terça-feira, 9 de abril de 2024

A CONQUISTA DE JEBUS.


O rei e seus soldados marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus que viviam lá. E os jebuseus disseram a Davi: "Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você". Eles acharam que Davi não conseguiria entrar, mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a Cidade de Davi. 

Naquele dia disse Davi: "Quem quiser vencer os jebuseus terá que utilizar a passagem de água para chegar àqueles cegos e aleijados, inimigos de Davi". É por isso que dizem: "Os cegos e aleijados não entrarão no palácio". 

Davi passou a morar na fortaleza e chamou-a Cidade de Davi. Construiu defesas na parte interna da cidade desde o Milo. E ele se tornou cada vez mais poderoso, pois o SENHOR, o Deus dos Exércitos estava com ele. Pouco depois Hirão, rei de Tiro, enviou a Davi uma delegação, que trouxe toras de cedro  e também carpinteiros e pedreiros que construíram um palácio para Davi. Então Davi teve certeza de que o SENHOR o confirmara como rei de Israel e que seu reino estava prosperando por amor de Israel, o seu povo (II Sm.5.6-12). 

A NARRATIVA DA CONQUISTA NO LIVRO DAS CRÔNICAS. 

Davi e todos os israelitas marcharam para Jerusalém, que é Jebus. Os jebuseus, habitantes da cidade, disseram a Davi: "Você não entrará aqui". No entanto, Davi conquistou a fortaleza de Sião, a Cidade de Davi. Naquele dia Davi disse: "O primeiro que atacar os jebuseus se tornará o comandante do exército". Joabe, filho de Zeruia, foi o primeiro e por isso recebeu o camando do exército.

Davi passou a morar na fortaleza e por isso ele foi chamada Cidade de Davi. Ele reconstruiu a cidade ao redor da fortaleza, desde o Milo até os muros ao redor, e Joabe restaurou o restante da cidade. Davi ia se tornando cada vez mais poderoso, pois o SENHOR dos Exércitos estava com ele (I Cr.11.4-9). 

Nenhuma conquista vem fácil. Tudo que vem fácil não tem valor, porém as coisas conquistadas com muita luta, perseverança e dificuldade tem grande valor. 

Davi conquistou a fortaleza de Sião por iniciativa de Joabe, que chegou primeiro, ele buscou um atalho pelo canal de águas que dava acesso rápido a fortaleza dos jebuseus. Joabe e seus homens guerreiros, pegaram os jebuseus de surpresa e os destruíram, conquistando assim a fortaleza de Sião.

Sião é uma das colinas em que se situa Jerusalém. Ali existia anteriormente uma fortaleza dos jebuseus. A colina tornou-se sagrada quando Davi levou para Sião a arca do Concerto. Posteriormente, o nome "Sião" passou a referir-se à cidade de Jerusalém (II Rs.19.21; Sl.48.; Is.1.8).

JERUSALÉM, este termo tem origem em duas palavras: Jebus e Salém. A primeira referência à cidade de Jerusalém é sem dúvida em Gênesis 14.18, onde Melquisedeque é citado como rei de Salém. Na época de Josué, quando os israelitas cruzaram o rio Jordão e entraram na terra prometida de Canaã, a cidade chamava-se "Jebus" (Gn.11.16; 15.21; Js.15.8). 

Os jebuseus continuaram habitando na terra de Canaã deste o tempo de Josué. Josué foi um grande conquistador, porém ficou muitíssima terra ficou para possuir (Js.13.1). A terra dos jebuseus ficava localizada entre as tribos de Judá e Benjamim, deixou de ser capturada durante a conquista de Canaã por Josué e permaneceu até o tempo em que Davi chegou a reinar em todo Israel. O exército de Davi, sob o comando de Joabe, tomou Jebus de assalto, e Davi fez dela a sua capital. 

Depois que Davi fez de Jerusalém a sua capital, esta começou a receber vários nomes, nomes como: Sião (II Sm.5.7); Cidade de Davi (I Rs.2.10); Santa cidade (Ne.11.1); Cidade de Deus (Sl.46.4); Cidade do grande Rei (Sl.48.2); Cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel (Is.60.14); Cidade da verdade (Zc.8.3). Alguns desses nomes são proféticos para a futura cidade de Jerusalém. 

A Sião terrestre foi a grande conquista de Davi; porém, na Nova Aliança, a grande conquista da igreja será chegar a Sião celestial. Amém!   

segunda-feira, 8 de abril de 2024

CRISTO EXALTADO NA CARTA AOS HEBREUS.


Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho (Hb.1.1).

O escritor aos hebreus é enfático ao falar de Cristo, em todos os capítulos o foco principal é Cristo. No primeiro versículo o escritor diz, que no passado, o instrumento principal de Deus para sua revelação foram os profetas, mas agora Ele tem falado, ou se revelado pelo seu Filho Jesus Cristo, que é supremo sobre todas as coisas. A Palavra de Deus falada mediante seu Filho é final. Absolutamente nada, nem os profetas, nem os anjos têm maior autoridade do que Cristo. Ele é o único caminho para a salvação eterna e o único mediador entre Deus e o homem. O escritor aos hebreus confirma a supremacia de Cristo ao enumerar dEle sete grandes revelações.

1- CRISTO - A Voz profética de Deus nestes últimos dias (v.1).

2- CRISTO - Foi constituído herdeiro de tudo (v.2).

3- CRISTO - Assentou-se à destra da Majestade (v.3).

4- CRISTO - Tornou-se mais excelente do que os anjos (v.4).

5- CRISTO - Recebeu um nome mais excelente do que os anjos (v.4).

6- CRISTO - O Primogênito adorado por todos os anjos de Deus (v.5,6).

7- CRISTO - Recebeu do Pai um Trono e um Cetro de equidade que são eterno (v.8). 

Cristo, nome Incomparável.

Cristo, nome Singular.

Cristo, nome Soberano.

Cristo, nome Maravilhoso.

Cristo, nome Doce.

Cristo, nome Adorado.

Cristo, nome Exaltado.

Louvado seja o nome de Cristo, para sempre. Amém! 

sábado, 6 de abril de 2024

TRÊS VERDADES NICODEMOS APRENDEU COM JESUS.


Nicodemos era um admirador de Jesus, certamente ele ouviu ou até mesmo viu Jesus ensinando e operando milagres. Nicodemos era um dos principais dos fariseus, ele era membro do Sinédrio. O Sinédrio era composto por setenta homens, além do sumo-sacerdote, que era o presidente do Sinédrio, entre eles estavam: Sacerdotes, escribas e fariseus. O Sinédrio funcionava como Supremo Tribunal dos Judeus, onde eram julgadas as causas religiosas dos judeus, este era aprovado pelas autoridades romanas. O Talmude identifica duas classes de cortes de rabinos chamadas Sinédrio, o Grande Sinédrio e o Sinédrio Menor. Cada cidade poderia ter seu próprio Sinédrio Menor de 23 juízes, mas poderia haver somente um Grande Sinédrio de 71 juízes, que também funcionava como Suprema Corte, julgando apelações dos casos dos Sinédrios Menores. Todavia no uso corrente, o termo "Sinédrio" costuma referir-se ao Grande Sinédrio. 

POR QUE NICODEMOS FOI FALAR COM JESUS A NOITE?

O texto sagrado não diz nada a respeito desta escolha de Nicodemos ter indo ao encontro de Jesus a noite. Mas podemos imagina ou conjecturar pelo menos duas razões: (1) Por ele ser um mestre, principal entre os fariseus e ser membro do Sinédrio, ele temia ser reconhecido pelo povo e possivelmente perder a sua posição no Sinédrio. (2) Nicodemos pode ter escolhido falar com Jesus a noite, pelo fato de poder encontra-lo a sóis, visto que o seu diálogo com Jesus seria demorado e cheio de perguntas. 

O diálogo entre Jesus e Nicodemos registrado no capítulo três de João, começa no versículo primeiro e termina no versículo 21. Nicodemos não usou de ironia na sua fala nem fez perguntas capciosas, fica subentendido no texto que ele foi humilde e sua intenção era aprender com Jesus, o Mestre dos mestres. Neste diálogo Nicodemos aprendeu sobre de três verdades: (1) O novo nascimento. (2) A vida eterna. (3) A responsabilidade pessoal de escolha e decisão.

1- SOBRE O NOVO NASCIMENTO (Vs.1-13).

2- SOBRE A VIDA ETERNA (Vs.14-16).

3- SOBRE A RESPONSABILIDADE PESSOAL DE DECISÃO (Vs.17-21).

Subentende-se que, depois deste encontro de Nicodemos com Jesus, ele tornou-se um discípulos secreto de Jesus. Por mais duas vezes Nicodemos entra em cena no evangelho de João, Nicodemos aparece defendendo Jesus diante dos principais dos sacerdotes e fariseus (7.45-53). Nicodemos aparece junto com José de Arimatéia ajudando no sepultamento do corpo de Jesus (19.38-42). 

O novo nascimento implica em uma mudança de vida, e isto começa de dentro para fora. Espírito de Deus opera dentro da pessoa de forma sobrenatural sem que ninguém perceba, mas este novo nascimento é percebido pelas atitudes e ações exteriores desta pessoa agora regenerada pelo poder do Espírito. Amém!

quinta-feira, 4 de abril de 2024

QUE OCUPAÇÃO É A TUA?


Então, lhe disseram: Declara-nos tu, agora, por que razão nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca (Jn.1.8,9). 

Jonas foi o profeta fujão que teve a ousadia de tentar se esconder de Deus. O livro de Jonas é um livro especial porque nele podemos perceber mais uma vez, a manifestação da graça de Deus. O livro de Jonas contém quatro capítulos e quarenta e oito versículos. O livro é uma obra-prima com uma narrativa concisa, em prosa; somente a oração em ação de graças está em forma poética. Uma curiosidade é que, o livro começa com o SENHOR dando uma ordem a Jonas; e termina com o SENHOR repreendendo a Jonas e manifestando a sua grande misericórdia. 

QUE OCUPAÇÃO É A TUA?

Esta é a pergunta que não quer calar. Todos nós temos algum tipo de ocupação, é praticamente impossível uma pessoa não estar ocupada com alguma coisa. Na maioria das vezes, a ocupação de uma pessoa determina a sua profissão ou ofício. Para conhecer a identidade e origem de Jonas, os marinheiros lhes fizeram quatro perguntas: Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? Jonas respondeu: Eu sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca (v.8,9). Jonas resumiu a resposta e não respondeu as perguntas por ordem como deveria. Ele deveria responder: (1) Eu exerço o ofício de profeta do SENHOR. (2) Eu venho da nação de Israel. (3) Sou da terra dos hebreus. (4) Eu faço parte do povo de Deus. 

O grande problema é que têm muita gente ocupada em atividades que não deveria estar. No caso de Jonas ele já estava fugindo da sua ocupação de profeta. O pior é quando existe uma multidão de pessoas desocupadas, ociosas, sem fazer nada. Deus quer ver todos ocupados, trabalhando e frutificando. Deus não chama os desocupados, Jesus quando escolheu seus discípulos, Ele não chamou os que estavam desocupados, mas todos estavam ocupados em suas profissões, em plena atividade. Outro problema é quando as pessoas querem se ocupar em alguma atividade e encontra uma placa em letras garrafais: NÃO HÁ VAGAS. O único lugar onde esta frase "NÃO HÁ VAGAS" nunca deve existir é na Seara do SENHOR. Há vagas para todos, mas nem todos querem se ocupar, muito pelo contrário, muitos preferem atrapalhar quem está ocupado, trabalhando na Obra do SENHOR. Portanto, não fique desocupado, faça algo em prol do Reino de Deus. Paulo disse a Timóteo: Medita estas coisas, ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos (I Tm.4.15). Amém!    

sábado, 30 de março de 2024

NENHUMA BELEZA VÍAMOS...


Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 

Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum (Is.53.2,3).

O Cristo não veio à terra com grandeza terrestre, nem com atrativos físicos. O profeta Isaías na sua profecia, nos apresenta um Cristo sofredor, desprovido de atrativos físicos, sem beleza nem formosura, mas um homem comum. Deus sempre contempla mais o caráter, santidade e obediência das pessoas, e não a sua condição financeira, seu status social, nem sua beleza física. A missão de Jesus envolveria muita dor, sofrimento, desprezo, desagrado e pesar por causa dos pecados da humanidade. Todavia, Ele cumpriu a sua missão, pagando o preço do nosso resgate e nos trazendo salvação.

Nenhuma beleza víamos no seu rosto desfigurado.

Nenhuma beleza víamos no seu olhar cansado.

Nenhuma beleza víamos no seu corpo dilacerado.

Nenhuma beleza víamos na coroa de espinhos sobre a sua cabeça.

Nenhuma beleza víamos nos cravos que romperam suas mãos e seus pés.

Nenhuma beleza víamos na lança que o transpassou derramando a sua última gota de sangue.

Nenhuma beleza víamos quando os soldados lançaram sorte sobre a sua túnica.

Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados (Is.53.5). Aleluia! 

Obrigado JESUS!  

sexta-feira, 29 de março de 2024

O BEIJO DA MORTE.

Todos sabem que Judas Iscariotes, um dos 12 discípulos, traiu Jesus em troca de 30 moedas de prata. Muitos que leram a Bíblia devem se lembrar que a traição foi acompanhada de um beijo, com o qual ele teria identificado Jesus aos seus algozes. Mas o que poucos sabem é que o beijo de Judas pode ser a origem para o famoso “beijo da morte” da máfia italiana.⠀

O “beijo da morte” seria uma prática da máfia, onde uma pessoa recebe um beijo na boca como mensagem de que o chefe da organização decidiu pela sua morte. Embora não haja provas absolutas de que este costume exista ou tenha existido, ele é bastante aceito como verdadeiro, e tanto o cinema como a televisão foram responsáveis ​​pela sua popularização, desde "O Poderoso Chefão" até "Os Simpsons".⠀

Ao longo da história, várias origens possíveis foram apontadas para o “beijo da morte”, incluindo uma antiga tradição esotérica conhecida como Mors Osculi. Mas a mais aceita de todas, tendo em conta as profundas raízes cristãs da Itália, é que o beijo da máfia provém do beijo que Judas deu para entregar Cristo, que, no dia seguinte, morreu na cruz.⠀

Fonte: History Páscoa Fatos Curiosos.

Mas graças a Deus, Jesus venceu a Morte e ressuscitou ao terceiro Dia, estando agora assentado a destra de Deus Pai. Aleluia!

quarta-feira, 27 de março de 2024

NÃO É COMPETIÇÃO É COOPERAÇÃO.

 

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros (Fp.2.3,4). 

A contenda, a vanglória e a soberba são o lado oposto da humildade. A recomendação de Paulo para igreja de Filipos é para que os irmãos vivam unidos, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, e sintam uma mesma coisa (v.2). Devido ao egocentrismo humano, o mundo não valoriza a humildade e a modesta. Quando uma pessoa confia no seu próprio mérito e se acha superior a todos, passa a desprezar os seus companheiros e os têm como competidor. Mas a recomendação é: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade." 

Um dos grande problema que temos na obra do Senhor é exatamente este espírito de competição no meio do povo de Deus. Infelizmente, muitos crentes, obreiros e líderes em geral, vivem competindo entre si, quando na verdade somos chamados para um só propósito, fazer a obra de Deus. Muitos não se garante na obra do Senhor, são inseguros, não tem convicção da sua chamada, e vêm os seus companheiros como uma ameaça ao seu ministério. A obra é de Deus, e a unção que está dentro ninguém tira; é só obedecer ao Senhor, seguir a direção do Espírito e fazer a obra com humildade. Competir na obra do Senhor é sinal de insegurança e fraqueza. A palavra de ordem é cooperar e não competir. Não faça para competir, faça para glória de Deus. Na Seara do Senhor há lugar para todos, todos nós fomos chamados para sermos cooperadores e não competidores. Devemos sempre repetir com Salomão: "O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade (Pv.15.33) e aprender com o Mestre, que diz: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração" (Mt.11.29). Amém!