E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (I Jo.2.2).
“EXPIAÇÃO”.
O prefixo “ex” significa “fora de” ou “de”, então a expiação tem a ver com remover algo ou tirar algo. Em termos bíblicos, trata-se de remover a culpa por meio do pagamento de uma penalidade ou da oferta de um sacrifício.
A palavra "expiação" (heb. kippurim, derivado de kaphar, que significa "cobrir") comunica a idéia de cobrir o pecado. Na antiga aliança, os sacifícios para expiação dos pecados do povo, apenas cobria os pecados e aplacava a ira de Deus; mas na nova aliança, com a morte expiatória de Jesus Cristo, o pecado é removido e a graça de Deus nos favorece.
A CERIMÔNIA DO DIA DA EXPIAÇÃO.
Levítico 16 descreve o Dia da Expiação, o dia santo mais importante do ano judaico. Nesse dia, o sumo sacerdote, vestia as vestes sagradas, e de início preparava-se mediante um banho cerimonial com água. Em seguida, antes do ato da expiação pelos pecados do povo, ele tinha de oferecer um novilho pelos seus próprios pecados. A seguir, tomava dois bodes e, sobre eles, lançava sortes; um tornava-se o bode do sacrifício, e o outro tornava-se o bode expiatório (16.8). sacrificava o primeiro bode, levava seu sangue, entrava no Lugar Santíssimo, para além do véu, e aspergia aquele sangue sobre o propiciatória, o qual cobria a arca contendo a lei divina que fora violada pelos israelitas, mas que agora estava coberta pelo sangue, e assim se fazia expiação pelos pecados da nação inteira (16.15,16). Como etapa final, o sacerdote tomava o bode vivo, impunha as mãos sobre a sua cabeça, confessava sobre ele todos os pecados dos israelitas e o enviava ao deserto, simbolizando isto que os pecados deles eram levados para fora do arraial para serem aniquilados no deserto (16.21,22).
O Dia da Expiação era uma assembléia solene; um dia em que o povo jejuava e se humilhava diante do SENHOR (16.31).
O Dia da Expiação levava a efeito a expiação por todos os pecados e transgressões não expiados durante o ano anterior (16.16,21). Precisava-se ser repetido cada ano da mesma maneira. (B.E.P.)
“PROPICIAÇÃO”.
A propiciação tem a ver com apaziguar a ira de Deus. O prefixo “pro” significa “para”, então a propiciação traz uma mudança na atitude de Deus, de modo que Ele deixa de ter inimizade conosco para ser por nós. Através do processo da propiciação, somos reconciliados e passamos a ter comunhão com Deus.
Em conjunto, a EXPIAÇÃO e a PROPICIAÇÃO constituem um ato de reconciliação da humanidade com Deus. Cristo realizou Sua obra expiatória na cruz para remover os pecados da humanidade, realizando também a propiciação por intermédio do seu sangue e nos reconciliou com Deus. Paulo falando sobre o ministério da reconciliação diz: E tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação (II Co.5.18,19). Amém!