domingo, 8 de outubro de 2023
ISRAEL - O Relógio Profético De DEUS.
sábado, 7 de outubro de 2023
ISRAEL - O Pequeno Gigante Que Incomoda.
Abraão prostrou-se com o rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: "Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?" E Abraão disse a Deus: "Permite que Ismael seja o meu herdeiro!"
quinta-feira, 5 de outubro de 2023
TRÊS EFEITOS DO SANGUE DO CORDEIRO NO APOCALIPSE.
1- COMPRADOS PELO SANGUE DO CORDEIRO (Ap.5.8-10).
2- PURIFICADOS PELO SANGUE DO CORDEIRO (Ap.7.13,14).
3- VENCEDORES PELO SANGUE DO CORDEIRO (Ap.12.11).
A igreja de Jesus foi comprada pelo alto preço de sangue. O preço do nosso resgate foi altíssimo, nada nem ninguém conseguiria pagar. Sobre isto o apóstolo Pedro escreveu: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós (I Pe.1.18-20). Só o sangue do Cordeiro garante a nossa vitória. Amém!
terça-feira, 3 de outubro de 2023
TRÊS PROPÓSITOS DA CEIA DO SENHOR.
A Ceia do Senhor é uma das ordenanças dada por Jesus, este ritual faz parte da liturgia do culto e marca o começo de uma nova aliança. Os dois emblemas que são utilizados o pão e o vinho (suco de uva), representam o corpo e o sangue do Senhor Jesus. Este ritual foi instituído e inaugurado por Jesus. Estando Ele reunido com os seus discípulos para comemorarem a Pascoa, Jesus surpreendeu a todos, quebrando o protocolo da ceia pascoal, deixando para trás a antiga aliança e instituindo uma nova aliança no seu sangue. Há um seguimento religioso que ensina sobre a doutrina da transubstanciação, dizendo que, o pão quando apresentado e consagrado para o ato, se transforma no corpo de Cristo, literalmente. Não há respaldo bíblico para esta doutrina, isto é uma heresia. Apenas o pão e o vinho são apresentados e consagrados diante de Deus, e se tornam especiais e exclusivos para os fieis que estão em comunhão com Deus.
1- OLHAR RETROSPECTIVO.
O olhar retrospectivo nos leva de volta ao passado, passado este que nos remete para a cruz de Cristo, onde nós podemos refletir sobre o seu sacrifício expiatório e a sua morte vicária. Um dos propósito da Santa Ceia do Senhor é exatamente este, Jesus disse: Fazei isto em memória de mim (Lc.22.19). Nesta reflexão nós voltamos ao passado para sempre nos lembrarmos do alto preço que Jesus pagou por nós; porém também nos alegramos pelo fato de Ele ter morrido por nossos pecados e ressuscitado ao terceiro dia para garantir a nossa salvação.
2- OLHAR INTROSPECTIVO.
A introspecção ocorre quando começamos a refletir e a olhar para dentro de nós mesmo, e começamos a nos examinar sobre as nossas atitudes e comportamentos. O apóstolo Paulo ao instruir a igreja sobre a celebração da Ceia do Senhor, ele diz que devemos nos examinar e também julgar a nós mesmos. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem. Porque, se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo (1Co.11.28-32). Essa reflexão nos leva a fazer uma checagem geral da nossa vida espiritual diante de Deus, só assim podemos ou não, cearmos com alegria.
3- OLHAR EXPECTATIVO.
O olhar expectativo nos deixa atentos e alerta quanto ao retorno de Jesus. O apóstolo Paulo nos orienta dizendo: Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha (1Co.11.26). Portanto, entendemos que, a Ceia do Senhor tem também como propósito manter viva a esperança dos crentes e anunciar a volta de Jesus. Em quanto o mundo (as pessoas) está na expectativa de viver dias melhores, a igreja de Jesus aguarda com grande expectativa e esperança a volta do Rei.
Maranata! O Rei está voltando. Amém!
segunda-feira, 2 de outubro de 2023
MISSÕES TRANSCULTURAIS.
Missões transculturais significa deixar a nossa cultura, o nosso povo, a nossa nação para transitar em uma outra cultura, com o objetivo de anunciar o evangelho de Jesus Cristo a um povo de línguas, valores, costumes e crenças diferentes. A Missão Transcultural é uma obra de relacionamento, num primeiro momento, com o desconhecido. Isso requer empatia, boa vontade e muito amor de Deus derramado no coração do missionário. Só é possível fazer missões transculturais cheio do Espírito Santo e com o amor de Deus derramado no coração.
MISSÃO.
A palavra “MISSÃO” vem do verbo latim Mito, que significa ENVIAR. Esta palavra no grego é APOSTELLO, de onde se deriva a palavra APÓSTOLO, que tem o mesmo significado em sua essência. No entanto, este termo “MISSÃO/MISSÕES” só chamou a atenção da igreja Cristã a partir do século XVI período este quando a reforma protestante começou a investir na obra da evangelização mundial.
O QUE É MISSÃO?
Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar, tarefa que deve ser feita por alguém por mando de outra pessoa.
Missão também é um conjunto de pessoas que recebem um encargo a cumprir (missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural etc.).
Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé através da pregação do Evangelho de Cristo. O missionário tem a incumbência de pregar a Palavra de Deus e levar sua crença religiosa para diversos lugares, espalhando a palavra do Senhor.
Entre os sinônimos da palavra missão estão: encargo, incumbência, tarefa, compromisso, obrigação, delegação e representação.
TRANSCULTURAL.
A palavra "transcultural" traz a ideia de um missionário transpor as barreiras da cultura de um povo, ou civilização, para apresentar o amor de Deus através da mensagem do Evangelho de Cristo.
TRANS.
No significado etimológico, o prefixo trans é oriundo do latim, significa “além de”, “para além de”, “o outro lado” ou “o lado oposto”. Também pode indicar travessia, deslocamento ou mudança de uma condição para outra.
CULTURA.
A palavra cultura surgiu a partir do latim "colere", que tinha diversas traduções, algumas delas sendo: Habitar, cultivar, proteger e honrar com veneração. Desta maneira, o termo “cultura” também se tornou múltiplo e de difícil esgotamento conceitual.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
PAULO, UM MISSIONÁRIO TRANSCULTURAL.
Que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo. Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavras ou por obras; pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. Mas, agora, vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá passando por vós, irei à Espanha (Romanos. 15.16,18,19,25,28).
Paulo, o apóstolo dos gentios, foi um grande desbravador na obra missionária, um vibrante ganhador de almas, apaixonado por missões. Paulo deixa claro aos crentes de Roma que, o seu propósito era visitá-los e seguir para Espanha. Entretanto, ele sente que suas atividades missionárias nas regiões da Grécia, Macedônia e Ásia Menor, foram completadas. Ele dera início a tarefa evangelística conforme ele mesmo menciona: Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo (15.19). Ele já podia confiar a obra a outros obreiros, a fim de cumprir o desígnio de seu ministério apostólico. Quando partir para Espanha (15.24). Esta expressão revela a sua cosmovisão missionária. A Espanha agora era sua meta, e, para tal, passaria antes por Roma. Nesta epístola Paulo expressa a sua vontade de visitar a igreja de Roma. Esta visita era algo planejado, o seu alvo era estabelecer um ponto de apoio para seu empreendimento missionário. Para isso, Paulo usa esse espaço de sua epístola para informar aos crentes de Roma das diretrizes tomadas para esta viagem missionária. A igreja de Roma, que não tinha Paulo como seu fundador, teria a oportunidade de apoiar e enviar, aquele que foi, sem dúvidas, o maior missionário da história do cristianismo.
A NECESSIDADE DO PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO.
1. DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
Paulo deixa transparecer que, o seu ministério é direcionado pelo Espírito Santo. Ele afirma: Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo (Rm.15.19). Paulo não era um aventureiro em busca de glória humana. Sua vida foi marcada pela entrega total aos outros, afim de leva-los à Cristo. Hoje, muitos querem usar o título de missionário para atrair a atenção do povo para si e se alto promoverem na obra de Deus e em outros seguimentos. Muitos estão abrindo trabalhos missionários para competir, sem visão do Reino de Deus. Porém, é preciso ter convicção e direção do Espírito, caso contrário, será um fracasso.
2. ESTABELECER BASES.
Um dos princípios básicos da implantação de um projeto evangelístico é feito primeiramente com o estabelecimento de uma base missionária, um ponto de apoio. Paulo sabia que que o seu projeto só teria sucesso se a igreja de Roma se tornasse um ponto de apoio para o seu ministério. "Quando partir para a Espanha, irei ter convosco; pois espero que, de passagem, vos verei e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia" (Rm.15.24). Esta expressão, seja encaminhado por vós, significa dizer: Ajuda na jornada, com alimentos, recursos financeiros e meios de viagens. Não se faz missão sem esse tipo de apoio.
3. COBERTURA ESPIRITUAL.
O apóstolo Paulo, ao contrário de muitos que se aventuram na obra missionária, sabia da necessidade de uma "cobertura espiritual". Paulo dizia: "E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus" (Rm.15.30). Paulo via com muita seriedade a obra missionária e por isso rogou que os irmãos lutassem em oração com ele. Missões envolvem muitos conflitos espirituais e muitas lágrimas. Todavia, missões também são marcadas por satisfação espiritual e alegria. Diz o salmo 126. 5,6: Os que semeiam em lágrimas colherão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvidas, com alegria trazendo consigo os seus molhos.
PAULO NA MACEDÔNIA.
E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos! (Atos, 16.9).
Nessa passagem, o Espírito Santo muda a estratégia missionária de Paulo. Paulo experimentou certa frustração, o Espírito Santo o proibiu de pregar na costa oeste da Ásia menor; de modo que o apóstolo e seus companheiros passaram pela região da Frígia e Galácia, onde possivelmente evangelizaram a população local (Atos, 16.6). Rumaram para Mísia, mas o Espírito de Jesus não permitiu que seguissem até Bitinia. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade (Atos, 16.7,8).
Até aqui, o Espírito Santo os havia impedido de pregar, mas agora mostra com clareza para onde haviam de ir. Em Trôade, Paulo recebeu uma direção através de uma visão, na qual Paulo viu um varão da Macedônia que o chamava para ir à Macedônia ajudá-los (Atos, 16.9). Paulo não resistiu ao chamado, mas entendeu que o Espírito Santo estava lhe direcionando para uma grande obra de evangelização na região da Macedônia.
TRÊS REQUISITOS PARA MISSÕES:
VISÃO.
A visão é um requisito necessário para que um missionário seja bem sucedido na obra de evangelização. Esta visão não pode ser humana, ela é espiritual e vem de Deus. Muitas vezes precisamos deixar o Espírito agir e falar por nós. A direção do Espírito Santo é indispensável na obra de missões. Muitos seguem a sua própria visão e direção, o resultado é frustração, fracasso e decepção.
OBEDIÊNCIA.
Obedecer a direção do Espírito Santo é uma questão de fé. Muitas vezes nos parece algo contraditório seguir as orientações do Espírito. A princípio Paulo não entendeu o porque do Espírito Santo lhe impedir que ele pregasse em determinadas regiões, todavia ele obedeceu e procurou seguir as orientações do Espírito. A obediência é fundamental na obra de missão, quem desobedece a direção de Deus e busca seus próprios interesses, está fadado ao fracasso.
DISPOSIÇÃO.
A disposição do missionário é que faz a diferença. Esta disposição implica em ter coragem e fé para enfrentar os obstáculos que sempre irão existir no campo missionário. É preciso entender que, toda a porta que Deus abre sempre vai aparecer os adversários da obra. Paulo teve coragem e determinação diante das adversidades, ele é um exemplo a ser seguido por todos os missionários da era moderna.
BARREIRAS E DESAFIOS NAS MISSÕES TRANSCULTURAIS.
O missionário deve está preparado para enfrentar os desafios e as barreiras complexas que irá enfrentar no campo de missões. As barreiras são diversas na evangelização do mundo e a igreja precisa conhecê-las e preparar-se para realizar sua nobre tarefa.
Vejamos algumas barreiras:
(1) Barreiras geográficas: Nações longínquas, fronteiras com outras nações e distâncias distritais.
(2) Barreias climáticas: Países de clima bastante frio, outros quentes demais, outros com clima temperado.
(3) Barreias culturais: Hábitos, costumes, valores e modos diferentes.
(4) Barreiras econômicas: Diferenças de moedas, comércio e negócios financeiros.
(5) Barreiras linguísticas: As línguas nativas e os dialetos.
(6) Barreiras religiosas: Sincretismo religioso, Fanatismo religioso, ateísmo, Islamismo etc.
Todas estas barreiras os apóstolos enfrentaram. Mas, na força do Espírito Santo, a igreja do primeiro século saiu de Jerusalém e alcançou os confins da terra da sua época. Esse mesmo Espírito está com a igreja do presente século ajudando-a romper todas as barreiras e desafios que se opõe a nobre missão de proclamar o Evangelho de Cristo.
CONCLUSÃO:
Muitos querem fazer de missões uma aventura, outros querem fazer turismo, porém, os verdadeiros missionários estão em busca das almas perdidas, afim de resgatá-las para Cristo.
A igreja de Cristo, precisa ter uma cosmovisão missionária, uma visão do Reino de Deus em sua totalidade. Esta visão deve ser abrangente e amorosa para com todos os povos, tribos, línguas e nações. Amém!
domingo, 1 de outubro de 2023
O CORDEIRO EM TRÊS DIMENSÕES.
O Cordeiro é o símbolo principal nas Escrituras para representar Cristo. No livro de Apocalipse Cristo aparece como um Cordeiro 29 vezes. No capítulo cinco de Apocalipse João viu o Cordeiro que parecia está morto, nele estava as marcas de ter sido morto, isto mostra que Ele ofereceu-se a si mesmo na cruz do Calvário para expiar os pecados da raça humana. Isto significa que a vitória do Cordeiro de Deus provêm da sua morte sacrificial na cruz.
Isaías viu:
O CORDEIRO SENDO HUMILHADO.
Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca (Is.53.7).
João Batista viu:
O CORDEIRO REMOVENDO O PECADO.
No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo.1.29).
Obs.: No Antigo Testamento o pecado era coberto quando o sacrifício de animais era oferecido e aceito por Deus. Na Nova Aliança, o pecado foi removido pelo sacrifício perfeito de Cristo na cruz.
João Evangelista viu:
O CORDEIRO VENCEDOR NO MEIO DO TRONO.
E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto...
E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do torno, e dos animais e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças (Ap.5.6,11,12).
O Cordeiro venceu, e também nos fez vencedores.
Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte (Ap.12.11). Amém!
segunda-feira, 25 de setembro de 2023
ELE VEM!
Eis que Ele vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém (Ap.1.7).
TRÊS ANUNCIOS DA VINDA DE JESUS NO ÚLTIMO CAPÍTULO DE APOCALIPSE.
O propósito do livro de Apocalipse é mostrar a derrota final de Satanás e seus seguidores e proclamar a vitória de Cristo, com a sua volta triunfal para reinar sobre todas as nações e em seguida julgar toda humanidade.
1- Eis que venho em breve! (22.7)
2- Eis que venho em breve! (22.12)
3- Certamente, venho em breve! (22.20).
Paulo exortou a igreja dizendo: Portanto, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice proclamais a morte do Senhor, até que Ele venha (I Co.11.26).
Na última Pascoa de Jesus com seus discípulos, Ele estabeleceu uma Nova Aliança e disse: E vos afirmo que, de agora em diante, não mais tomarei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o novo vinho, convosco, no Reino de meu Pai (Mt.26.29).
A maior alegria dos fiéis é saber que em breve Jesus voltará para levar a sua igreja para reinar com Ele eternamente. Amém!
João termina o livro de Apocalipse com uma oração, dizendo: Amém! Vem, Senhor Jesus!
A expressão grega "Vem Senhor Jesus!", traduz a oração que os cristãos do primeiro século costumavam fazer em aramaico "Marana tha!" (I Co.16.22), palavra que se repetia com expectativa e fervor nas celebrações da Ceia do Senhor. Também nós os cristãos da época atual devemos expressar com fervor e esperança, "Maranata!"
O Senhor Vem!