Receber o Reino de Deus como criança significa recebê-lo de forma amável, singela, humilde, sincera e confiante. Receber o Reino de Deus como uma criança, implica em ser disprovido de maldade, não ter um coração cheio de malícia, mas ser simples como as pombas e prudente como as serpentes, como nos ensina o Mestre (Mt.10.16). O Reino de Deus não é para os soberbos, os orgulhosos, os altivos e exaltados, mas é para os mansos e humildes de coração. Quando uma pessoa se arrepende dos seus pecados e se converte a Deus, ela sai do reino das trevas e vem para o Reino da luz. No reino das trevas existe maldade, malícia, maledicencia e todo tipo de pecados que leva o homem à perdição eterna. Quando passamos a fazer parte do Reino de Deus, Ele passa a reinar em nosso coração, e mesmo que venhamos a vacilar em alguma situação, não ficaremos presos na maldade do pecado, porque em nosso coração habita o Espírito de Deus. No Reino de Deus, o pequeno é grande, o maior é o menor e o humilde é exaltado. No Reino de Deus, não vale títulos, status, formaturas, diplomas, posição social nem eclesiástica, porque o Reino de Deus não consiste em sabedoria humana, nem em poder humano, mas consiste em amor, paz, justiça e poder do Espírito Santo. Portanto, que possamos ser como uma criança no Reino de Deus, sempre dependendo do seu amor, do seu perdão, da sua misericórdia, da sua direção, da sua proteção e da sua paz. Amém!
domingo, 17 de novembro de 2024
O REINO DE DEUS É PARA AS CRIANÇAS.
sábado, 16 de novembro de 2024
O GRANDE DIA DO SENHOR.
O grande Dia do SENHOR está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.
E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne, como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada (Sofonias, 1.14-18).
O Dia do SENHOR refere-se, não a um dia de 24 horas, mas a um extenso período de tempo durante o qual os inimigos de Deus serão derrotados.
A expressão “Dia do Senhor” ou "Dia de Deus", aparece na Bíblia cerca de 25 vezes, sendo 20 vezes no Antigo Testamento e 5 vezes no Novo Testamento. Este Dia começará após o arrebatamento da igreja e termirá no final da grande tribulação após a Batalha do Armagedom. No cânon bíblico, a primeira menção ao Dia do SENHOR está em Isaías: "Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido" (Isaías 2.12). Esta expressão "Dia do SENHOR" faz referência primeiramente para nação de Israel e em seguida também é aplicado para todas as nações da terra.
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
ENTENDENDO A HISTÓRIA, DA MONARQUIA À REPÚBLICA.
Em 15 de novembro de 1889, há exatamente 135 anos, o Brasil abandonava o Império e o sistema monárquico para se tornar uma República. Foi uma longa jornada de revoltas populares (algumas ocorridas ainda no período colonial, como a Inconfidência Mineira), crises políticas e pressões de diferentes frentes da sociedade brasileira.
O processo de Proclamação da República não foi simples, mas marcado por fortes razões e fatos importantes e teve uma característica significativa: o movimento final não contou com a participação dos mais interessados pelo fim da monarquia no Brasil: o povo.
A CONSPIRAÇÃO DA REPÚBLICA E A SAÍDA DA FAMÍLIA REAL DO BRASIL.
Pressionado por todos os lados, o governo de D. Pedro 2º estava muito enfraquecido em 1889. Um dos pilares da monarquia brasileira, a Igreja Católica estava insatisfeita com as interferências do Imperador nos assuntos religiosos. Além disso, boa parte da sociedade demandava o estabelecimento do laicismo na política do país, isto é, a transformação do Brasil em um Estado laico, sem interferência de religiões.
Por fim, havia também uma insatisfação a respeito da sucessão do trono. A princesa Isabel (que assinou a Lei Áurea e garantiu o fim da escravidão) não era considerada a pessoa ideal para assumir o trono e a possibilidade de que seu marido, o francês Conde d’Eu, se tornasse imperador também não bem aceita, segundo o artigo da USP.
No dia 10 de novembro de 1889, um grupo de republicanos foi até a casa do marechal Deodoro da Fonseca para convencê-lo a juntar-se a eles em um movimento para derrubar o Visconde de Ouro Preto, que era o Presidente do Conselho de Ministros do Brasil Império. No grupo estava o jurista, diplomata e político Rui Barbosa, o militar Benjamin Constant e o jurista e jornalista Aristides Lobo.
O marechal foi convencido a aderir ao movimento e no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, que era a capital do país na época, o Deodoro da Fonseca liderou o movimento que derrubou o Império. Invadiu o Ministério da Guerra, mandou prender o Visconde de Ouro Preto e proclamou a República. Um ato sem violência, sem qualquer participação civil direta e sem a presença de D. Pedro 2º, que estava na cidade de Petrópolis (região serrana carioca), como afirma o texto do Ipea.
No mesmo dia, José do Patrocínio, líder abolicionista, redigiu o ato oficial de proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil – como foi denominado o país da época. Foi instalado um governo provisório e, posteriormente, Deodoro da Fonseca assumiria o posto de 1º presidente do país.
A família real do Brasil foi exilada e mandada para a Europa na madrugada do dia 17 de novembro. O Imperador Dom Pedro 2º estava doente e acamado no dia 15, em Petrópolis, quando soube do movimento e foi ao Rio de Janeiro. À tarde foi avisado da Proclamação da República e dias depois foi obrigado a abdicar do trono e a sair do país com sua família, como relata a Agência Brasil.
Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2024/11/proclamacao-da-republica-4-fatos-para-voce-conhecer-a-historia-real
terça-feira, 12 de novembro de 2024
SANGUE QUE FALA.
"Sangue que fala" é uma expressão que aparece na Bíblia, em Hebreus 12.24, que diz: A Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Na Bíblia, o sangue é um símbolo de vida, uma dádiva de Deus que deve ser respeitada. Derramar sangue inocente é considerado um crime grave, e o pecado é pago com sangue, uma vida por uma vida. Por isso na Antiga Aliança havia muitos rituais com sangue para perdão e purificação de pecados.
No Antigo Testamento, Abel foi assassinado pelo seu irmão por causa da inveja que este sentiu pela oblação de Abel a Deus. A Escritura diz que a voz do sangue de Abel clamava a Deus desde a terra. O sangue de Abel clamou durante toda a história da humanidade por justiça e condenação para o pecador (assassino). O sangue de Cristo, entretanto, derramado na cruz, proclama ainda mais forte o perdão e a reconciliação do pecador arrependido com Deus.
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra (Gn.4.10).
Este é o primeiro homicídio registrado na Bíblia, foi o também o primeiro sangue humano a ser derramado na terra. Este fato ocorrido entre Caim e Abel, causou um grande clamor diante de Deus pelo sangue de Abel que foi derramado. A morte de Abel e o cuidado de Deus por ele, demonstra que Deus, está atento a tudo o que acontece com os justos e os injustos. No decurso de todas as eras, Deus observa atentamente todos os que sofrem por viver em retidão diante dEle. Deus conhece o sofrimento e aflição dos justos, como também conhece a maldade e a injustiça dos ímpios. Chegará o dia em que Deus agirá para fazer justiça e eliminar todo o mal.
Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala (Hb.11.4).
... e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel (Hb.12.24).
O escritor aos hebreus faz menção a Abel por duas vezes: (1) Ele afirma que pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, e por causa disso alcançou testemunho de que era justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. (2) Falando de Abel pela segunda vez, o escritor aos hebreus faz referência ao sangue de Jesus que foi aspergido na cruz, e do sangue do justo Abel, afirmando que, o sangue de Cristo fala melhor ou mais alto do que o sangue de Abel.
Baseado na verdade dita pelo escritor aos hebreus de que o sangue da aspersão de Cristo na cruz fala melhor do que o sangue de Abel, podemos afirmar que o sangue de Cristo fala melhor do que o sangue dos touros, dos bodes, das ovelhas e de todos os sacrifícios que foram oferecidos a Deus com derramamento de sangue desde Gênesis até Apocalipse.
O sangue de Abel falou clamando por justiça e condenação do pecador assassino, o sangue de Cristo fala melhor porque proclama perdão, salvação, libertação e reconciliação do homem com Deus. Amém!
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
"SOU CANELA DE FOGO RETETÉ DE JEOVÁ".
Segundo pesquisa buscando a etimologia da palavra, o termo "reteté" tem vários significados, dependendo do contexto.
Na Umbanda, "reteté" é um termo que descreve momentos de celebração religiosa e manifestação espiritual. A palavra tem origem na língua quimbundo e significa "dança", "ritual" ou "festa".
Na África, "reteté" é um ritual praticado nas religiões periféricas, que foi trazido para Portugal em meados de 1948. Os cristãos do movimento pentecostal aderiram ao termo sem saber o seu significado, e até mesmo pastores citam a expressão sem conhecer a origem do seu significado.
Em algumas denominações pentecostais brasileiras, "reteté" é um ritual religioso que é comum, principalmente em igrejas localizadas nas periferias das grandes cidades da Região Sudeste.
RETETÉ DE JEOVÁ.
É uma expressão utilizada por muitos cristãos pentecostais, usam esta expressão para demonstrarem a manifestação do Espírito Santo no meio do povo de Deus. Mas à luz da bíblia é pura heresia, não existe respaldo bíblico para este movimento chamado "reteté".
São Heresias que ocorrem nas vigílias, cultos de oração, etc… O diabo está brincando no meio do povo de Deus, e muitos crentes não estão percebendo esta farsa. Fica o alerta, não use termos que não tem base bíblica, para dar nome ao que Deus faz no meio do seu povo, pois o nome original é avivamento, batismo no Espírito Santo, renovação espiritual, curas, libertação e salvação de almas para o Reino de Deus.
Somos crentes pentecostais sim, mas sem estas heresias e aberrações na Casa de Deus. O apóstolo Paulo diz: Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmos, tem doutrina, tem revelação, tem línguas, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação (I Co.14.26). Paulo não ensinou acerca de "reteté", e sim sobre as manifestações dos dons, e finaliza seu ensino dizendo: Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (I Co.14.40). Amém!
domingo, 10 de novembro de 2024
CURAI ENFERMOS E EXPULSAI DEMÔNIOS.
... e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai (Mt.10.7,8).
Curar os enfermos e expulsar os demônios são manifestação que sinalizam a chegada do Reino de Deus. Os escritores dos Evangelhos deixam claro que a ordem de Jesus para pregar o Reino de Deus raras vezes, foi dada à parte da ordem para curar os enfermos e expulsar demônios. É a vontade de Deus que a pregação do evangelho, hoje, seja acompanhada pela mesma demonstração do Espírito e de poder. corroborando com esta verdade, o apóstolo Paulo diz: E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder (I Co.2.1,4,5). Vários trechos do NT lemos que a pregação do Evangelho era acompanhada do poder do Espírito Santo. O evangelho escrito por Marcos finaliza dizendo: E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! (Mc.16.20). Este poder sobrenatural do Espírito não se esgotou, mas continua em evidência nos dias atuais, isto é, para os que crer. Jesus disse: Estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios, ... e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Mc.16.17,18). Infelizmente, na atualidade muitos pregadores sensacionalistas estão enganando o povo com falsos milagres, fazendo um verdadeiro teatro para impressionar as pessoas com um falso evangelho.
Todavia, eu creu no autêntico poder de Deus. Nosso Senhor Jesus Cristo, continua a confirmar Sua Palavra com sinais e maravilhas onde quer que o Evangelho seja pregado. O escritor aos hebreus nos pergunta: Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? O escritor aos hebreus finalizando sua carta diz: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb.13.8). Só nos resta crê. Amém!
sábado, 9 de novembro de 2024
JESUS CRISTO É O SENHOR.
... pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp.2.9-11).
Esta declaração "Jesus Cristo é o Senhor", abala o inferno e causa desconforto em muitas pessoas que não o aceita como Senhor. Na verdade, muitas pessoas aceitam Jesus como Salvador e não o querem como Senhor. Ter Jesus Cristo como Senhor implica em submeter-se ao seu senhorio e viver como seu servo. Declarar e viver o senhorio de Cristo é algo espiritual, sobre isto o apóstolo Paulo diz: Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo (I Co.12.3). Paulo deixa claro uma grande verdade, que as manifestações e dons do Espírito Santo exaltarão Jesus como Senhor da igreja e sobre todas as coisas. Ter Jesus Cristo como Senhor, é aceitar e crer que Ele é o Soberano sobre todas as coisas. Só Ele é digno de toda honra, glória, louvor e adoração. Amém!
DEZ RAZÕES PORQUE JESUS CRISTO É O SENHOR.
1- Ele é o Senhor porque Ele é o Soberano dos reis da terra (Ap.1.5).
2- Ele é o Senhor porque Ele tem o poder absoluto (Mt.28.18).
3- Ele é o Senhor porque Ele tem a glória eterna (Jo.17.5,22,24).
4- Ele é o Senhor porque Ele tem a imortalidade (I Tm.6.15,16).
5- Ele é o Senhor porque Ele tem as chaves da morte e do inferno (Ap.1.17,18).
6- Ele é o Senhor porque Ele é o vencedor da morte (I Co.15.55-57).
7- Ele é o Senhor porque o seu nome está acima de todo o nome (Fp.2.9).
8- Ele é o Senhor porque Deus Pai o nomeou como Senhor e Cristo (At.2.36).
9- Ele é o Senhor porque todas as coisas foram feitas por Ele (Jo.1.1-3).
10- Ele é o Senhor porque Ele está assentado sobre o trono e reina para sempre (Ap.5.13).
Jesus Cristo é o Senhor dos céus, da terra, dos mares e de todo o universo. Ele vive e reina para sempre. Amém!