quinta-feira, 3 de abril de 2025

HERESIAS E MODISMOS.



Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo (Cl.2.8).

Vivemos numa época de muitas heresias e modismos, época em que prevalecem as filosofias antibíblicas, como o pragmatismo, o relativismo, o antropocentrismo e o utilitarismo mercantilista. A quantidade de pessoas que seguem a um pregador ou a um ensinador é mais importante que o conteúdo de sua mensagem. As igrejas que julgam ser modelo são as que possuem megatemplos ou grandes catedrais, mas na verdade, estas não estão compromissadas com o verdadeiro Evangelho de Cristo. 

A cegueira espiritual e a falta de discernimento tem levado muitos crentes ao erro. Muitos estão sendo alvos de Satanás que opera com suas vãs sutilezas, tentando camufrar a verdade de Deus com suas imitações, heresias e modismos teológicos.

Nesse contexto atual, se um expoente das Escrituras pregar um falso evangelho, isso não importa, desde que ele reúna multidões e dê milhões de visualizações nas mídias sociais. Qualquer pregador ou escritor, nesses tempos pós-modernos, que combata ao erro e ensine a sã doutrina, não é visto com bons olhos. No entanto, o apóstolo Paulo já previa esta rejeição da verdadeira doutrina quando escreveu a Timóteo, dizendo: Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (II Tm.4.3,4). Isto está se cumprindo em nossos dias, estamos vendo crentes sendo levados por ventos de doutrinas e modismos que distorcem a Palavra de Deus. Muitos já não aceitam trechos da Palavra de Deus que tratam de arrependimento, pecado, renúncia, santidade e separação do mundo de pecados. Escolhem pregadores com dons de oratória, com habilidade de divertir o povo e com uma mensagem satisfatória aos seus ouvidos, que lhes assegure que é possível ser crente e continuar vivendo segundo a carne. Todavia, os remanescentes da verdadeira fé, estão perseverando em seguir a sã doutrina, não aceitando as heresias nem os modismos que vem assolando a igreja e contaminando a muitos cristãos.