segunda-feira, 7 de julho de 2014

O JUSTO, O ÍMPIO E O PECADOR.

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a palha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá (Salmos, 1.1-6).  

Neste salmo a bíblia nos fala sobre três classes de pessoas, são elas: O justo, o ímpio, e o pecador. Pecadores na verdade todos nós somos; visto que herdamos a semente do pecado. Porém há uma diferença entre aquele que vive na prática do pecado para aquele que foi perdoado por Jesus e deixou de viver no caminho do pecado. O ímpio por sua vez, são pessoas que não tem o mínimo de temor a Deus, são escarnecedoras, tímidas e descrentes de tudo que tem relação com Deus. O justo é todo aquele que foi perdoado e justificado por Jesus, e que vive uma vida de santidade, pratica a justiça e anda no caminho da Verdade.

- O JUSTO.

O justo é todo aquele que foi perdoado e justificado por Jesus, que vive uma vida de santidade, pratica a justiça e anda no caminho da Verdade.
O que diz a bíblia sobre o justo:

O justo vive pela fé.
Pois dentro de pouco tempo Aquele que que vem virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé! contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele (Hebreus, 10.37,38).  

O justo é abençoado.
Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre  a boca dos ímpios (Pv.10.6).  

O justo na velhice dará fruto (Sl.92.12-14)

A obra do justo conduz a vida (Pv.10.16).
O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é (Pv.11.30).  

- O ÍMPIO. 

O ímpio por sua vez, são pessoas que não tem o mínimo de temor a Deus, são escarnecedoras, tímidas e descrentes de tudo que tem relação com Deus.
O que diz a bíblia sobre o ímpio:

O ímpio é arrogante.
Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem; mas o justo viverá pela fé (Habacuque, 2.4).

O ímpio é irreverente.
Ainda que se mostre favor o ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão, ele pratica a iniquidade e não atenta para a majestade do SENHOR (Isaías, 26.10).  

O ímpio é cético e obreiro de iniquidade.
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido  abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem. Acaso não tem conhecimento esses obreiros da iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam a Deus (Salmos, 53.1,4). 

- O PECADOR.

São todas as pessoas que não andam no caminho de Deus, e vivem na prática do pecado. Alguns estão disfarçados dentro da casa de Deus, vivendo em pecado; mas a bíblia diz: Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Salmos, 101.7).

O que diz a bíblia sobre o pecador:

O pecador será punido.
Eis que o justo é punido na terra; quanto mais o ímpio e o pecador! (Pv.11.31).

O pecador promove destruição.
Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens (Ec.9.18).  

O pecador é infeliz.
A infelicidade persegue os pecadores, mas a prosperidade é a recompensa dos sábios (Pv.13.21).  

CONCLUSÃO:
Neste salmo nós entendemos que a felicidade do justo tem sua origem em Deus, enquanto que o ímpio perecerá na sua maldade e não receberá as bênçãos nem o galardão do SENHOR.

domingo, 22 de junho de 2014

CUIDADO COM JEZABEL!!!

Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos (Ap.2.20).
QUEM ERA JEZABEL? 
Jezabel (também Jezebel) foi uma princesa fenícia casada com o rei Acabe de Israel. Jezabel era filha do rei dos Sidônios Etbaal, o seu casamento com o rei Acabe foi resultado de uma aliança que tinha como objetivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. A sua história é conhecida através do Primeiro Livro de Reis do Antigo Testamento. (I Reis, 16.29-34).
Era uma princesa Fenícia, filha do sacerdote-rei de Sidom. Esposa de Acabe, rei de Israel no tempo do profeta Elias. Foi rainha em Israel do Norte 100 anos depois da morte de Davi. Adorava a Baal deus pagão da fertilidade. Jezabel continuou a adorar os deuses fenícios, mas não se limitou a isso, pois combateu o Deus de Israel. Recorreu ao dinheiro do tesouro público para sustentar os 450 profetas (ou sacerdotes) do deus Baal e os 400 profetas da deusa Aserá (deusa fenícia da fertilidade). No palácio real seria mesmo construído um templo dedicado a Baal. Aparentemente o seu próprio marido sentiu-se atraído pelo culto destes deuses, renegando Jeová (o Deus de Israel) e deixando-o para segundo plano. Os sacerdotes e profetas israelitas foram eliminados ou então tiveram que se exilar no deserto devido à perseguição promovida pela rainha.
A resistência local contra esta política religiosa foi encabeçada pelo profeta Elias. Numa espécie de concurso religioso levado a cabo no Monte Carmelo, Elias derrotou todos os profetas de Baal, que morreram, pretendendo desta forma o Livro de Reis mostrar como o Deus de Israel era a única divindade. Quando Jezabel soube disto ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias, que teve fugir para Judá. Mulher determinada e independente, Jezabel não olhava a meios para conquistar os seus objetivos. Acabe desejava a vinha de Nabote, que estava junto ao seu palácio, mas este recusou-se a vendê-la. Sabendo-se disto, Jezabel envolveu-se na questão, enviando cartas em nome do rei Acabe aos chefes de Jezreel. O conteúdo das cartas ordenava a detenção de Nabote por blasfêmia contra Deus e contra o rei e a execução deste por apedrejamento sob denúncia de duas falsas testemunhas. Segundo a lei da época, a propriedade de alguém que tivesse cometido estas ações passaria para o rei. Nabote foi executado e Jezabel presenteou o marido com a vinha. Quando Elias soube desta ação profetizou que cães devorariam Jezabel no campo de Jezreel. 
Um comandante chamado Jeú liderou uma revolta contra a família real, na qual matou o filho de Jezabel, Jorão. Quando Jezabel soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça, desafiando Jeú da janela do palácio. Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela, e Jezabel morreu, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha.
Depois de ter feito uma refeição no palácio, Jeú ordenou que a Jezabel fosse sepultada, dado que se tratava da filha de um rei. De acordo com o Segundo Livro de Reis, os servos do palácio apenas encontraram o crânio, os pés e as mãos da rainha. Por causa desta rainha o nome "Jezabel" encontra-se associado na cultura popular a uma mulher sedutora e sem escrúpulos.
O ESPÍRITO DE JEZABEL.  
O espírito que atuava em Jezabel é uma das manifestações de Satanás. Temos que ter em mente que o espírito que produziu (atuava) Jezabel, existia antes dela ter nascido. Esse espírito não tem sexo, e por ter se manifestado tão fortemente através dessa mulher, ficou conhecido pelo seu nome. É um espírito extremamente forte com suas raízes fincadas na rebelião e feitiçaria, o mesmo espírito que estava por detrás das antigas deusas e que está vivo e forte nos dias de hoje. É por natureza religiosa e procura entrar na igreja. Assumi posições de autoridade, usando feitiçaria, domínio e até mesmo a sedução sexual. Esse espírito pode atrair as mulheres pela habilidade de manipular sem usar a força física. Atua através de mulheres que desejam controlar e dominar outros. É um espírito sem lei que atua por meio de um coração insubordinado. Se alimenta da fraqueza do homem prevalecendo sobre ele, o que o impede de assumir a autoridade legítima que Deus concedeu. Mesmo sendo cristã, a mulher que dá lugar a esse o espírito ou que manifesta esse caráter poderá falar muito sobre submissão, mas em sua vida isso não passa de teoria.
Ela estabelece a autoridade no lar, atraí os filhos ao seu redor e esta ligação emocional os sufocará mesmo depois que estiverem casados. A sua mensagem é: A mulher é mais importante que o homem. Jezabel espalhou a idolatria em todo a Israel, poderosa, astuciosa e arrogante, opôs-se ativamente a Deus mesmo tendo provas indiscutíveis de sua soberania.
Foi a pior rainha de Israel e uma das mulheres mais infames da Bíblia.
O seu nome é sinônimo de perversidade e rebelião.  
Ela jamais se submeteu a unir-se com o seu marido. Acabe era o rei, mas era ela quem reinava. Poder e controle eram seus objetivos e Baal era o seu Deus.
Ela serviu como mal exemplo para todos, do que uma esposa não deve ser.

Jezabel era sacerdotisa dominadora e potencialmente religiosa e se denominava porta voz de Deus. Isso a categorizava "profetiza". O nome Jezabel é lembrado como símbolo de maldade e rebelião, ela era uma mulher de destaque na sociedade, mas subvertia a fidelidade a Deus, manipulando pessoas mediante a permissividade sexual e a incorporação de práticas pagãs. A idolatria, a imoralidade sexual e o materialismo eram as mais expressivas tentações em Tiatira. Na atualidade não é diferente, o espírito de Jezabel continua dentro da igreja, tem pessoas brincando de ser crente, desprezando a palavra de Deus e vivendo uma vida de pecados, em uma prática desenfreada e sem o mínimo de temor a Deus. Tem igrejas que viraram um ninho de pecados, e os seus líderes perderam a autoridade e estão sem forças para repreender e remover o pecado. Mas Deus vai entrar em juízo com essas pessoas, as capas vão cair, e haverá ajustes de contas.  

sábado, 21 de junho de 2014

JULGAMENTO NA CASA DE DEUS.

Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao Evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? (I Pedro, 4.17,18).

Deus é um Pai amoroso, ele sempre se compadece do seu povo, porém por causa do seu amor ele nos repreende. Se Ele nos repreende é porque somos filhos, e como filhos ele nos ama e quer o nosso bem. Todavia está existindo uma anarquia na casa de Deus; o povo que se diz de Deus está vivendo uma vida de hipocrisia e desobediência ao Senhor. Nunca existiu tanta maldade e malícia no meio do povo de Deus, por incrível que pareça, os nossos maiores inimigos estão dentro da nossa própria casa. As sete igrejas da Ásia descritas no livro de Apocalipse, foram repreendidas e julgadas pelo Senhor, por causa da sua desobediência; temos na atualidade uma igreja que está desprezando o caminho da santidade, e valorizando as coisas materiais e mundanas. Mas ainda existe um exército de crentes fies que não se dobraram ao sistema, e estão fazendo a diferença.

AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA E A SUA MENSAGEM ATUAL.

Estas sete igrejas realmente existiam na Ásia Menor. Podemos observar nas cartas enviadas às igrejas, que havia um retrato de uma certa degradação espiritual e moral da igreja. Ao longo da história, em certo sentido a igreja vem sofrendo com as heresias e mundanismo que tem se instalado no meio do povo de Deus. Jesus revela um padrão de advertência que se aplica aos vários perfis da igreja em todas as épocas até sua volta: Elogio pelas boas atitudes; admoestação contra os erros e faltas; disciplina e correção, e promessas para os vencedores.

1. CARTA À IGREJA EM ÉFESO.

Éfeso era um dos principais centros urbanos, orgulhava-se de sua cultura e religiosidade pagã, ostentando o templo de Ártemis (Diana), que era uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Elogio: Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achastes mentirosos; e sofrestes e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste. Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço (Ap.2.2,3,6). Jesus elogiou a igreja de Éfeso por ser uma igreja perseverante, sofredora, trabalhadora e prudente. Surgiram nos primeiros séculos após a ressurreição de Cristo, uma grande quantidade de místicos, judaizantes e falsos mestres. A igreja primitiva cultivava o hábito de pôr à prova os mestres e suas doutrinas, a fim de verificar sua veracidade e fidelidade bíblica. Havia uma seita herética dos nicolaítas que pregava e estimulava a liberação sexual, dizendo ser algo Divino devendo ser cultuado e praticado de forma liberal. A tradição relaciona esta seita herética dos nicolaítas com Nicolau, um prosélito de Antioquia e um dos sete primeiros diáconos da igreja em Jerusalém (At.6.5). A igreja de Éfeso também foi elogiada por não aceitarem as práticas dos nicolaítas.
Correção e advertência: Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Ap.2.4,5). Todas as igrejas da província da Ásia haviam experimentado grande amor por Jesus Cristo, e cooperavam fraternalmente umas com as outras, demonstrando a plenitude e a alegria do amor cristão nos primeiros anos de suas conversões. Com o passar do tempo e a chegada de muitas provações e tentações, esse amor foi se esfriando. Isto serve como um alerta para a igreja dos nossos dias, que está mergulhando no sistema materialista e tornando-se egoísta; ficando apática a prática do amor.

2. CARTA À IGREJA EM ESMIRNA.

Esmirna (hoje na região da Turquia) era uma colônia do império romano. Sua economia e cultura eram bastante desenvolvidas, era submissa a Roma e ao culto ao imperador. Além disso, a grande comunidade judaica que vivia na cidade era muito hostil aos cristãos. Policarpo, um dos mais famosos pais da igreja, foi bispo em Esmirna e martirizado por sua fé, sincera e corajosa no SENHOR.
Elogio: Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o Diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap.2.9,10). As igrejas de Esmirna e Filadélfia são as únicas que não há registro de advertência, correção e disciplina por parte de Jesus aos anjos (pastores) dessas igrejas. Os cristãos de Esmirna eram de baixo poder aquisitivo, eram sofridos e provados, mas eram ricos espiritualmente e vencedores.

3. CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO.

Pérgamo (atual Bergama), antiga capital da Ásia Menor, cujo nome significa centro defensivo ou fortaleza. Era bastante desenvolvida, lá havia fabricação de couro; foi lá que primeiro se trabalhou o couro de cabras e ovelhas como material de base para escrita (pergaminho), dando origem ao formato (códice) que o livro de hoje tem. Pérgamo também era o centro oficial da religião pagã e da adoração ao imperador de Roma. Segundo a tradição cristã, Antipas foi o primeiro mártir na Ásia, tendo sido cozido em azeite, num caldeirão de bronze, lentamente até morrer; por causa de professar publicamente sua fé em Jesus Cristo, durante o reinado de Domiciano.
Elogio: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita (Ap.2.13).
Correção: Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço (Ap.2.14,15).
Advertência: Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca (Ap.3.16).
Havia nesta igreja três grupos de pessoas: Os que seguiam a doutrina de Balaão; os que seguiam a doutrina dos nicolaítas; e os que seguiam unicamente a Cristo e eram fiéis. Balaão era mestre em confundir os assuntos espirituais e morais com seus interesses materiais. Ele chegou a ensinar às mulheres midianitas a seduzirem os israelitas (Nm.22-24;25.1,2;31.16.Jd.8,11). Esta doutrina que estava estabelecida na igreja de Pérgamo representa os falsos mestres e lideres espirituais da atualidade, eles estão minando a igreja, esses são gananciosos, arrogantes e corruptos; eles promovem o mundanismo e o engano religioso no meio da igreja, levando os crentes à perdição.

4. CARTA À IGREJA EM TIATIRA.

Tiatira foi fundada por Seleuco (311-280 a.C.) com o objetivo de ser um posto militar avançado. Tiatira era um importante centro comercial na Ásia. Lídia, vendedora de púrpura, era de Tiatira (At.16.14).
Elogio: Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras (Ap.2.19).
Advertência e correção: Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetiza, porém, com seus ensinos induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Concedi-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição, mas ela não quer arrepender-se. Portanto, eis que a farei adoecer e enviarei grande aflição sobre aqueles que com ela cometem adultério, a não ser que se arrependam das suas más ações. Matarei os seguidores dessa mulher, e todas as igrejas saberão que Eu Sou aquele que sonda mentes e corações, e portanto, retribuirei a cada um de vós segundo as suas obras. Todavia, aos demais que estão em Tiatira e que não seguem a doutrina dessa mulher, e não aprenderam, como eles costumam falar, os profundos segredos de Satanás, afirmo-vos: Não colocarei outra carga sobre vós. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha (Ap.2.20-25).
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

Apocalipse 2:20-25
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

Apocalipse 2:20-25
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

Apocalipse 2:20-25
Jezabel era sacerdotisa dominadora e potencialmente religiosa e se denominava porta voz de Deus. Isso a categorizava "profetiza". O nome Jezabel é lembrado como símbolo de maldade e rebelião, ela era uma mulher de destaque na sociedade, mas subvertia a fidelidade a Deus, manipulando pessoas mediante a permissividade sexual e a incorporação de práticas pagãs. A idolatria, a imoralidade sexual e o materialismo eram as mais expressivas tentações em Tiatira. Na atualidade não é diferente, o espírito de Jezabel continua dentro da igreja, tem pessoas brincando de ser crente, desprezando a palavra de Deus e vivendo uma vida de pecados, em uma prática desenfreada e sem o mínimo de temor a Deus. Tem igrejas que viraram um ninho de pecados, e os seus lideres perderam a autoridade e estão sem forças para repreender e remover o pecado. Mas Deus vai entrar em juízo com essas pessoas, as capas vão cair, e haverá ajustes de contas. 

5. CARTA À IGREJA EM SARDES.

Sardes foi capital do antigo reino da Lídia. Cidade próspera e orgulhosa de suas indústrias de lã e tinturaria, era o centro de culto à deusa Cibele, que atraia seguidores para uma região mística, adornada por rituais sensuais e libertinos.
Repreensão, correção e elogio: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e  arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso (Ap.3.1-4).
Havia um vírus de apatia espiritual (descrença) corroendo o íntimo da fé e da prática cristã naqueles crentes, eles se tornaram crentes nominais e viviam de aparência. É fato que hoje acontece o mesmo na vida de muitos crentes, muitos tem fama de cantor, de pregador e até de pastor, mas estão mortos espiritualmente.

6. CARTA À IGREJA EM FILADÉLFIA.

Filadélfia cujo nome significa amor fraternal, era uma cidade de grande importância comercial e, estrategicamente localizada, como porta de entrada do elevado planalto central da província romana na Ásia Menor.
Elogio: Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem  prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo (Ap.3.8,9).
Os crentes de Filadélfia eram  julgados e desprezados pelos os se diziam judeus, eles eram crentes de pouca força, porém fiéis; eles tinham obras e eram amados por Deus. Deus prometeu que a porta da salvação está aberta e ninguém a pode fechar. Serão envergonhados e humilhados todos quantos  se levantarem contra os crentes Filadélfia.
 
7. CARTA À IGREJA EM LAODICEIA.

Laodiceia foi a cidade mais rica da região da Frígia na época do império romano. Era conhecida em todo o  mundo antigo por seus estabelecimentos bancários, escola de medicina e indústria têxtil. Contudo, a  cidade sofria com sérios problemas de abastecimento de água potável.
Repreensão, correção, advertência e promessa: E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e unjas os com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas (Ap.3.14-22). 

Os crentes de Laodiceia eram ricos e se orgulhavam por viverem em uma cidade próspera. O problema não era a riqueza em si, porém eles priorizavam a riqueza e desprezavam as coisas espirituais e a sua relação com Deus. Laodiceia tornou-se uma igreja morna por acharem auto suficientes, eles eram crentes nominais e viviam uma fé tímida, só de aparência. Muitos cristãos hoje estão vivendo como os crentes de Laodiceia, estão dentro da igreja participam ativamente dos trabalhos, são frequentadores assíduo nos cultos e até lideram grupos e pastoreiam; porém estão vivendo um evangelho sem compromisso, muitos entraram no evangelho mas o evangelho não entrou neles. Muitos estão fazendo do evangelho um show business (um grande negócio), colocaram a riqueza no coração e deixaram Jesus de fora, mas Jesus continua dizendo: Eis que estou a porta e bato. A grande estratégia do Diabo é manter os crentes desviados da fé dentro da igreja, para desvirtuar e perturbar os outros. Deus não aceita crentes mornos (meio crente), Ele quer crentes fiéis e sinceros diante Dele. Amém!
 

domingo, 1 de junho de 2014

NÃO MAIS ESCRAVOS, MAS FILHOS.

Afirmo-vos porém que, durante todo o tempo em que o herdeiro é menor de idade, ele em nada é diferente de um escravo, mesmo sendo o dono de tudo. No entanto, está sujeito a tutores e administradores até o tempo determinado por seu pai. Da mesma forma nós, quando éramos menores, estávamos debaixo de um sistema que nos escravizava aos rudimentos deste mundo. Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Lei, para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho para habitar em vossos corações, e ele clama: 'Abba, Pai!' Portanto, não és mais escravo, mas filho; e sendo filho, és igualmente pleno herdeiro por decreto de Deus (Gl.4.1-7).

Paulo usa uma linguagem alegórica para mostrar que Lei serviu de tutor (protetor, guia), para nos conduzir a Cristo. A Lei nos tratou como criança que precisava de um pedagogo para ser guiada e ensinada, sempre zelando por sua educação e segurança. A Lei veio para revelar o pecado, e isto fez com que o pecado abundasse. Sendo assim, nós estávamos debaixo ou sujeitos a um sistema que nos  escravizava. A Lei, portanto, pode conduzir o ser humano a Cristo, porém somente Jesus é capaz de nos perdoar, nos livrar do poder do pecado e nos transformar de escravos para sermos filhos de Deus. Vindo a plenitude dos tempos, ou o cumprimento do tempo, veio Jesus Cristo, o nosso Libertador, para nos resgatar, pagando um alto preço e nos dando o direito de sermos chamados filhos de Deus. Não somos mais escravos, mas filhos. Estamos livres para adorar. Aleluia!

sábado, 24 de maio de 2014

SALMO 23. O SUPREMO PASTOR.

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias (Salmos, 23.1-6).

Este salmo é considerado o mais belo e conhecido cântico de confiança em Deus. Neste salmo Daví não fala de queixas, de aflições ou súplicas por livramento. Este é um salmo pessoal de Daví, neste salmo ele relata através da expressão poética e profética sua gratidão ao SENHOR. O SENHOR, é apresentado como o supremo Pastor que provê todas as necessidades de suas ovelhas, Ele também as protege e defende. Neste salmo Daví demonstra sua intimidade com Deus, chamando-o de meu Pastor; ele utiliza o pronome pessoal fazendo referência a si mesmo por dezessete vezes. Encontramos neste salmo o SENHOR como nosso Pastor que cuida de nós como Pastor, guia e hospedeiro.  

OS CUIDADOS DO PASTOR:

O Pastor e as Ovelhas.

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos (Vers.1,2).
O nosso SENHOR é Pastor é provedor de todas as coisas, somos dependentes Dele, e reconhecemos que Ele é o supridor das nossas necessidades. Ele é Jeová Jiré, o SENHOR que provê. Abraão disse para o seu filho Isaque: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. É preciso entender que, Deus provê as nossas necessidades, e não as nossas prioridades. Deus nunca dará algo a alguém que vá lhe trazer prejuízos e destruição. Muitas vezes oramos a Deus pedindo algo e não recebemos, isto porque o que pedimos está fora da vontade de Deus, e Ele conhece a intenção do nosso coração. A bíblia diz: Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (Tiago, 4.3). Ele nos dará tudo aquilo que seja para sua glória, que nos satisfaça e nos deixe felizes. Devemos servi-lo com alegria, pois foi Ele que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. 

O Guia e o Viajante.

Guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem (Vers.2,3,4).
Nosso SENHOR é também pastor e companheiro. Ele sempre caminha ao nosso lado, e quando necessário a nossa frente. Temos um pastor que nos guia com segurança, que nos defende e nos protege. Ele no conduz pelas veredas da justiça (caminho da verdade), e nos leva a lugares onde os pastos são verdes (a boa palavra de Deus), e a águas tranquilas (a doce presença do Espírito Santo). Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo. O Vale da sombra da morte tem haver com escuridão, são fases criticas na vida, quando não conseguimos encontrar a saída. Todavia, o bom  Pastor está conosco para  nos  fortalecer e nos mostrar a saída. A tua vara e o teu cajado me protegem. Como bom pastor ele defende as suas ovelhas quando vem o lobo para lhes tragar; Ele também nos defende dos ataques do inimigo, e das suas setas malignas que vem para nos destruir. Ele também nos protege, nos consola e nos orienta. A sua vara e o seu cajado nos protegem. A vara e o cajado é uma vara longa, tendo um gancho numa das extremidades; a vara serve como arma de defesa para defender as ovelhas dos ataques dos predadores, e também é usada para disciplinar as ovelhas. O cajado serve para trazer as ovelhas para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo. Tanto a "vara" como o "cajado" eram instrumentos usados pelo pastor para proteção das ovelhas. O pastor tinha que ser hábil para manejar tanto um quanto o outro. Com sua arma de trabalho nas mãos, o pastor é o único protetor das ovelhas contra os inimigos naturais (lobos, leões, ursos, chacais, e principalmente, ladrões) do rebanho. O cajado e a vara são instrumentos de bênção para as ovelhas, mas de juízo para os predadores. Não podemos viver sem a correção nem a disciplina do  nosso sumo Pastor.

O Hóspede e o Hospedeiro.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com  óleo, o meu cálice transborda (Vers.5).
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias (Vers.6).  
O nosso Pastor se apresenta como hospedeiro ou anfitrião de uma grande festa. No Oriente antigo, um homem que fosse perseguido por seus inimigos precisava entrar, ou ao menos tocar, na tenda do monarca para buscar refúgio e estar seguro. Seus inimigos eram obrigados a deter-se e olhar de fora para dentro sem nada poder fazer contra o perseguido, agora hóspede, e, portanto, protegido por seu hospedeiro. Como era costume dos anfitriões, a cabeça do hóspede era ungida (untada, umedecida com substancia oleosa e perfumada) e uma farta refeição era oferecida. O Anfitrião Divino ultrapassa todas as expectativas. A refeição assume proporções de banquete, quando unguentos de alto valor e perfumes suaves são  derramados sobre a cabeça do hóspede. Isto significa dizer que todas as necessidades são supridas e todos os inimigos afastados, pois o Anfitrião é mais que um hospedeiro; é amigo do hóspede. O nosso Anfitrião, Jesus Cristo, perdoou todas as nossas dívidas, abateu o nosso inimigo (Satanás), nos ungiu com o Espírito Santo e nos ofereceu um grande banquete na festa do perdão. Aleluia!

Conclusão:
Jesus  Cristo, o nosso Supremo Pastor está sempre pronto a nos ajudar, proteger e corrigir. Ele também quer trazer de volta aquelas ovelhas que, por ventura, estejam indo por caminhos tortuosos. Jesus disciplina as ovelhas que precisam de orientação, consolação e cura. "O Salmo 23 ensina-nos que a presença do Pastor com seu cajado e vara amorosa nos trás muitos benefícios. Amém!

sábado, 17 de maio de 2014

OS CINCO ALPENDRES DA GRAÇA.

Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: Cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar sã? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado (Jo.5.1-9).

Diz o texto sagrado que no tanque de Betesda havia cinco alpendres, cinco na numerologia bíblica é o número da graça. A graça é o grande favor de Deus revelado para com a humanidade pobre e desvalida. Segundo os eruditos, a palavra graça, aparece 323 vezes no texto sagrado. A palavra graça, no sentido lato, significa: Favor imerecido. Graça, no hebraico, é "chen". Este termo aparece com frequência no antigo testamento. Significa curvar-se, abaixar-se, com a conotação de favor imerecido ou a condescendência de um ser superior por alguém inferior em valor e poder. A graça, é Jesus. Esta graça se manifesta de maneira multiforme, dependendo da necessidade e da ocasião.

O QUE É ALPENDRE?

Alpendre ou marquise, é um tipo de varanda que estabelece uma graduação bastante marcada entre os espaços interiores e exteriores de uma residência, protegendo-a da incidência direta da radiação solar  e da chuva. Normalmente é entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual avança o beiral do telhado que cobre a casa.

1. A GRAÇA PROMOVE MISERICÓRDIA.

O nome do tanque era Betesda, que significa casa da misericórdia. Aquele homem estava no lugar certo, foi ali que Jesus usou de misericórdia para com ele.
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lm.3.22,23).
A misericórdia de Deus é a sua grande bondade manifesta, para com a humanidade pobre e desvalida.
O termo misericórdia é a junção de duas palavras: Miseri, de onde vem a palavra miserável; e córdia que tem haver com o coração. Dai podemos dizer: O homem miserável no coração de Deus.
A parábola do bom samaritano é uma ilustração da misericórdia de Deus (Lc.10.25-37).

2. A GRAÇA PROMOVE PROVISÃO.

Aquele homem estava enfermo a trinta e oito anos, ele esperava a ajuda de alguém e ninguém lhe ajudava. Mas, depois de muito tempo de espera, chegou a providencia de Deus. Jesus chegou para lhe socorrer.
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl.46.1).
O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja (Sl.20.1).
Deus, na pessoa de Jesus Cristo é provedor; um dos seus nomes é Jeová jireh. Ele é a nossa provisão necessária e suficiente. Ele não chega atrasado nem adiantado, Ele chega na hora certa e no momento exato para nos socorrer e prover as nossas necessidades. Aleluia!

3. A GRAÇA PROMOVE LIBERTAÇÃO.

O paralítico do tanque de Betesda precisava ser liberto daquele mal, pois este era o seu grande desejo. No momento certo, Jesus chegou para lhe liberta por completo daquele mal. Está escrito: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo.8.32,36).
Todos os homens precisam serem libertos, o pecado assola, domina e escraviza as pessoas, deixando-as reféns dos seus vícios e desejos pecaminosos. É impossível o homem ser completamente liberto pelos métodos terapêuticos, filosóficos ou religiosos. A plena libertação do ser humano só é possível pelo pleno conhecimento da Verdade, e esta Verdade é Jesus Cristo. Ele disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo.14.6).

4. A GRAÇA PROMOVE CURA.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades (Sl.103.1-3).
Um dos nomes de Deus é Jeová Rafá, que significa o SENHOR que cura. Ele é conhecido pelo seu povo por este nome. Em certa ocasião Deus falou para os filhos de Israel dizendo: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque Eu sou o SENHOR, que te sara (Ex.15.26). A saúde da nação de Israel estava condicionada a obediência a Deus e aos seus mandamentos. Diz o texto sagrado, que quando a nação de Israel, saiu do Egito, não houve entre as suas tribos um só enfermo (Sl.105.37). Na nova Aliança, Jesus é o nosso médico por excelência, é Ele que cura todas as nossas enfermidades do corpo e da alma. Aconteceu que, em uma mesma ocasião Jesus curou uma mulher que sofria a doze anos de uma hemorragia, e ressuscitou uma menina de doze anos. Ele disse para Jairo, que estava com a sua filha enferma, e em seguida lhe chegou a notícia que ela havia morrido: Não temas; crê somente, e será salva (Lc.8.50). Jesus é Médico dos médicos, Ele curou o paralítico do tanque de Betesda, que estava enfermo a trinta e oito anos. Aleluia! Ele é o mesmo, creia!

5. A GRAÇA PROMOVE SALVAÇÃO.

Jesus é o único que tem poder de livrar o homem da condenação e dar-lhe a vida eterna. Está escrito: E em nenhum outro há  salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At.4.12). Salvação implica em livrar, poupar, salvar e garantir a vida eterna com Deus. Jesus disse: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos (Jo.10.27,28).
Jesus é o único que tem autoridade de dizer: Eu dou-lhes a vida eterna. Nunca, nenhum dos grandes filósofos ou  líderes religioso disse para os seus seguidores: Eu dou-lhes a vida eterna. Diz a bíblia: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm.6.23).
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3.16).
Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo, que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo.5.24).
Quem tem o filho tem a vida; quem não tem o filho de Deus, não tem a vida (1Jo.5.12).
Jesus é o pai da eternidade (Is.9.6).
Ele disse: Antes que Abraão existisse, Eu Sou (Jo.8.56-58).

CONCLUSÃO:
Depois de 38 anos de espera, a graça de Deus favoreceu o paralítico do tanque de Betesda.
O paralítico do tanque de Betesda, precisava ser curado não só no corpo, mas também na alma; na ocasião Jesus realizou dois grandes milagres, curando-o no corpo e na alma. Diz a bíblia: Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior (Jo.5.14). Deus faz a obra completa e perfeita.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

DISCIPULANDO A IGREJA.

Portanto, ide, fazei discípulos em todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém! (Mateus, 28.19,20).

Jesus, o Mestre dos mestres ao iniciar o seu ministério a primeira coisa que ele fez foi escolher doze homens, e em seguida os ensinar, transformando-os em seus discípulos. Discípulo é um aprendiz que está em constante aprendizado. Um discípulo é um aluno e seguidor do seu mestre. Em todos os tempos e épocas sempre houve alguém que ensinasse a outros; na verdade nós nunca sabemos de tudo, sempre temos algo a aprender. É impraticável alguém ensinar sem antes aprender; há uma celebre frase que diz: Se alguém não se senta para aprender, não deve se levantar para ensinar. O discipulado é importante porque treina, disciplina e prepara as pessoas para darem continuidade a algum tipo de organização, tendo como base os ensinamentos do seu mestre. É impossível uma organização ou instituição e até mesmo uma nação se desenvolver sem a pratica do discipulado; é através do ensino sistemático da educação que uma nação cresce. Todos os seguimentos sociais, culturais e religiosos, para se desenvolverem precisam discipular (ensinar) as pessoas, para que possam dar continuidade e ensinar as gerações futura.

QUATRO QUALIDADES DO VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS.

Não é o discípulo mais do que seu mestre, nem é o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? Mt.10.24,25.

O discípulo verdadeiro é aquele que segue e pratica os ensinamentos do seu mestre. O verdadeiro discípulo, além de seguir e praticar os ensinos do seu mestre, ele está disposto a sofrer e até morrer pela causa do mestre. Existe diferença entre o seguidor e o discípulo: O seguidor ele apenas segue e não tem compromisso direto com o mestre; Já o verdadeiro discípulo, além de seguir e praticar os ensinamento do mestre, ele é comprometido e estar disposto a defender e se possível até morrer por amor ao mestre.

1. VIVE UMA VIDA DE RENUNCIAS.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lc.9.23).
Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo (Lc.14,33).
Estamos vivendo uma época em que muitos estão se dizendo seguidores de Cristo, discípulos de Jesus; mas na prática as suas atitudes, o seu comportamento e as suas obras não correspondem a vida de um verdadeiro discípulo de Jesus. Muitos entram no evangelho, mas o evangelho não entra neles; vivem um evangelho sem compromisso e sem renuncia. Querem viver um evangelho de facilidades, visando sempre prosperidades material e trocando o evangelho da cruz de Cristo, pelo evangelho de um Jesus capitalista.
A verdade é que muitos não querem viver uma vida de renuncias, mas os verdadeiros discípulos de Jesus já renunciou tudo que desagrada ao seu mestre.

2. VIVE NA PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos (Jo.8.31).
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Mt.7.24.
Na época de Jesus, muitos o seguia, uns por curiosidade, outros por interesse, outros para observá-lo para querer pegá-lo e contradição. A bem da verdade é que alguns criam nele, escutavam as suas pregações e ensinos, porém não praticavam e nem permaneciam nos seus ensinamentos. Hoje não é diferente, muitos dizem que crer em Jesus, lê a bíblia, são simpatizante do evangelho, outros até frequentam a igreja; mas não praticam a palavra de Deus. O verdadeiro discípulo, ele permanece na palavra de Deus e pratica a mesma.

3. VIVE NA PRÁTICA DO AMOR.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo.13.35).
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm.12.9,10).
Um verdadeiro discípulo de Jesus, ele não deve viver em desunião, nem fazendo guerra por causa de rótulo de denominação de igreja. Ele respeita as diferenças, e procura viver em paz com todos. O que vai credenciar e identificar um verdadeiro discípulo de Jesus, não a sua forma de se vestir, ou os seus usos e costumes e sim o amor. É preciso que o amor se manifeste através de atitudes e não só de palavras fingidas, Jesus ainda continua dizendo: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo.13.35).

4. VIVE UMA VIDA FRUTÍFERA.

Nisto é glorificado meu pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos (Jo.15.8).
Não me escolheste vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao pai ele vos conceda (Jo.15.16).
A vontade de Deus é que os seus filhos vivam uma vida frutífera, e nunca deixem de dá frutos. Na verdade o que identifica o verdadeiro cristão, os discípulos de Jesus; não são os dons, e sim os frutos. Para que esse fruto seja permanente é preciso estar ligado na videira verdadeira que é Jesus. O verdadeiro discípulo ele não só dá fruto no tempo de muita alegria e abundância, mas mesmo na adversidade e no tempo de sequidão, ele permanece dando fruto. A palavra de Deus nos diz, no livro de Jeremias capítulo17. vers.7,8:
Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se fadiga nem deixa de dar fruto. Que nós os crentes em Jesus, possamos permanecer dando frutos para a glória de Deus. Só assim seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Jesus. Amém! 


A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO NO ANTIGO TESTAMENTO.

E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas. Dt.6.6-9.
No Antigo Testamento, a lei de Deus deveria ser conhecida por toda a nação. Deus ordenou através de Moisés, que os filhos de Israel lessem e ensinassem a seus filhos a Lei do SENHOR; isto deveria ser constante, de maneira que se tornasse intima e fosse também propagada de forma escrita nas portas das suas casas.

JOSUÉ ERA DISCÍPULO DE MOISÉS.

E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala ao seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava da tenda. Ex.33.11.
E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar, e tu os farás herdá-la. Dt.31.7.
Josué foi um discípulo abnegado, Moisés sempre podia contar com ele. Ele não só admirava Moisés, por sua forma de liderar; mas também ele desejava ter a comunhão que Moisés tinha com Deus. Ele não se apartava da tenda, isto porque na tenda era lugar onde se manifestava a glória de Deus. Josué era um homem comum, mas ele se destacou entre os demais, e foi escolhido para ser o sucessor de Moisés; tornou-se um grande homem de Deus, isto porque buscou a Deus e se colocou a disposição.

ELISEU ERA DISCÍPULO DE ELIAS.

Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele. Então, deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. E ele lhe disse: Vai e volta; porque que te tenho eu feito? Voltou, pois, de atrás dele, e tomou uma junta de bois, e os matou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se levantou, e seguiu a Elias, e o servia. 1Rs.19.19-21.
Eliseu tornou-se um servidor e aprendiz de Elias; porém, antes, ele teve que  renunciar a sua atividade de lavrador. Eliseu tornou-se tão íntimo de Elias, que ele passou a admirá-lo. Eliseu não só admirava o caráter e o poder de Elias, mas ele desejava ser igual e até mesmo ter mais poder do que ele. É natural que todo bom discípulo queira imitar o seu mestre. Deus cumpriu o desejo de Eliseu, ele tornou-se o sucessor de Elias, e recebeu porção dobrada do seu espírito.   

ELISEU FORMOU UMA ESCOLA DE PROFETAS.

Em outra ocasião, os discípulos dos profetas sugeriram a Eliseu: Como vês, o lugar em que moramos, perto de ti, tornou-se pequeno demais para nós. Vamos até o Jordão e ali cada um de nós cortará um tronco a fim de podermos construir ali mesmo um local para reuniões. E Eliseu disse: Ide. Então um deles o convidou: Queiras vir com teus servos! E ele respondeu: Irei. Assim foi com eles. Chegando ao Jordão, puseram-se a derrubar árvores. 2Rs.6.1-4.
Essa escola de profetas que funcionava como um seminário, estava superlotada e o espaço já era insuficiente; então os estudantes percebendo isto, iniciaram uma campanha de construção. Os discípulos se dirigiram ao seu mestre Eliseu, e lhe pediram autorização para irem até o Jordão para cortarem árvores para ampliar o lugar; Eliseu não só autorizou, mas foi também com eles. Na época de Eliseu as escolas de profetas tinha como objetivo, ensinar, treinar e preparar homens para serem porta voz de Deus, e seus representantes.

HAVIA UMA ORDEM SACERDOTAL E UMA ORGANIZAÇÃO DE MÚSICA NA ÉPOCA DE DAVÍ.
Então, disse Daví: Ninguém pode levar a arca do SENHOR, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca do SENHOR e para o servirem eternamente.
E chamou Daví os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe e disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR, Deus de Israel.
E disse Daví aos príncipes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos, para que se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria. E os cantores, Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de metal. E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensina-os a entoá-lo, porque era entendido nisso. 1Cr.15.2,11,12,14,16,19,22.
Daví organizou os sacerdotes, os levitas e os músicos na intenção de que o culto a JEOVÁ fosse realizado de forma organizada e dinâmica. Posteriormente quando inaugurou o templo, seu filho Salomão, deu continuidade a esta organização.

A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO NO NOVO TESTAMENTO.

E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.
E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. At.5.14,42.
A igreja primitiva crescia de forma assustadora, com esse crescimento havia necessidade de discipular os novos crente. Os apóstolos e lideres da igreja não cessavam de ensinar a palavra de Deus.

BARNABÉ FOI O DISCIPULADOR DE PAULO.

E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele virá ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus. E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo (At.9.26-28). E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia (At.11.25).
Antes de Paulo ser o grande apóstolo que foi, teve que ter a ajuda de Barnabé. Lucas, o escritor do livro de Atos, começa narrando a história citando Barnabé e Saulo, depois ele muda e passa a escrever Paulo e Barnabé. Aprendemos que: Quem tem a humildade para aprender tende a crescer.

EM ANTIOQUIA  HAVIA UMA IGREJA MISSIONÁRIA QUE DISCIPULAVA MUITA GENTE.

E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. At.11.26.
Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simão, chamado Níger, e lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. A13.1-3.
Entendemos que, uma igreja ensinada é uma igreja treinada e preparada para toda a boa obra. Uma igreja ensinada dá menos trabalho, porque ela erra menos. A igreja de Antioquia era uma igreja rica em pessoas talentosas e usadas por Deus, isto porque era uma igreja que primava pelo ensino da palavra de Deus. 

ÁQUILA E PRISCILA INSTRUÍRAM AO PREGADOR APOLO.

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor, e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus. At.18.24-26.
Apolo só se tornou um pregador completo porque teve a humildade de se deixar instruir pelo casal Áquila e Priscila. Quem acha que já sabe tudo e não aceita ser instruído por ninguém, está perdendo muito com isso. Quando nos falta a humildade de aprender, nós paramos de crescer. O livro de provérbios nos diz: Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento (Pv.9.9).

PAULO ENSINAVA TODOS OS DIAS AOS DISCÍPULOS, NA ESCOLA DE TIRANO.

Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e tomando consigo os discípulos, começou a ensinar diariamente na escola de Tirano. E assim procedeu por dois anos, de forma que todos os habitantes da Ásia pudessem ouvir a palavra do SENHOR., tanto judeus como gregos. At.19.9,10.
Paulo multiplicou o número de discípulos e os ensinou a palavra de Deus, num espaço de dois anos Paulo formou um exército de pregadores que pregaram a todos os habitantes da Ásia. Feliz é aquele que ensina e ver o fruto do seu trabalho.

TIMÓTEO ERA DISCÍPULO DE PAULO.

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouvistes, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros (2Tm.2.1,2).
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência (2Tm.3.10).
O jovem pastor Timóteo foi um obreiro aprovado, por ter obedecido a palavra de Deus, e seguido os ensinamentos do grande apóstolo Paulo. Paulo teve tanta confiança nele, que próximo de sua morte, ele passou o bastão da responsabilidade para ele.

A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO PARA A IGREJA ATUAL.

A igreja que não se preocupa em discipular os novos convertidos tende a perder, não aumentando o seu número de membros. Os que se convertem devem ser preparados e levados ao batismo depois de serem discipulados (instruídos) a cerca da igreja e das doutrinas básicas da bíblia; tomando assim conhecimento de seus deveres e privilégios como membros do Corpo de Cristo.

O crescimento da igreja é um alvo a ser constantemente buscado. O reino de Deus nunca para de crescer. A igreja cresce em três direções:
1. Crescimento vertical (em santidade para com Deus).
2. Crescimento horizontal (novos membros familiar).
3. Crescimento quantitativo (com inclusão de novos membros)

OS OBJETIVOS DO DISCIPULADO:

ENSINAR OS NOVOS CONVERTIDOS A VIVEREM UMA NOVA VIDA COM CRISTO.

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. 1Pe.3.15.
Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo. 1Pe.2.2

AJUDAR OS CRENTES AMADURECEREM NA FÉ E CRESCEREM NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO.
Porque devendo já ser mestre pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido alimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Hb.5.12-14.
Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! 2Pe.3.18.

PREPARAR OS OBREIROS PARA EXERCEREM O SEU OFÍCIO MINISTERIAL. 

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. 2Tm.3.16,17.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2Tm.2.15.
Manejar bem a palavra da verdade é uma virtude de quem lê, estuda e procura aprender. O aprendizado nunca é demais, nós nunca sabemos tudo, sempre temos necessidade de aprender. Quem acha que já sabe tudo e não aceita ser instruído por ninguém, está perdendo muito com isso. Quando nos falta a humildade de aprender, nós paramos de crescer. 

A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO NOS DIAS ATUAIS. 

Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados,surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel (Juízes 2.10-NVI).
Vivemos em uma geração que não conhece ao SENHOR. Nunca antes uma sociedade se tornou tão permissiva, desonrada e iludida com os prazeres mundanos. Muitos são incapazes de manter a ordem, a estabilidade e o equilíbrio. Eles precisam ouvir e aprender a palavra de Deus.

PRINCIPAIS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO.

O desafio de uma geração que não conhece ao Senhor.

O desafio de uma geração desorientada.

O desafio de uma geração temerosa.

O desafio de uma geração sem identidade.

O desafio da secularização.

O desafio do pluralismo religioso.

Esta geração está com sede de Deus, e está desesperada por um DISCIPULADO. Essas pessoas não querem um MAPA, elas precisam de orientação pessoal (BÚSSOLA)!
Evangelismo é dá a água. Discipulado é mostrar a fonte.

CONCLUSÃO:
A prática do discipulado é importante porque perpetua o ensino do Mestre. Quem não ensina e não procura aprender, não se desenvolve. Quando Jesus ordenou, ide e fazei discípulos de todas as nações, ele estava dizendo que a sua mensagem e o seu ensino, deve ser transferido, aprendido e praticado por todos. Amém!