1) A PALAVRA ERA UMA RARIDADE.
O ministério do sacerdote Eli, estava um fracasso, naqueles dias, a Palavra do SENHOR era muito rara. Deus também não se manifestava através de visão, pois não havia ninguém para ministrar e revelar a vontade de Deus. As pessoas que vinham ávidas para ouvir a Palavra de Deus voltavam vazias e decepcionadas porque não havia ministro ou sacerdote competente para transmitir a mensagem de Deus ao povo. Esta é uma triste realidade que estamos vendo em muitas igrejas em nossos dias, há pastores que preferem pagar a pregadores e mestres para ministrarem ao povo, porque ele está vazio, não tem Bíblia (palavra de Deus) para dá a igreja.
2) MINISTRO DEITADO.
O texto diz: E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar... (v.2).
Eli estava deitado, isto implica em dizer que ele estava deitado, tanto no sentido físico, como no espiritual. Quando o sacerdote de Deus se deita no sentido espiritual, a obra sofre e os anarquistas dominam.
Ministro deitado, não no sentido físico, mas no sentido espiritual é um perigo. O grande perigo é quando os ministros de Deus se deitam, se acomodam e ficam em suas zonas de confortos, não se importando mais com a obra do SENHOR. Infelizmente, estamos vendo nos dias atuais, pastores e líderes vazios de Deus, acomodados fazendo a obra do Senhor relaxadamente e sem alimento (palavra de Deus) para dar ao povo.
3) FALTA DE VISÃO.
... e os seus olhos começaram a escurecer, pois não podia ver (v.2b)
Eli estava quase cego, algo que pode estar associado à sua idade avançada, visto que ele morreu aos 98 anos de idade (4.15). Porém, sua condição física representava a condição de seu coração. Eli perdeu ambas as visões: A física e a espiritual.
A falta de visão espiritual, é algo muito sério que acontece quando o homem de Deus perde esta visão. Quando os líderes da Casa de Deus, perdem a visão espiritual, as coisas tende a dá erradas. Quando um ministro de Deus perde a visão espiritual, ele começa a agir pela carne, o seu ego se exalta e o povo sofre as consequências. Mas Jesus aconselha o anjo da igreja ungir seus olhos com colírio, para que veja (Ap.3.18). Uns perderam a visão espiritual, outros nunca tiveram, que triste realidade, Deus tenha misericórdia dos seus ministros.
4) FALTA DE LUZ NO TEMPLO.
Eli estava deitado no lugar costumado quando a lâmpada de Deus se apagou no templo. Esta escuridão também é simbólica; a escuridão física e espiritual preenchiam todo o templo. A Casa de Deus estava tornando-se escura e vazia, Eli e seus filhos já não se preocupavam em manter a lâmpada de Deus acessa.
Cada líder espiritual precisa examinar a condição da luz que há em sua própria igreja. As pessoas saem iluminadas após o culto? A lâmpada de Deus, isto é, a Palavra de Deus (Sl.119.105), continua brilhando? Será que ela é tratada com carinho por meio da oração e leitura constante, para que continue brilhando cada vez mais nos corações daqueles que a ouvem? Ainda há óleo do Espírito para mantê-la acesa? Ou o óleo do Espírito secou e agora só resta o pavio fumegando. Será que os crentes estão sendo ensinados à luz da Palavra? Ou os crentes ouvem apenas filosofia humana, achismos teológicos, usos e costumes e caminham como cegos por causa da fumaça?
A falta de luz no nosso templo interior, poderá nos levar ao fracasso espiritual. É preciso que tenhamos o devido cuidado de manter a lâmpada de Deus acessa em nossos corações.
5) CONIVÊNCIA COM OS PECADOS DOS FILHOS (não os repreendeu).
Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR. Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR (I Sm.2.12,17).
Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitava com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação (2.22).
E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
Por que pisaste o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel? (2.27-29).
E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu (3.11-13).
* Uma antiga tradição dos escribas hebreus e a septuaginta dizem que os filhos de Eli, Hofni e Fineias blasfemaram contra Deus.
Na atual dispensação da Graça, estamos vendo muitos pecados sendo dissimulado no meio do povo de Deus. Há muitos pastores e líderes sendo coniventes com o pecado, fazendo vista grossa em troca de benefícios e por não terem moral para repreender, visto que também estão em pecado. Mas o Juiz está chegando para fazer a limpeza e punir os pecadores obstinados e compulsivos do meio da igreja do Senhor. Amém!