segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

AS TRÊS ROCHAS DA NOSSA VITÓRIA

Ouvindo pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus. Pelo que disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. Então, tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao SENHOR; e clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe deu ouvidos. E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram a peleja contra Israel; e trovejou o SENHOR aquele dia com grande trovoada sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram  derrotados diante dos filhos de Israel. E os homens de Israel saíram de Mispa, e perseguiram os filisteus, e os feriram até abaixo de Bete-Car. Então, tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR (I Samuel, 7.7-12).

1. EBENÉZER (rocha de ajuda).

Depois de um período de tempo sem Arca do SENHOR, a nação de Israel se humilhou, e Deus feriu os filisteus com pragas de doenças e muitos foram mortos. Quando eles perceberam que a mão de Deus estava contra eles, tendo derrubado o seu deus Dagon no seu próprio templo, pois os filisteus colocaram a Arca de Deus no templo de Dagon; eles se apressaram em devolver a Arca do SENHOR para Israel.
Tendo os filhos de Israel feito concerto com Deus e renovado a aliança, estando todos alegres por Arca do SENHOR está de volta, estando eles reunidos na cidade de Mispa, os filisteus voltam a atacar mais uma vez. Porém Samuel, o profeta de Deus, clamou e ofereceu sacrifício a Deus, e Deus agiu a favor de Israel com uma grande trovoada de pedras sobre os filisteus e a nação de Israel foi vitoriosa. Samuel tomou uma pedra como marco e pôs entre duas cidades, Mispa e Sem, e chamou o nome daquela pedra de Ebenézer, que significa rocha de ajuda, e depois disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. Muitas vezes é preciso o inimigo se levantar, se o inimigo não se levanta, não tem graça, é preciso que venham, é preciso que haja oposições, é normal que os inimigos se levantem e venham contra. Sendo assim nós vamos clamar a Deus, e Ele vai agir a nosso favor, e nos mostrar mais uma vez que Ele peleja por nós.

2. SELA-HAMALECOTE (rocha da fuga).

Deus sempre tem uma saída, uma fuga, um escape, para nos livrar do inimigo, do perigo e de muitas situações adversas, Ele vai nos socorrer para nos dá vitória. Quando Saul perseguia Daví no deserto de Zife, Deus deu estratégia a Daví para se livrar de Saul e do seu exército que estavam a sua procura para o matar. Daví, porém fugiu para o deserto de Maom e ficou sobre uma rocha, e e vieram os filisteus contra Saul, quando ele e os seus homens já estavam prestes a encontrar Daví, ouvindo Saul a notícia que os filisteus estavam invadindo o seu arraial, deixou de perseguir a Daví e foi guerrear contra os filisteus. Diz a bíblia: Por esta razão aquele lugar se chamou Sela- Hamalecote, que significa, rocha de fuga (1Sm.23.14-29). Não temas, Deus tem uma saída para o teu problema ele vai agir a teu favor e vai confundir o teu inimigo, e se for preciso morre gente, se muda gente, se converte gente, mas a vitória é tua, em nome de Jesus. Amém!

3. JESUS CRISTO (a Rocha singular).

Moisés disse: Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita.
Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o SENHOR os não entregará? Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso (Dt.32.4,30,31).
Ana disse: Rocha alguma há como nosso Deus (1Sm.2.2).
Cristo é a Rocha perfeita, singular e de grande valor. Ele é a Pedra única de esquina, pelo fato de ser a Rocha principal que trouxe salvação tanto para os judeus como para os gentios (Sl.118.22). Ele é a Rocha firme e consistente, por isso a igreja está firmada Nele. A rocha serve de base de sustentação para que o alicerce de uma construção seja firme e sólido. Jesus nos fala de dois homens que edificaram uma casa; um edificou sua casa sobre a areia e o outro sobre a rocha. O que edificou sobre a areia teve prejuízo, porque vieram as águas, os ventos e as tempestades; e derrubou a sua casa. Mas, o que edificou sobre a rocha, sua casa se manteve firme diante das intempéries da natureza. É assim aquele que firma a sua fé na Rocha que é Cristo, ele fica firme diante das adversidades da vida. A sua estrutura espiritual não se abala, porque está firmada em Deus (Mt.7.24-27). Cristo é a nossa rocha perfeita, completa e única. A nossa vitória é certa, porque estamos firmados na Rocha singular, que é Cristo. 

CONCLUSÃO:
Sendo assim nós podemos repetir juntos com o apóstolo Paulo, que diz: Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1Co.15.57). Amém!
Ebenézer! Até aqui nos ajudou o SENHOR.
Deus vai te ajudar, a vitória é nossa pelo em nome Jesus! Ele é a nossa Rocha perfeita.

sábado, 6 de dezembro de 2014

JESUS NOS QUATRO EVANGELHOS.

Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, e uma grande nuvem, com um fogo a revolver-se, e um resplendor ao redor dela, no meio de uma coisa como cor de âmbar, que saía dentre o fogo. E, do meio dela, saía a semelhança de quatro animais; e esta era a sua aparência: Tinha a semelhança de um homem. E a semelhança do seu rosto era o rosto de homem; e, à mão direita, todos os quatro tinham rosto de leão, e, à mão esquerda, todos os quatro tinham rosto de boi, e também rosto de águia, todos os quatro (Ez.1.4,5,10).

O profeta Ezequiel viu a Glória de Deus sobre um carro. E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um homem, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia. Tais rodas, que iam da terra ao céu, representam os quatro evangelhos, cujas verdades são acessíveis até mesmo às pessoas mais simples (ao nível da terra), e, a mesma verdade, girando a roda, alcança o alto dos céus, isto é, pode ser entendida em sentido muito elevado e espiritual.

Jesus é o tema central da bíblia, Ele aparece em todos os livros da bíblia através de símbolos, tipos e figuras. Nos quatro Evangelhos Ele é apresentado de forma diferente. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como Evangelhos Sinóticos, por terem uma visão conjunta sobre os fatos ocorridos e conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e utilizando até as mesmas palavras. O Evangelho de João é considerado ímpar em seus relatos, visto que o seu escritor tinha grande intimidade com Jesus. Jesus é apresentado nos quatro Evangelhos com títulos e propósitos diferentes.

QUEM É JESUS NOS QUATRO EVANGELHO?

1. MATEUS.

No Evangelho de Mateus Jesus é apresentado como Rei, o rosto de Leão da visão do profeta Ezequiel.
Leão. Ele é conhecido como o Rei dos animais, sua imagem é normalmente associada ao poder, à justiça, à realeza e à força. Dentre vários símbolos usados para descrever a grandiosidade da pessoa de Cristo, o Novo Testamento refere-se a Ele como “o Leão da Tribo de Judá” em clara referência a ele como o Messias e Campeão prometido que viria da tribo de Judá (Ap.5.5).

Mateus, conhecido também como Leví, era um judeu coletor de impostos, que se tornou um dos discípulos de Jesus. O Evangelho de Mateus estabelece uma relação entre o Antigo e o Novo Testamento, por causa da ênfase que dá ao cumprimento das profecias messiânicas. Mateus escreveu o Evangelho que tem o seu nome por volta do ano 60-65 d.C., afim de provar para os judeus que Jesus era o Messias e dar-lhes explicações a respeito do reino de Deus, apresentando Jesus como Rei. Mateus inicia seu Evangelho com uma genealogia de Jesus para provar que Ele descende tanto de Daví como de Abraão. Ele faz questão de mostrar os ascendentes de Jesus, para provar que Ele era o Messias, o Rei prometido.  

2. MARCOS.

No Evangelho de Marcos Jesus é apresentado como servo, que simboliza o boi da visão de Ezequiel. O versículo chave do livro de Marcos é: Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (10.45).
Boi. O boi é o símbolo do servo que trabalha incessantemente, sem reclamar, sem contestar. Jesus disse que não veio a este mundo para ser servido e sim para servir aos homens. Se o mestre serviu, quanto mais nós, devemos seguir seu exemplo.
Marcos, conhecido também como João Marcos. Ele não foi um dos doze apóstolos, mas acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária (At.13.13). O Evangelho de Marcos foi provavelmente, o primeiro a ser escrito, ele data entre 55 e 65 d.C. Marcos escreve para os romanos, ele apresenta Jesus como servo para contrariar a ideia dos romanos que apreciavam a força militar e a guerra. Marcos omitiu o nascimento de Jesus em seu Evangelho, visto que para os servos não era dada essa importância. No Evangelho de Marcos os acontecimentos são contados rapidamente e expressam muita ação, caminhando em direção a um clímax, visto que os romanos gostavam mais de ação do que ouvir discursos. Enfim, Marcos nos mostrou Jesus em ação, servindo, ensinando, sacrificando-se e salvando vidas! Ele é o Servo por excelência, Ele entrou na história como um servo. Esta é a mensagem que Marcos escreveu.  

3. LUCAS.

No Evangelho de Lucas Jesus é apresentado como o homem perfeito, que está simbolizado na visão do animal visto por Ezequiel que tinha a semelhança do rosto de homem (Ez.1.10).
Homem. Jesus nunca negou seu lado humano. Ele deixou a sua glória e encarnou como homem. E como homem padeceu e foi tentado em todas as coisas, porém venceu a todas elas sem pecar.
Lucas era médico, grego de nascimento, um cristão gentio. Ele é o único escritor gentio conhecido no Novo Testamento. Lucas era um companheiro e amigo intimo de Paulo (Cl.4.14-2Tm.4.11). Ele também escreveu o livro de Atos, nos quais percebemos uma harmonia. O Evangelho de Lucas foi escrito por volta do ano 60 d.C. O versículo chave: E disse Jesus: Hoje veio salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (19.9,10). Lucas afirmou a Divindade de Jesus, mas a verdadeira ênfase do seu livro está na humanidade dEle. Jesus o Filho de Deus, era também o filho do homem. Em sua essência e natureza, Jesus era cem por cento homem e cem por cento Deus, e isto é um grande mistério. Visto que os gregos buscavam a sabedoria e a perfeição, Lucas sendo grego procurou ser detalhista em seus relatos, mostrando todo o seu belo estilo literário e apresentando Jesus como o homem perfeito e completo. 
Corroborando com o Evangelho de Lucas, o apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses, diz: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Fp.2.5-11).

4. JOÃO.

No Evangelho de João Jesus é apresentado como Filho de Deus, esta representação está simbolizada na visão do profeta Ezequiel, quando descreve um animal que tinha o rosto de águia (Ez.1.10).
Águia. É conhecida como rainha das aves, é uma das mais fortes e corajosas aves de rapina. Ela aparece como símbolo da ressurreição e o triunfo de Cristo. Ela representa o olhar penetrante, que vê longe, é superior em inteligência. Jesus nos via sendo salvos. A águia é o símbolo da visão de Deus.
João era filho de Zebedeu e irmão de Tiago, ele escreveu aos novos cristãos e não cristãos, provavelmente entre 85 a 90 d.C. Escrito depois da destruição de Jerusalém, em 70 d.C., e antes do exílio de João na ilha de Patmos. João por apresentar Jesus como Filho de Deus, não faz menção em seu Evangelho sobre o seu nascimento. João revelou a identidade de Jesus nas primeiras palavras de seu Evangelho: "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus (1.1,2). O restante do livro prossegue desenvolvendo esse tema. João foi testemunha ocular de muitos milagres operados por Jesus e provou em seus relatos a natureza Divina de Jesus. Finalmente, João termina a sua narrativa acerca de Jesus, dizendo: Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (20.30,31) Amém!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ASAFE, UM CRENTE QUE QUESTIONOU A DEUS.

Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios (Salmos, 73.1-3).

Asafe, é um nome de origem hebraica, que surgiu a partir do nome Asaph, que significa "Deus se apoderou". Algumas fontes também referem que o nome Asafe pode significar "Deus ajuntou para si mesmo". Pertencia a classe dos levitas, era músico, regente do coro e compositor. Ao compor este salmo, ele faz uma auto critica, ao comparar a sua vida cotidiana com a vida prospera dos ímpios. Asafe fica deprimido e questiona a Deus sobre o por que os ímpios muitas vezes prosperam, ao passo que os fiéis sofrem tanto? O salmista vacilou em suas convicções de fé, e quase se desviou da Verdade. Ele diz que quando pensava em compreender isto, ficou perturbado. Porém a sua fé foi renovada quando ele entrou na santuário de Deus; entrando ele no santuário, o Espírito do SENHOR, lhe revelou e lhe fez entender o fim dos ímpios, daqueles que tem uma aparente prosperidade. Assim como Asafe, Jó também questionou a Deus sobre esta aparente contradição entre o ímpio e o justo (Jó,capítulo 21). Todavia ele também percebeu que os ímpios estão em lugares escorregadios e que o seu fim é terrível. Para nós os crente da atualidade, a palavra de Deus nos recomenda: Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do SENHOR todo o dia. Porque deveras há um fim bom; não será malograda (fracassada, frustrada) a tua esperança (Provérbios, 23.17,18).

COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR DIANTE DA FALSA PROSPERIDADE DOS ÍMPIOS?

- Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura. Confia no SENHOR e faz o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração (Sl.37.1-4).

- Não temas quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece. Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará. Ainda que na vida ele bendisse a sua alma, e os homens o louvem quando faz o bem a si mesmo, irá para a geração dos seus pais; eles nunca verão a luz. O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem. Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá (Sl.49.16-20,15).

- Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles, porque o seu coração medita em violência, e os seus lábios falam maliciosamente (Pv.24.1,2).
Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do SENHOR todo o dia. Porque deveras há um fim bom; não será malograda (fracassada, frustrada) a tua esperança (Pv.23.17,18).

Depois que Asafe entendeu a soberana vontade de Deus na sua vida, ele pode declarar: A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti. Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as suas obras (Sl.73.25,27,28).

CONCLUSÃO:
Entendemos que, a prosperidade quando vem de Deus se constitui uma bênção e não traz perturbação. Devemos sim, vivermos uma vida prospera e desfrutarmos de tudo de bom que a vida nos oferece. Porém o sábio Salomão inspirado pelo Espírito Santo, nos aconselha dizendo: No dia da prosperidade, goza do bem, mas, no dia da adversidade, considera; porque Deus fez este em oposição àquele, para que o homem nada ache que tenha de vir depois dele (Ec.7.14). O salmista roga a Deus por prosperidade: Rogamos a ti, ó SENHOR, salva-nos e faz-nos prosperar (Sl.118.25). O crente ter riquezas e muito dinheiro não é pecado nem errado, mas, colocar o coração nas riquezas e deixa-se dominar pelo dinheiro, se constitui pecado. Disse o rei Daví no seu salmo: Não confieis na opressão, nem vos desvaneçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi; que o poder pertence a Deus (Sl.62.10,11). A maior riqueza e tesouro do crente está em Jesus, pois Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Cl.2.3). Amém!

sábado, 29 de novembro de 2014

AS TRÊS GRANDES PORTAS QUE JESUS NOS ABRIU.

E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Daví, o que abre, e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre. Eu sei as tuas obras, eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar, tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome (Ap.3.7,8).

Na antiga Aliança havia muitas portas fechadas, algumas pessoas eram privilegiadas e a maioria não tinham direito de desfrutar dos benefícios de Deus. Mas, com a vinda de Jesus as coisas começaram a mudar. Jesus veio para derrubar as barreiras de separação e através do seu sacrifício expiatório ligar o homem a Deus e abrir todas as portas que estavam fechadas.

1. A PORTA DO PERDÃO.  

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados (Mateus, 26.26-28).
Jesus estava reunido com os seus discípulos em um cenáculo (uma grande sala), eles estavam comemorando a festa da páscoa. A páscoa era comemorada com uma refeição, diz o texto: Enquanto comiam... Neste momento Jesus surpreende os seus discípulos e quebrou o ritual da páscoa. Ele pega o pão abençoa, parte, e dá aos discípulos, e diz: Comam, isto é o meu corpo. Em seguida ele pega um cálice com vinho, dá graças, e diz: Bebam dele todos porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento que é derramado por muitos para remissão dos pecados. A partir dessa declaração de Jesus, começa um novo testamento (pacto, acordo,aliança). O pão simbolizando o corpo de Jesus e o vinho o sangue, significa dizer que, com a morte de Jesus, sendo dilacerado o seu corpo e derramado o seu sangue, Deus Pai aceita o sacrifício completo e perfeito, e libera perdão para todos que se aproximam e buscam Dele o perdão. O apóstolo Paulo nos diz: E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com Ele, perdoando-vos todas as ofensas. e cancelou a escrita de divida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz (Colossenses, 2.13,14).
Graças a Deus, que por intermédio do seu Filho Jesus, esta grande porta nos foi aberta.

2. A PORTA DA COMUNHÃO.

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus (Hebreus, 10.19-21).
Na antiga aliança só os sacerdotes tinham acesso ao santuário, a porta da comunhão e comunicação com Deus era restrita aos sacerdotes. Havia uma cortina (véu), que separava o lugar santo do santíssimo. No lugar santo entrava os sacerdotes, e no lugar santíssimo apenas o sumo sacerdote, uma vez por ano. Os da nação de Israel ficavam no pátio, e os gentios (outras nações) ficavam de fora, não participavam das bênçãos de Deus. Porém, vindo Jesus, o nosso sumo sacerdote, ofereceu a Deus Pai um único sacrifício e nos abriu esta grande porta que nos dá acesso direto ao trono da graça. Com a morte de Jesus o véu do templo foi rasgado, dando agora direito a todos a terem acesso direto a Deus. Diz o texto sagrado: E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo foi rasgado em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras (Mt.27.50,51). Glória a Deus, porque a porta da comunhão e comunicação com Deus está aberta.

3. A PORTA DA SALVAÇÃO.

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens (João, 10.9).
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas sem pastor, e estávamos condenados ao inferno; se não fosse o grande amor de Deus, em ter enviado seu filho Jesus Cristo, para morrer pelos nossos pecados e nos abrir a grande porta da salvação, todos nós estaríamos perdidos para sempre, pois não haveria salvação. Mas, graças a Deus que através de Jesus, nos abriu esta grande porta. Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo, que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João, 5.24). E disse mais: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos (João, 10.27,28). A porta da salvação está aberta e ninguém a pode fechar, porque foi o SENHOR quem abriu e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. Amém!

domingo, 23 de novembro de 2014

JESUS NA FESTA.

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali. Jesus e seus discípulos também foram convidados. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus lhe disse: “Mulher, em que essa tua preocupação tem a ver comigo? Ainda não é chegada a minha hora”. Sua mãe disse aos serviçais: “Seja o que for que Ele vos pedir, fazei”. Estavam ali seis jarros de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada um levava duas ou três metretas. Jesus disse aos serviçais: “Enchei os jarros com água”. E os encheram até à borda. Então lhes disse: “Tirai agora, um pouco, e levai ao mestre-sala”. Eles assim o fizeram. Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho, não sabendo donde viera, embora o soubessem os serviçais que tiraram a água, chamou o noivo e lhe disse: “Todo homem serve primeiro o bom vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; tu, entretanto, guardaste o bom vinho até agora”. Com esse, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele (Jo.2.1-11).

Jesus é Deus, Deus é festivo e alegre, Ele gosta de festa. Na antiga Aliança Deus ordenou a Moisés que estabelecesse festas para comemorar as vitórias alcançadas e relembrar os grandes benefícios feitos por Ele e rende-lhe graças. Nesta ocasião Jesus é convidado para uma festa de casamento. Jesus nunca foi anti social Ele sempre participava das festas e estava envolvido com a sociedade. Em outra ocasião Jesus estava na festa dos tabernáculos e os príncipes dos judeus procuravam prendê-lo. Diz o texto sagrado: E no último dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre ( João, 7.37,38).  

CINCO PASSOS PARA ACONTECER O MILAGRE. 

1. CONVIDAR JESUS PARA FESTA.

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas (Jo.2.1,2).
Quando nós priorizamos Jesus e o convidamos para nossa festa, as coisas tende a dá certo. Ter Jesus na nossa festa é sinal que tudo vai ocorre bem, mesmo se acontecer alguma dificuldade.

2. COMUNICAR AS NECESSIDADES A JESUS.

E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não tem mais vinho"(vers.3).
Naquela época o vinho era o aperitivo principal numa festa de casamento, se faltasse vinho o dono da festa ficava em desespero, e a festa praticamente acabava. Mas Jesus sendo comunicado acerca do ocorrido, se preocupou e operou um milagre. Muitas vezes se faz necessário comunicarmos nossas necessidades a Jesus, Ele é o Deus da providência, e vai agir a nosso favor.

3. OUVIR AS ORIENTAÇÕES DE JESUS.

Sua mão disse aos empregados: Fazei tudo quanto ele vos disser. Disse Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima (vers.5,7).
Quando andamos na direção de Deus e ouvimos as suas orientações, as coisas tende a dá certo. É impossível as coisas darem certas sem Jesus. Ele mesmo disse: Porque sem mim nada podereis fazer (Jo.15.5). Quando estamos com Jesus e seguimos as sua orientações, teremos uma vida vitoriosa.

4. OBEDECER AS ORDENS DE JESUS.

Disse-lhes Jesus: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram (vers.8).
Obedecer a Jesus é o principais requisitos para acontecer o milagre. Na medida em que eles obedeceram, o milagre começou a acontecer. No caminho, enquanto eles caminhavam em direção ao mestre-sala, o milagre aconteceu. Quando o mestre-sala provou já não era mais água, era vinho de primeira qualidade. Deus só nos dá o melhor, e o seu milagre é perfeito. Aleluia!

5. CRER EM JESUS. 

Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele (vers.11).
Onde há fé, Deus opera. Jesus deixou de operar muitos milagres por não crerem nele. A fé em Jesus é essencial para acontecer o milagre. Ele disse: Tudo é possível ao que crer (Mc.9.23). Se creres, verás a glória de Deus (Jo.11.40). Disse o anjo Gabriel a Maria: Porque para Deus nada é impossível (Lc.1.37). Acredite, Deus vai operara um milagre em sua vida, assim como Ele transformou água em vinho, Ele vai fazer uma transformação na sua vida, e a sua história vai mudar. Deus é providência, Ele conhece as tuas necessidades e poderá supri-las, basta você crer. Amém!

* Jesus estando na festa o milagre acontece e a alegria nunca se acaba * 
 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AS TRÊS CRUZES.

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre. E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo. E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS. E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lucas, 23.33-43).

A morte de cruz era a pior desonra, o pior castigo reservado para os piores criminosos, a morte mais humilhante e cruel. A cruz da esquerda nos fala sobre a resposta dada por um homem, um assassino. Ele ouviu as palavras de amor e perdão proferidas por Jesus. Mas ao invés de arrepende-se, bradou com amargura: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós! Na cruz da direita havia outro ladrão, um assassino também. Mas esse homem creu em Jesus, arrependeu-se e buscou o perdão de Deus. Na agonia profunda ele exclamou: "Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino". Foi o seu apelo desesperador, antes do seu último suspiro. Ele ouviu a meiga e doce voz de JESUS:  "Hoje estarás comigo no Paraíso". E finalmente, na cruz central estava O SENHOR JESUS CRISTO. O Amor incondicional, o Autor da vida, a Fonte do perdão, o doador da vida eterna. O Filho unigênito do Pai, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Insultado e desprezado, mas não abriu a sua boca; há não ser para perdoar os seus algozes: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". 

* A CRUZ DO IMPENITENTE.

O impenitente é aquele que é intransigente, obstinado, teimoso e persiste no erro. O impenitente é relutante, ele não se dobra, não se humilha e nem busca o perdão de Deus. Este homem estava pagando pelos seus erros, ele era um malfeitor, porém, mesmo assim ele não buscou o perdão de Deus, antes blasfemou e se exaltou dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Deus é a fonte inesgotável de perdão para todos os que se humilham e lhe buscam. Este impenitente teve a oportunidade de salva-se, mas ele não arrependeu-se, ficou sem o perdão de Jesus e teve também uma condenação eterna. A palavra de Deus nos diz: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas os que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv.28.13).

* A CRUZ DO PENITENTE.

O penitente é aquele que busca o perdão de Deus e que depende da sua misericórdia. Ele reconhece seus erros e procura se humilhar diante de Deus. Estando ele na cruz, pagando pelos seus delitos e pecados, reconheceu que estava errado e replicou ao que o outro falou, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. O seu temor a Deus, e o  reconhecimento dos seus erros, tocou o coração de Jesus. Ele também reconheceu o Senhorio de Cristo, quando disse: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Automaticamente Jesus lhe concedeu perdão e lhe garantiu a sua entrada no Paraíso. Bendito são os penitentes que buscam o perdão de Deus, eles serão perdoados e entrarão no Paraíso de Deus. Amém!

* A CRUZ DO SALVADOR.

Na cruz do meio estava Jesus, o Salvador crucificado. Ele foi contado com os malfeitores, Ele foi feito maldição por causa dos nossos pecados. Estando Ele na cruz, sendo ridicularizado e desprezado, mesmo assim, Ele liberou perdão, diz a bíblia que: Quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre. E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo. E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS. Mas a cruz não conseguiu vencer o autor da nossa vida, Ele ressuscitou e vive outra vez, Ele estar vivo para sempre. Ele é o nosso intercessor, o nosso Advogado, Senhor e Salvador. Aleluia!

sábado, 15 de novembro de 2014

SANTA CEIA DO SENHOR.

Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei; que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomei, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós, fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem. Porque, se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo (1Co.11.23-32).

A Santa Ceia do Senhor é uma das ordenanças dada por Jesus, este ritual faz parte da liturgia do culto e marca o começo de uma nova aliança. Os dois emblemas que são utilizados o pão e o vinho (suco de uva), representam o corpo e o sangue do Senhor Jesus. Este ritual foi instituído e inaugurado por Jesus. Estando Ele reunido com os seus discípulos para comemorarem a Pascoa, Jesus surpreendeu a todos, quebrando o protocolo da ceia pascoal, deixando para trás a antiga aliança e instituindo uma nova aliança no seu sangue. Há um seguimento religioso que ensina sobre a doutrina da transubstanciação, dizendo que, o pão quando apresentado e consagrado para o ato, se transforma no corpo de Cristo, literalmente. Não há respaldo bíblico para esta doutrina, isto é uma heresia. Apenas o pão e o vinho são apresentados e consagrados diante de Deus, e se tornam especiais e exclusivos para os fieis que estão em comunhão com Deus.

A CEIA DO SENHOR NOS LEVA A TRÊS TIPOS DE REFLEXÕES:

Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com bom coração o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça (Ec.9.7,8).
O sábio Salomão, mil anos antes de Cristo vir e nascer da virgem, ele já profetizava acerca da Ceia do Senhor. Na Santa Ceia do Senhor, nós comemoramos a morte e a ressurreição de JESUS; e isto deve ser feito com alegria, pois representa a nossa vitória. Devemos fazer festa, Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação.

1. INTROSPECTIVA.

A introspecção ocorre quando começamos a refletir e a olhar para dentro de nós mesmo, e começamos a nos examinar sobre as nossas atitudes e comportamentos. O apóstolo Paulo ao instruir a igreja sobre a celebração da Ceia do Senhor, ele diz que devemos nos examinar e também julgar a nós mesmos. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem. Porque, se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo (1Co.11.28-32). Essa reflexão nos leva a fazer uma checagem geral da nossa vida espiritual diante de Deus, só assim podemos ou não, cearmos com alegria.

2. RETROSPECTIVA.

A retrospectiva nos leva de volta ao passado, passado este que nos remete para a cruz de Cristo, onde nós podemos refletir sobre o seu sacrifício expiatório e a sua morte vicária. Um dos propósito da Santa Ceia do Senhor é exatamente este, Jesus disse: Fazei isto em memória de mim (Lc.22.19). Nesta reflexão nós voltamos ao passado para sempre nos lembrarmos do alto preço que Jesus pagou por nós; porém também nos alegramos pelo fato de Ele ter morrido por nossos pecados e ressuscitado ao terceiro dia para garantir a nossa salvação.

3. EXPECTATIVA. 

A expectativa nos deixa atentos e alerta quanto ao retorno de Jesus. O apóstolo Paulo nos orienta dizendo: Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha (1Co.11.26). Portanto entendemos que, a Ceia do Senhor tem também como propósito manter viva a esperança dos crentes e anunciar a volta de Jesus. Em quanto o mundo (as pessoas) está na expectativa de viver dias melhores, a igreja de Jesus aguarda com grande expectativa e esperança a volta do Rei, JESUS. Aleluia! Maranata! O Rei está voltando. Amém!