Digo, porém:
Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne
cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes se opõem um ao
outro; para que não façais o que quereis. Porque as obras da carne são
manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria,
feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,
heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a
estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que, os que cometem
tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: Amor,
gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra
essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as
suas paixões e concupiscências (Gálatas, 5. 16-24).
O nosso
maior inimigo a ser vencido não é o Diabo, nem tão pouco o mundo com o seu
sistema atrativo; e sim a nossa própria carne. A nossa natureza carnal é
propensa ao pecado, e pode nos levar a um caos moral, o apóstolo Paulo traça um
paralelo entre a carne e o Espírito e nos mostra que esta guerra é constante.
Jesus certa vez disse aos seus discípulos: Vigiai e orai, para que não entreis
em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca
(Mt.26.41). Às vezes as pessoas querem justificar o seu erro dizendo: Eu não
sou de ferro, e a carne é fraca. Porém, podemos vencê-la, alimentando o nosso
espírito com a palavra de Deus e andando no Espírito; porque nessa luta vence
quem estive mais alimentado. A nossa maior vitória é quando conseguimos vencer
a nós mesmos, o nosso ego muitas vezes impede que isto aconteça. Temos uma
frase que diz: "Homem, vence a ti mesmo". Vencer a nossa carne em um
mundo cheio de fantasias e atrativos, se constitui um grande desafio para nós.
CLASSIFICAÇÃO
DAS OBRAS DA CARNE.
As obras da
carne envolvem os prazeres mundanos e nos convida ao pecado.
A nossa natureza pecaminosa nos incentiva a viver em concupiscências, luxúria, desejos e paixões incontroláveis. Paulo na sua carta aos gálatas cita dezesseis manifestações das obras da carne, as quais podemos classifica-las em cinco grupos.
A nossa natureza pecaminosa nos incentiva a viver em concupiscências, luxúria, desejos e paixões incontroláveis. Paulo na sua carta aos gálatas cita dezesseis manifestações das obras da carne, as quais podemos classifica-las em cinco grupos.
1. RELACIONADAS
A PRATICA SEXUAL.
- PROSTITUIÇÃO.
“Prostituição”
(no grego pornéia), isto inclui imoralidade sexual de todas as formas. Bem
como: Revistas, quadros, publicidades e filmes pornográficos. A imoralidade
sexual se constitui um dos pecados mais grave, visto que está ligada
diretamente a intimidade do nosso corpo.
- IMPUREZA.
A impureza
geralmente está ligada a pratica da prostituição (Efésios, 5.3). A impureza
parte de uma mente poluída, cheia de malícias e maldades. Isto inclui pecados
sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos
pecaminosos do coração.
- LASCÍVIA.
É uma
palavra que tem haver com sensualidade. É a pessoa seguir sua paixões e desejos
sensuais a ponto de perder a vergonha e a decência por coisas censuráveis. Lascívia tem haver
também com libertinagem. Quando uma pessoa perde totalmente o pudor e se torna
libertina a praticas censuráveis.
2.
RELACIONADAS A PRATICA DA ADORAÇÃO.
- IDOLATRIA.
A idolatria
tem haver com adoração a imagens, a pessoas, ídolos, objetos e devoção a pessoas
ou instituições, como se tivessem autoridade igual ou maior que Deus e sua
palavra. Esta pratica no Antigo Testamento, geralmente envolvia orgias sexuais.
-
FEITIÇARIA.
A feitiçaria
envolve evocação aos espíritos, espiritismo, magia, cartas de tarô, adoração
direta aos demônios, além de usos de entorpecentes e outros materiais usados na
pratica da feitiçaria.
- HERESIAS.
Tem haver
com facções, pessoas que distorcem a verdade de Deus, formam grupos dividindo a
congregação, formando conluios egoístas indo de encontro a governos, que
destrói a unidade de uma igreja ou comunidade social.
3.
RELACIONADAS A PRATICA DA VIOLÊNCIA.
- IRAS.
Tem haver
com pessoas violentas, cheia de fúria, explosiva, sem controle emocional, que
irrompe através de palavras e ações violentas.
- PELEJAS.
Tem haver
com pessoas egoístas, cheias de ambições. Estas pessoas são violentas, capazes
de prejudicar e destruir tudo que estiver em sua frente por causa do poder.
- PORFIAS.
Tem haver
com discórdia, brigas, oposição, lutas por superioridade, ganancia pelo poder e
coisas semelhantes.
-
HOMICIDIOS.
Atos de violência
contra o próximo, a ponto de matar por perversidade e muitas vezes com
requintes de crueldade.
4.
RELACIONADAS A RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS.
-
INIMIZADES.
A inimizade
parte de um coração cheio de intenções fortemente hostis, dominado pelo ódio.
Isto tem haver com antipatia, discórdia e extrema desunião.
- EMULAÇÕES.
Tem haver
com ciúmes, parte de um coração cheio de ressentimentos, amarguras e inveja do
sucesso do outro.
-
DISSENSÕES.
São ações
que causam divisões e distorce toda uma comunidade, trazendo falsos conceitos e
causando desunião entre o povo.
- INVEJAS.
Um sentimento
de inferioridade, incapacidade de ser ou possuir algo e querer desmerecer e
destruir quem tem. São pessoas que tem antipatia e ressentimentos contra outra
pessoa que possui algo que ela queria e não tem. O coração com saúde é a vida
da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos (Pv.14.30).
5.
RELACIONADAS AOS VÍCIOS.
- BEBEDICES.
Vicio em
bebidas alcoólicas, a ponto de perder o controle das faculdades físicas e mentais por meio de bebidas
embriagantes.
-
GRUTONARIAS.
Tem haver
com a compulsão de vícios em diversões, festas, com comidas e bebidas de modo
extravagante e desenfreado, envolvendo também drogas, orgias e coisas
semelhantes.
O FRUTO DO
ESPÍRITO SANTO.
O Espírito
Santo desenvolve o seu fruto em nós à medida que nos aproximamos de Deus e
buscamos ter uma vida de santidade e comunhão. A palavra fruto no singular
significa dizer que, o fruto do Espírito é apenas um, que está dividido em nove
partes.
CLASSIFICAÇÃO
DO FRUTO DO ESPÍRITO.
1.
RELACIONADOS A DEUS.
- FÉ.
Tem haver
com Fidelidade, lealdade constante e inabalável a alguém com quem está unido
por promessa, compromisso, aliança e honestidade. Mas o justo viverá da fé; e,
se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hebreus 10.38).
- AMOR.
O mesmo que
caridade, que é o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada
querer em troca. Este amor está primeiramente relacionado a Deus, o qual
devemos amar de todo o nosso coração, de toda nossa alma, e de todo nosso poder
(Dt.6.5). Este amor está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo
(Rm.5.5; ICo.13; Ef.5.2; Cl.3.14).
- GOZO.
Sentimento
de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, na esperança e na presença
de Deus. Este gozo vem de Deus, gerado pelo Espírito Santo. Diz o texto sagrado:
E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (Atos, 13.52).
2.
RELACIONADOS AO PRÓXIMO.
-
LONGANIMIDADE.
Tem haver
com paciência. Uma pessoa que tem essa virtude é perseverante, paciente, tardio
para irar-se e não entra em desespero com facilidade, mesmo que seja provocada.
-
BENIGNIDADE.
É uma
qualidade de uma pessoa benigna, ela age de forma para não magoar ninguém, nem
lhe provocar sofrimento. Ou seja, uma pessoa benigna é uma pessoa sem malícia,
ela está sempre buscando o bem de todos.
- BONDADE.
É o
contrario da maldade, e repulsa ao mal, é o amor em ação se expressando através
de atos de bondade e zelo pela verdade. Os passos de um homem bom são
confirmados pelo SENHOR, e ele deleita-se no seu caminho (Salmos, 37.23).
2.
RELACIONADOS A NÓS MESMOS.
- PAZ.
“Paz” (no
grego eirene) tem haver com quietude de coração e mente, mesmo que as
circunstâncias sejam desfavoráveis. Tu conservarás em paz aquele cuja mente
está firme em ti; porque ele confia em ti (Isaías, 26.3).
- MANSIDÃO.
Tem haver
com Moderação e está associada à força e à coragem; descreve alguém que pode
irar-se com equidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se
quando for preciso. Não confundir mansidão com covardia.
-
TEMPERANÇA.
É ter
autocontrole ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões. É a capacidade
de não dá vazão aos impulsos da nossa carne, de superar e não perder o controle da situação.
CONCLUSÃO:
A luta da
carne contra o Espírito só terá fim quando deixarmos de existir, enquanto
estamos vivos essa guerra é inevitável. Todavia, a melhor maneira de vencermos
a carne é nos submetermos ao Espírito e deixar que ele nos domine. Paulo diz:
Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Se
vivemos no Espírito, andemos também no Espírito (Gálatas, 5.16, 25).
Para vencermos o conflito existente entre a carne e o Espírito, precisamos tão somente nos encher do Espírito Santo e crucificar a nossa carne com suas paixões e concupiscências (Gl.5.24; Ef.5.18). Permita que o Espírito Santo guie você pelo caminho da santidade, de maneira que Ele controle todos os seus desejos e que o fruto seja evidenciado em sua vida. Amém!
Para vencermos o conflito existente entre a carne e o Espírito, precisamos tão somente nos encher do Espírito Santo e crucificar a nossa carne com suas paixões e concupiscências (Gl.5.24; Ef.5.18). Permita que o Espírito Santo guie você pelo caminho da santidade, de maneira que Ele controle todos os seus desejos e que o fruto seja evidenciado em sua vida. Amém!