quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O NÚMERO 7 NO EVANGELHO DE JOÃO.

O evangelho de João tem uma visão diferente dos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). João apresenta Jesus como Filho de Deus e atesta a sua divindade através dos sinais e milagres operados por Ele. No final do seu livro João escreve: Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo.20.30,31).
No evangelho de João há uma sequência de fatos onde o número 7 aparece de forma implícita, sem que os leitores o percebam.

SETE TESTEMUNHOS QUE ATESTAM JESUS COMO ENVIADO DE DEUS:

1- João Batista.
E eu o vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus (1.34).

2- André.
Este achou a seu irmão Simão Pedro e disse-lhe: Achamos o Messias (1.41).

3- Natanael.
Natanael respondeu e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel (1.49).

4- Os samaritanos.
E diziam à mulher: Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo (4.42).

5- Pedro.
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus (6.68,69).

6- Marta.
Disse-lhe Marta: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo (11.27).

7- Tomé.
Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (20.28).

SETE MILAGRES.

1- JESUS transforma água em vinho (2.1-12).

2- JESUS cura o filho de um oficial (4.41-54).

3- JESUS cura um paralítico (5.1-14).

4- JESUS multiplica pães e peixes (6.1-15).

5- JESUS anda sobre o mar (6.16-21).

6- JESUS cura um cego de nascença (9.1-14).

7- JESUS ressuscita Lázaro, morto há quatro dias (11.1-45).

SETE SERMÕES.

1- JESUS ensina a Nicodemos acerca do novo nascimento (3.1-21).

2- JESUS instrui a mulher samaritana acerca da salvação (4.1-30, 39-42).

3- JESUS discursa sobre sua deidade (5.16-47).

4- JESUS ensina na sinagoga de Cafarnaum (6.22-59).

5- JESUS ensina no templo na festa dos tabernáculos (7.1-53).

6- JESUS discursa sobre sua missão e declara-se Filho de Deus (8.12-59).

7- JESUS discursa e se declara o Bom Pastor (10.1-21).

SETE DECLARAÇÕES.

1- Eu sou o pão da vida (6.35).

2- Eu sou a luz do mundo (8.12).

3- Eu sou a porta (10.9).

4- Eu sou o bom Pastor (10.11).

5- Eu sou a ressurreição e a vida (11.25).

6- Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida (14.6).

7- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador (15.1).

SETE REFERÊNCIAS AO ESPÍRITO SANTO:

1- O Espírito sem medidas (3.34).

2- O Espírito como rios de águas vivas (7.37-39).

3- O Espírito como outro Consolador (14.16).

4- O Espírito da verdade (14.17).

5- O Espírito como Aquele Consolador (14.26).

6- O Espírito como o Consolador (15.26).

7- O Espírito Santo assoprado por Jesus (20.21,22).

* O evangelho de João tem 21 capítulos, que é igual a 3x7.

O QUE JESUS REPRESENTA NOS 21 CAPÍTULOS:

1- O Filho de Deus..

2- O Operador de maravilhas.

3- O Mestre divino.

4- O Ganhador de almas.

5- O Grande médico.

6- O Pão da vida.

7- A Água da vida.

8- O Defensor dos fracos.

9- A Luz do mundo.

10- O Bom Pastor.

11- O Príncipe da vida.

12- O Rei.

13- O Servo.

14- O Consolador.

15- A Videira verdadeira.

16- O Doador do Espírito Santo.

17- O Grande intercessor.

18- O Sofredor modelo.

19- O Salvador crucificado.

20- O Conquistador da morte.

21- O Restaurador do arrependido. 

sábado, 7 de dezembro de 2019

BÍBLIA, O LIVRO 20 VEZES MAIS.

Buscai no livro do SENHOR e lede; nenhuma dessas coisas faltará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará (Is. 34.16).

O livro do SENHOR, a Bíblia sagrada, é o livro mais antigo, porém sempre atual; mais verdadeiro, mais conhecido, mais questionado, porém nunca contraditório; mais perseguido, porém nunca destruído; mais lido e estudado, porém nunca totalmente aprendido; mais traduzido, mais procurado e mais vendido, porém nunca esgotado.
Por esse Livro somos fortalecidos, somos edificados, somos consolados e temos a nossa esperança renovada. Esse livro nos proporciona perdão, nos garante salvação e nos dá o direito de vida eterna na pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Neste Livro está contida a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos crentes; suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, sua histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis.
Cristo é o seu grande tema, nosso bem é o seu intento, e a glória de Deus a sua finalidade. Este Livro deve encher a nossa mente, governar o nosso coração e guiar os nossos pés.
Ele é o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do cristão. Por ele o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno destruídas.
Leia a Bíblia para ser sábio, creia para estar seguro, e pratique-a para ser santo. Este Livro tem luz para guia-lo, alimento para suste-lo e consolo para animá-lo.

O Livro Mais.

1- MAIS LIDO.

2- MAIS DIVULGADO.

3- MAIS CONHECIDO.

4- MAIS VENDIDO.

5- MAIS CRITICADO.

6- MAIS PERSEGUIDO.

7- MAIS QUESTIONADO.

8- MAIS ANTIGO.

9- MAIS ATUAL.

10- MAIS TRADUZIDO.

11- MAIS ESPIRITUAL.

12- MAIS AMADO.

13- MAIS ODIADO.

14- MAIS ESTUDADO.

15- MAIS CITADO.

16- MAIS REPRODUZIDO.

17- MAIS ACREDITADO.

18- MAIS VERDADEIRO.

19- MAIS PODEROSO.

20- MAIS EXCELENTE DO QUE TODOS OS LIVROS.

CONCLUSÃO:
Tudo o que precisamos e tudo o que conquistamos e iremos conquistar, tem relação com o Livro de Deus, a Bíblia. Enquanto a Bíblia é a Palavra de Deus escrita; Jesus é a Palavra viva.
Somos salvos pela Palavra.
Somos perdoados pela Palavra.
Somos libertos pela Palavra.
Somos curados pela Palavra.
Somos santificados pela Palavra.
Somos justificados pela Palavra.
Somos regenerados pela Palavra.
Somos purificados pela Palavra.
Somos alimentados pela Palavra.
Somos vitoriosos pela Palavra.

Louvado seja o nome do Senhor, pela excelência da sua Palavra. Amém!

domingo, 1 de dezembro de 2019

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ EM ROMANOS.

... Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei (Rm.3.28).

Na carta de Paulo aos romanos é onde nós vamos encontrar a maior exposição paulina sobre a justificação pela fé. Do capítulo 1 ao 6, Paulo faz uma exposição completa acerca da justificação pela fé, e conclui que, tanto os judeus como os gentios só serão justificados e salvos mediante a fé em Jesus Cristo. Após Paulo expor a iniquidade dos judeus e dos gentios, ele nivela os judeus e os gentios e declara que ambos pecaram e são alvos da ira de Deus. as iniquidades dos judeus e dos gentios receberiam a devida punição, porque a justiça de Deus, não os pouparia. Depois dessas terríveis notícias acerca dos pecados dos judeus e gentios, Paulo transmitiu uma notícia alvissareira. E a boa notícia é que existe uma maneira de sermos inocentados: Crendo em Jesus Cristo, pois Ele é o único que pode pagar a nossa dívida e apagar todos os nossos pecados. Aleluia!

UMA BREVE EXPOSIÇÃO SOBRE ALGUNS TERMOS QUE PAULO UTILIZA:

JUSTIÇA DE DEUS.

Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas, isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm.3.21-23).

Esta expressão refere-se a ação redentora de Deus para alcançar o homem no pecado e leva-lo a um relacionamento correto com Ele. Essa justiça de Deus, só pode ser alcançada mediante a fé em Jesus Cristo. A justiça de Deus se manifestou como a graça redentora para salvar a humanidade. Essa justiça foi revelada na pessoa de Jesus Cristo. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens (Tito, 2.11).

LEI.

É a revelação escrita da vontade de Deus para o homem.
A lei veio para revelar o pecado e nos servir de aio para nos conduzir a Cristo.
O que Paulo quer dizer em Gálatas 3.24 quando diz que “a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo”? A expressão "aio" no grego é traduzido como tutor (paidagogos), que significa literalmente ‘conduzir criança’. Designa o homem que acompanhava a criança à escola e no retorno dela. O tutor ou pedagogo entregava a criança ao instrutor. Era seu dever proteger a criança contra dano físico e moral. O pedagogo tinha também autoridade para disciplinar a criança e para instruí-la em questões da conduta. Às vezes, sua disciplina era bastante severa.
Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio (Gálatas, 3.25).
A Lei foi como uma ponte que serviu para nos conduzir a Cristo. A Lei veio para revelar o pecado e colocar limites ao comportamento humano. Porque sem lei não há delito, e não havendo delito não há pecado. Estes fatos, portanto, mostram que seria inapropriado que os cristãos permanecessem debaixo da lei mosaica. Ela serviu bem ao seu objetivo como tutor. “Mas agora que chegou a fé, [isto é, a fé em Jesus Cristo,] não estamos mais debaixo dum tutor.” O Instrutor designado por Deus, Jesus Cristo, assumiu o controle. O comando agora é da graça.


JUSTIFICAÇÃO.

Justificação é um termo jurídico que absorve o acusado e o declara inocente. O antônimo de justificação é condenação. Todos nós estávamos sentados no banco do réu, prestes a sermos condenados, mas veio Jesus Cristo, nosso advogado, e nos inocentou da nossa culpa.
Paulo explicou que Deus, por sua graça, pode declarar-nos inocentes. Quando um juiz em um tribunal declara um réu inocente, todas as acusações são retiradas de todos os registros. Legalmente, é como se a pessoa nunca tivesse sido acusada. Quando Deus perdoa nossos pecados, nossa vida fica completamente limpa. Para Deus, é como se nunca tivéssemos pecado.

Justificação na teologia de Paulo é um ato de justiça de Deus que remove a culpa do condenado e o declara inocente. Essa justificação só se torna possível através do sacrifício de Jesus Cristo e mediante a fé. O homem é justificado por Deus Pai, pelos méritos de Jesus Cristo. Portanto, a justiça humana é incapaz de nos inocentar diante de Deus. Deus vê a nossa justiça como algo imprestável, está escrito: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapos da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam (Is.64.6).
Paulo declara que pela Lei era impossível o homem ser justificado diante de Deus, visto que os seus sacrifícios eram imperfeitos. Mas, agora, veio Jesus Cristo e ofereceu o sacrifício perfeito, que satisfez toda a justiça divina e nos justificou pela fé.


FÉ.

A fé é o elemento principal na justificação. Sem fé é impossível o homem ser justificado diante de Deus. Para que a salvação que é pela graça, seja confirmada é necessário ter fé em Jesus Cristo. Paulo diz aos efésios: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Ef.2.8,9). As obras da lei não salva, as obras humanas também não salva; só a fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo, é capaz de nos justificar e salvar.

GRAÇA.

A graça de Deus veio para nos livrar da desgraça do pecado. O pecado deforma, destrói e escraviza. A graça transforma, constrói e liberta. Paulo escrevendo aos romanos, diz: Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça (Rm.5.20).

Esta palavra pequena e bela, significa, favor imerecido.
Paulo usa a expressão: "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça..." (Rm.3.24).
A graça foi manifesta na pessoa de Jesus Cristo (Tito, 2.11).
Somos salvos pela graça, por meio da fé (Efésios, 2.8).
Se tivéssemos que pagar para que fôssemos justificados, o preço seria altíssimo, não teria como. Mas a graça nos beneficiou nos dando uma gratuidade a nossa salvação e livre acesso ao Pai. Paulo declara que pela graça de Deus nós fomos justificados, isto significa dizer: Um culpado sendo inocentado pelo indulto da graça de Deus. Na graça, Deus nos favorece tudo aquilo que não merecíamos. Portanto, vivamos na graça, sem abusar da graça.


REDENÇÃO.

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça (Ef.1.7).

O significado original de "redenção" é resgatar mediante um pagamento. Isto implica em dizer que a nossa salvação foi obtida mediante o pagamento de um resgate.
A nossa libertação se deu mediante um pagamento. Jesus nos resgatou, nos comprou de volta e nos libertou para sempre das garras de Satanás.
Na época do A.T. as dívidas de uma pessoa podiam leva-la  a ser vendida como escrava. Porém, o parente mais próximo podia redimi-la, comprando a liberdade dela mediante o pagamento das suas dívidas. Cristo comprou nossa liberdade; o preço pago foi sua própria vida.
Redimir é quando alguém usa de misericórdia e paga o preço do resgate, para libertar um prisioneiro, não se importando com o valor.
Na redenção, nós fomos resgatados, libertados e comprados por um alto preço. O sangue de Jesus Cristo, derramado na cruz do calvário foi o preço da nossa redenção; saímos da condição de escravos do pecado, para sermos servos de Jesus Cristo. O apóstolo Pedro nos afirma que o preço do nosso resgate não foi pago pelo vil metal como prata ou ouro, mas foi com o precioso sangue de Cristo (I Pe.1.18,19).


REMISSÃO.

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados (Cl.1.14).
Na remissão nós recebemos o indulto do perdão, e todas as nossas dívidas foram quitadas, canceladas e desfeitas por intermédio de Jesus Cristo.
Remissão e Remição, são duas palavras com pronuncias idênticas, porém, com significados diferentes.


"Remição" (com ç), significa "resgate, reaquisição, libertação, quitação".
Ex.: O direito de remição é transferível e cabe, primeiramente, ao próprio devedor.


"Remissão" (com ss), significa "indulto, perdão, graça".
Ex.: "Concedei-nos a remissão de nossos pecadores..."


Portanto, Cristo operou em nós tanto a remissão quanto remição; nos perdoando, nos regatando, nos libertando, quitando a nossa dívida e nos readquirindo para Ele.

PROPICIAÇÃO.

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar da sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus (Ef.3.24-26).

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (I Jo.2.1,2).

A propiciação representa a misericórdia de Deus.
Propiciação tem haver com Propiciatório, que é o mesmo que a tampa da arca da Aliança, lugar onde era derramado o sangue do sacrifício e Deus aceitava como cheiro suave e se fazia propício em perdoar toda nação de Israel (Ex.25.17-22; Hb.9.1-5).


Na antiga aliança o cerimonial do culto bem como a liturgia e adoração, estavam restritas aos sacerdotes e ao sumo sacerdote. No tabernáculo, que era uma tenda móvel consagrada para adoração, havia dois compartimentos e uma cortina (véu), que separava o lugar santo do lugar santíssimo ou santo dos santos; no lugar santo havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; no lugar santíssimo estava o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, e dentro dela estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto (lei); e na tampa da arca, os querubins da glória, que representavam a presença de Deus. Os sacerdotes ofereciam diariamente sacrifícios a Deus pelo povo e o sumo sacerdote entrava uma vez por ano no lugar santíssimo para oferecer sacrifícios por ele e por toda a nação de Israel, que era o dia da expiação. Os filhos de Israel ficavam na parte externa, de fora do pátio, esperando o sacrifício ser aceito por Deus, só ouvindo o barulho das campainhas que estavam nas vestes do sumo sacerdote, se as campainhas parassem de tocar era sinal que Deus não havia recebido o sacrifício e o sumo sacerdote estaria morto, fulminado por Deus, por estar em pecado. Quando o sacrifício era aceito o povo se alegrava e fazia festa. Jesus o nosso sumo sacerdote eterno, ofereceu um único sacrifício à Deus. Ele é a propiciação perfeita pelos nossos pecados. Na Antiga Aliança os pecados do povo eram apenas cobertos e no ano seguinte havia um novo sacrifício para propiciação dos pecados. Na Nova Aliança, Jesus Cristo não cobriu, mas removeu de uma vez por todas, nos absorvendo completamente da nossa culpa. Aleluia!

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

DEUS GRANDE E TERRÍVEL.

E disse: Ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e terrível ... (Ne.1.5).
Agora, pois, ó Deus nosso, ó Deus grande, poderoso e terrível ... (Ne.9.32).

Neemias na sua oração qualifica Deus e diz que Deus é grande, poderoso e terrível. Moisés também conheceu este mesmo Deus e exortou o povo dizendo: Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas (Dt.10.17).
Deus é mais, é maior, mais poderoso e mais sublime do que todas as coisas. Quando pensamos em Deus não devemos pensar pequeno, porque Deus é Grande e a sua grandeza é infinita. Deus é Grande e tudo que Ele fez foi pela grandeza do seu poder. Deus é Grande, mas Ele prefere usar as coisas pequenas. Ele é Grande mas escolhe e trabalha com os pequenos, isto está provado em toda a história da Bíblia. O grande problema é quando os homens não reconhecem a grandeza de Deus. Os homens que estão no poder se acham grande, e pensam que pode tudo, mas o Grande é Deus. Há um ditado que diz: "No mundo tudo é força, só Deus é poder". Sobre a soberania de Deus, o poeta sacro diz: Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz (Salmos, 115.3).

SETE VEZES DEUS É MAIS:

1 - Alguém diz que é alto - Deus é Altíssimo.

2 - Alguém diz que é forte - Deus é a Fonte da força.

3 - Alguém diz que é poderoso - Deus é o Todo-Poderoso.

4 - Alguém diz que é sábio - Deus é a própria Sabedoria.

5 - Alguém diz que é rico - Deus é Dono de todas as riquezas.

6 - Alguém diz que é vencedor - Deus é o Provedor da Vitória.

7 - Alguém diz que é deus - DEUS diz: Eu sou o SENHOR e não há outro (Is.43.10-13).

DEUS É GRANDE:

Em Força.

Em Poder.

Em Sabedoria.

Em Majestade.

Em Glória.

Em Santidade.

Em Amor.

"Não há nada pequeno em DEUS" (C. H. SPURGEON).

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

ANTES QUE SE QUEBRE A CADEIA DE PRATA.

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade ... Antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se despedace a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec.12.1,6,7).

O pregador usa uma linguagem metafórica para descrever algumas verdades sobre a velhice e a iminente morte. A repetição da expressão "antes" da a ideia que o final está chegando, e que o dia da morte se aproxima.
A juventude passa, o vigor acaba e chega a velhice; a morte vem chegando, e o tempo para lembrar do Criador são "os dias da tua mocidade", enquanto ainda existe vigor e entusiasmo. 
Lembrar do Criador, é lembrar de Deus; e lembrar de Deus é ama-lo, é obedece-lo, é servi-lo e andar no temor da sua palavra. Ao ponto que, esquecer de Deus, se constitui uma tragédia; esquecer de Deus é não lhe dar honra, é não lhe dar glória, é tentar apaga-lo da memória, é descarta-lo e não coloca-lo na agenda, é viver totalmente alienado Dele.

A Bíblia por repetidas vezes nos alerta sobre a fragilidade da vida, sobre a brevidade dos nossos dias. A nossa insensatez pela busca dos bens materiais nos leva a acumular coisas para em seguida deixa-las. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele (I Tm.6.7). Tudo o que o ser humano adquirir nesta vida é vaidade. Tudo nos leva a crer e a pensar que a nossa presença neste mundo é apenas passageira. Salomão, no livro de Eclesiastes se dedica a refletir sobre esse tema e afirma que a vida terrena é frágil e efêmera. Precisamos nos lembrar de quão frágeis somos, embora pareçam fortes. Por isso, precisamos nos lembrar do nosso Criador, pois não sabemos quando Ele nos chamará. Tolos são os que acreditam que podem levar uma vida de prazeres, ignorando a Deus e a sua palavra. Chegará o dia em que havemos de ser chamados, e é certo que não haverá um aviso prévio para esse momento. Sábio é aquele que coloca Deus como prioridade em sua vida e busca viver os princípios da sua palavra, esse não será surpreendido. Pense nisso.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

ZICLAGUE a Última Estação.

E, sendo Saul avisado de que Davi tinha fugido para Gate, não cuidou mais em o buscar. E disse Davi a Aquis: Se eu tenho achado graça aos teus olhos, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; pois porque razão habitaria o teu servo contigo na cidade real? Então, lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (pelo que Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje). E foi o número dos dias que Davi habitou na terra dos filisteus um ano e quatro meses (I Sm.27.4-7).

Ziclague se constitui para Davi a última estação, ou o último estágio de provação, para em seguida ser aprovado e alcançar a vitória. Depois que Davi realizou um grande feito na nação de Israel, tendo derribado e matado o gigante Golias, a sua vida não foi mais a mesma. Após esta grande façanha, Davi saiu do anonimato e passou a ser conhecido por todos em Israel. A sua fama atravessou as  fronteira de Israel e Davi tornou-se um homem de renome. Quando as mulheres tocavam e cantavam: "Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares"(I Sm.18.7-9). Isto foi como uma afronta para Saul, que a partir deste momento, passou a cobrar ciúme de Davi e a persegui-lo. Saul perseguia a Davi com a intenção de mata-lo. Davi fugiu para a caverna de Adulão, onde se ajuntou a ele 400 homens que estavam em estado de miséria e total falência financeira (I Sm.22.1,2). Davi andava de cidade em cidade, atravessou vários desertos fugindo de Saul e seus homens que os perseguia para tira-lhe a vida. Foram treze longos anos de provação que Davi teve que suportar e esperar o real cumprimento da palavra de Deus, para em seguida, depois da morte de Saul, assentar no trono e reinar sobre toda a nação de Israel.

INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE DE ZICLAGUE:

Alistada entre as cidades de Judá (Js 15.31; 19.5), que foi cedida a Simeão. A cidade de Ziclague pode ter sido a Tell Esh-Sharia, 24 km a noroeste de Berseba, tendo sido uma possessão israelita. Ziclague estava debaixo do controle dos filisteus no tempo do reinado de Saul.
Ziclague tornou-se uma cidade celebre no tempo de Davi, pelos fatos ocorridos e por Davi ter habitado nela durante um ano e quatro meses.

Alguns Eventos Ocorridos Nesta Cidade:

O rei de Gate, Aquiz, cedeu este território a Davi quando este encontrava-se fugindo de Saul (I Sm 27.1-7).

Os amalequitas saqueiam, queimam e levam cativas as mulheres e criancas que ali se achavam em Ziclague (I Sm 30.1.2).

Em Ziclague Davi recebe a notícia de que Saul havia falecido (II Sm 1.1-4).

Após o cativeiro Ziclague ficou novamente sob possessão dos filhos de Judá (Ne 11.25.28).

LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM DAVI EM ZICLAGUE:

Ziclague é saqueada pelos amalequitas e Davi os persegue, liberta os cativos e traz os despojos da guerra para o povo (I Sm.30.1-31).

Ao saber da notícia Davi teve vários sentimentos e tomou várias atitudes:

- Davi chorou junto com o povo (I Sm.30.3,4).
- Davi ficou angustiado (30.6).
- Davi se reanimou no SENHOR (30.6).
- Davi consultou ao SENHOR (30.7,8).
- Davi partiu para peleja (30.9,10).
- Davi e seus homens venceram os amalequitas e liberou os cativos (30.11-21).

* Aqui nós aprendemos com Davi, que não devemos ficar só a chorar e lamentar as nossas perdas, mas temos que nos reanimar e buscar a direção de Deus e começarmos a agir afim de restituir o que foi perdido e termos a plena vitória.

* Em Ziclague nós somos provados até o limite da nossa força (vers.4)
* Em Ziclague nós somos julgados como culpados (vers.6a).
* Em Ziclague nós recobramos forças, nos fortalecendo no SENHOR (vers.6b).
* Em Ziclague nós aprendemos a depender de Deus (vers.7,8).
* Em Ziclague os inimigos são abatidos e Deus nos dar a vitória (vers.9-21).

* Ziclague mudou a história de Davi e tornou-se um divisor de águas na sua vida.

"Nunca Desista da Sua Família".

A família é o nosso maior patrimônio. Riquezas, fama e sucesso de nada valeriam sem a família. Não podemos construir a nossa felicidade sobre os escombros da família.
Davi chegou a Ziclague, onde estava sua família, e viu a cidade destruída e queimada. Os amalequitas tinham levado cativos as mulheres, os filhos e as filhas. Davi chorou até não ter mais forças para chorar. Ele muito se angustiou, já que seus aliados queriam apedrejá-lo, julgando ser ele o culpado, pois suas famílias também estavam prisioneiras nas mãos dos inimigos.
Davi não desistiu de sua família, mas reanimou-se no Senhor seu Deus e pôs-se a orar. Não aceitou passivamente a decretação da derrota sobre sua vida nem se conformou com a invasão do inimigo em sua família. Em resposta à oração, Deus ordenou a Davi lutar pela sua família e prometeu que ele tomaria de volta tudo quanto os amalequitas haviam levado.
Davi lutou por sua família e por todas, venceu e tomou de volta as mulheres, os filhos e as filhas. Você também pode fazer o mesmo. Ore pela sua família. Lute pela sua família. Nunca desista da sua família. Ela é seu maior patrimônio, seu mais precioso tesouro. Que possamos lutar pelas famílias como fez Davi e resgata-las do cativeiro do inimigo. Amém!

Esta parte final da postagem foi adaptado do site: https://www.otempo.com.br/opiniao/super-fe/nunca-desista-de-sua-familia

terça-feira, 19 de novembro de 2019

JESUS, o último ADÃO.

Assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante (I Co.15.45).

Adão e Cristo são os dois personagens de maior importância para a interpretação bíblica. Grande parte das parábolas de Jesus e das figuras do Novo Testamento são referências específicas aos eventos no Éden e da cruz. Muitas figuras e parábolas ilustram as consequências destes eventos para a humanidade. Adão foi feito (criado) alma vivente e participante da vida que há em Deus, porém, após desobedecer à determinação divina passou a condição de morto para Deus. A ‘nova’ condição de Adão após a queda passou a ser de sujeição ao pecado pela natureza adquirida.
A sujeição ao pecado deixou Adão em inimizade com Deus, e por causa da condenação deixou de ser participante da vida que há em Deus, passando a viver para o mundo e suas concupiscências (morto para Deus e vivo para o mundo).
Todos os nascidos de Adão (nascidos da carne, vontade do varão e do sangue) passaram a condição de filhos da ira e da desobediência. Desta forma todos os homens passaram a estar mortos e destituídos da glória de Deus, pois todos pecaram. Porém, através do último Adão, que por Deus constitui-se espírito vivificante, todos nascem de novo e são criados por Deus em verdadeira justiça e santidade, segundo o poder concedido através do evangelho, sendo feitos (criados) filhos de Deus (Jo.1.12).

ADÃO - Sinônimo de pecado.
JESUS - Sinônimo de salvação.
ADÃO - O homem imperfeito.
JESUS - O homem perfeito.

ADÃO - Filho de Deus por criação.
JESUS - Filho de Deus por geração.

ADÃO - Homem terreno.
JESUS - Homem do céu.

ADÃO - Vencido por Satanás quando este citou a palavra de Deus (Gn.3.1-5).
JESUS - Venceu Satanás quando ele citou a palavra de Deus (Mt.4.1-11).

ADÃO - Vencido por Satanás no paraíso.
JESUS - Venceu Satanás no deserto.

ADÃO - Perdeu o paraíso.
JESUS - Restaurou o paraíso.

ADÃO - Tornou todos os homens pecadores.
JESUS - Torna todos os homens salvos pela graça.

ADÃO - É eviterno, porque teve começo e não terá fim.
JESUS - É eterno, porque não teve começo e não terá fim.

ADÃO - Pecou e afetou toda raça humana com o vírus do pecado.
JESUS - Nunca pecou e trouxe salvação para toda humanidade.

ADÃO - Maculou a imagem de Deus no homem por causa do pecado.
JESUS - Restaura a imagem de Deus no homem por causa da sua morte.

ADÃO - Foi alma vivente.
JESUS - Foi espírito vivificante (I Co.15.45).

Em ADÃO todos pecaram e estão mortos por causa do pecado.
Em JESUS todos serão libertos e regenerados para Deus.

Todos os homens caíram em ADÃO, mas em JESUS todos serão restaurados para glória de Deus.
Tudo o que foi perdido pelo primeiro Adão, será restaurado pelo último, Jesus Cristo.